Um jogo para iPad lúdico e educacional sobre a problemática de poluição no Rio Paiva
As questões ambientais são uma das preocupações do dia-a-dia, e existem várias formas de consciencializar as pessoas.
Recentemente, os alunos do Curso Profissional da Escola Secundária de Castro Daire, e o professor responsável Filipe Duarte, desenvolveram um jogo designado SOS Rio Paiva com o objectivo de sensibilizar e consciencializar as pessoas para a poluição ambiental, nomeadamente no Rio Paiva mais conhecido pelo rio mais limpo da Europa que, entretanto tem sofrido alguns ataques ambientais.
Este foi o primeiro jogo desenvolvido para iPad por alunos de uma escola secundária. O Pplware foi conhecer de perto o jogo SOS Rio Paiva, assim como perceber como começou a ideia deste projecto e quais as expectativas.
SOS Rio Paiva é um jogo que consiste em ajudar uma lontra a ultrapassar os obstáculos que vai encontrando no rio, como latas, plásticos, descargas de líquidos poluentes, etc, e tentar comer os peixes que se encontram à sua frente, o que lhe dará pontos. O jogo conta com o acelerómetro para movimentar o pequeno animal que, com dificuldade tenta alimentar-se no seu habitat e, se não o fizer, morre.
O jogo, para além do entretenimento, tem essencialmente uma função educacional uma vez que pretende sensibilizar e consciencializar as pessoas para esta problemática que é a poluição ambiental, nomeadamente a poluição existente no que foi em tempos o rio mais limpo da Europa – o Rio Paiva.
O Pplware esteve ontem à conversa com os alunos e professor responsável pelo projecto e percebemos que os alunos ficaram bastante satisfeitos com o resultado obtido, assim como a realização deste jogo lhes permitiu alargar o seu leque de conhecimentos de uma forma mais dinâmica e interactiva, e ainda dotou os alunos de várias competências informáticas, como programação, design, multimédia, entre outros, assim como promoveu o interesse desta área nos jovens. Professor e alunos têm consciência de que estas iniciativas são muito importantes e nunca pensaram que este projecto fosse tão reconhecido a nível nacional. Todos os alunos deram o seu contributo e ficaram agora muito contentes por verem o seu trabalho reconhecido.
O Jogo foi desenvolvido incialmente para a iPad, no entanto ainda não obteve a aprovação final da Apple para estar disponível na App Store. Ainda assim, os responsáveis disponibilizam o ficheiro a todos os interessados em testar o SOS Rio Paiva. Para além do iPad, está já pensada a versão para Android para o mês de Setembro, assim como para iPhone. O jogo é inteiramente gratuito.
O jogo SOS Rio Paiva estará também disponível em versão web, e versão Kinect a partir do dia 22 deste mês pelas 16h, aquando da apresentação oficial na FNAC Viseu.
Para além do trabalho dos alunos e professor, é reconhecido também o papel da escola que contribuiu com os materiais necessários – iPad, iMac, entre outros – para que fosse possível a elaboração deste projecto.
O Pplware agradece o tempo disponibilizado, e congratula toda a equipa responsável por esta iniciativa.
Podem os jogos deste género ter um importante papel na educação e consciencialização dos problemas ambientais?