Pplware

Teclados mecânicos: Como saber qual se adequa a si?

Está a pensar comprar um teclado mecânico e está confuso com as inúmeras ofertas? Não desespere, nós vamos ajudar a fazer a escolha acertada.

Hoje em dia, quando ouvimos falar sobre teclados mecânicos, associamos de imediato ao seu barulho e ao elevado preço. Vamos conhecer o tipo de switches existentes.


A experiência com um teclado mecânico pode ser bastante recompensadora, visto que a força de atuação necessária e a distância que a tecla (keycap) precisa de percorrer para o acionamento são bastante baixos. Tal modo de funcionamento torna as tarefas de escrita e sessões de jogo extremamente agradáveis.

Teclado Mecânico… o que comprar?

Na hora da compra de um teclado mecânico, um ponto que devemos ter em consideração é qual dos switches se encontra presente no teclado. Embora existam algumas fabricantes de switches mecânicos, neste artigo iremos falar da mais conhecida empresa Cherry, sediada na Alemanha e responsável pelos Cherry MX e pela maior fatia do mercado. Este switches atingiram um nível de popularidade tão alto que marcas como Gateron e Outemu começaram a seguir os passos da famosa fabricante alemã.

A Cherry possui uma vasta gama com o objetivo de atender a todos os tipos de utilizadores e esta divide-se em três categorias: lineares, táteis e táteis audíveis.

Switch Lineares

Estes têm o funcionamento mais simples de todos. Ao ser pressionada a tecla, faz um movimento linear até ao fundo e de seguida volta para a sua posição inicial. Sem transmitir qualquer “feedback” ao utilizador para informar se a tecla foi acionada ou não. Nesta categoria estão incluídos o Cherry MX Red e o Cherry MX Black.

Cherry MX Red

O Cherry MX Red é um switch bastante recente, este necessita de uma baixa força de atuação o que faz dele ótimo para jogos de FPS, mas nem tanto para jogos MOBA, como Dota 2, uma vez que não possui nenhum indicador de ativação, fazendo com que seja fácil dar “missclicks”.

Características:

Cherry MX Black

O Cherry MX Black foi desenvolvido em 1984, a única diferença relativamente ao Cherry MX Red é a necessidade de uma maior força de atuação, o que o torna o switch mais “pesado” e devido a este fator torna se mais difícil dar “missclicks”.

Fazendo dele uma ótima escolha, tanto para FPS como para jogos do género MOBA, como League of Legends. Contudo, no momento de escrita vai sentir dificuldades devido a sua força de atuação.

Características: 

Cherry MX Silent

O Cherry MX Silent é o upgrade das duas versões MX Red e Black desta categoria, sendo eles denominados Cherry MX Red Silent e Cherry MX Black Silent, a vantagem deste switch é possuir um sistema patenteado pela fabricante alemã, que consiste num mecanismo que tem como propósito a redução do barulho emitido.

Características:  

Cherry MX Speed Silver

O Cherry MX Speed Silver é o mais novo membro a integrar a gama, é uma versão abreviada do Cherry MX Red, em que a distância de ativação passa dos 2mm para os 1,2 mm e com uma distância total de 3,4mm em vez dos 4mm comparativamente ao irmão. Ideal para quem gosta de uma resposta rápida e precisão.

Características:  

Switch táteis

Cherry MX Brown

O Cherry MX Brown é idêntico à versão MX Red, é uma opção ideal para quem está a entrar no mundo dos teclados mecânicos, certamente não o irá desiludir. Esta opção é ótima tanto para escrita como para gaming.

Características: 

Switch Táteis Audíveis

Cherry MX Blue

O Cherry MX Blue trata-se de um switch com uma força de atuação levemente superior à do Cherry MX Brown e Red. Apesar do MX Blue necessitar uma força de atuação, é extremamente agradável para longas sessões de escrita e emite um barulho satisfatório para algumas pessoas. Este switch é também conhecido por ter o mecanismo mais complexo da gama Cherry MX, o que faz com que a probabilidade de apresentar problemas seja maior, mesmo que ainda seja muito raro.

Contudo, não é o switch mais indicado para jogos em que são necessários dois cliques rapidamente, pois este tipo de switch, quando solto precisa percorrer uma distância mínima, para ser novamente acionado. Enquanto nos restantes, essa distância é praticamente nula.

Características:  

Conclusão

Como vimos, temos uma vasta gama de teclados mecânicos à nossa disposição e podemos concluir que cada switch tem o seu propósito. Se é um jogador de FPS e gosta de teclas leves, devia optar pelos Cherrys MX Red; se prefere teclas mais pesadas e detesta “missclick” devia ponderar os Cherrys MX Black; se é aquela pessoa que não suporta ouvir barulho enquanto elabora as suas tarefas, sem dúvida a opção seria os Cherrys MX Silent. Quanto aos Cherry MX Speed Silver foram concebidos para aqueles desejam precisão e uma rápida resposta.

Agora, se nunca teve contacto com teclados mecânicos a escolha ideal seria os Cherry MX Brown que são o “meio termo” para gaming e escrita. E por fim temos os Cherry MX Blue, ideais para quem gosta de teclas levemente pesadas e para quem passa longas horas a escrever e não se incomoda com o barulho.

Exit mobile version