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A Sony já vendeu 100 milhões de unidades da consola PlayStation 4

Ainda que as vendas estejam a abrandar, foi batido assim um novo recorde, tornando a PS4 na consola de jogos mais procurada em toda a história da Sony e da linha PlayStation. Os números foram hoje revelados no mais recente relatório. Nunca uma consola tinha vendido tantas unidades em menos de 6 anos.

A gigante nipónica tem motivos para celebrar graças a este novo testemunho de força e popularidade!


De acordo com o relatório da tecnológica nipónica, entre o dia 31 de março e 30 de junho foram vendidas 3,2 milhões de unidades desta consola de jogos. Relembramos ainda que no trimestre passado, a Sony havia anunciado a venda, até então, de 96,8 milhões de unidades da PS4. Agora, a grande meta foi superada.

A PlayStation 4 é um autêntico ícone da Sony!

Foram necessários 5 anos e 7 meses para a Sony atingir este valor com a PlayStation 4. Assim sendo, pode também orgulhar-se de atingir esta meta com 2 meses de antecedência face à consola de jogos rival, a Nintendo Wii. Entretanto, as atenções já se concentram na sucessora da PS4, agendada para o fim de 2020.

De igual modo, podemos tirar outras ilações positivas do seu relatório fiscal. Segundo a própria Sony, pela primeira vez os consumidores estão a fazer mais compras online do que offline. Isto é, deu-se uma inversão na preferência dos jogadores, agora com as compras de licenças de jogos, e respetivo download a predominar.

 

 

No entanto, há ainda uma forte base de utilizadores a comprar os discos, o suporte físico. Ainda assim, tudo indica que o formato digital continue a ganhar tração. Sendo já a figura dominante, as compras online dos jogos deverão continuar a crescer. Algo que será mais fomentado pela sucessora da PlayStation 4.

Já se compram mais jogos online do que offline

Ainda que esteja longe de ser uma consola nova, já com mais de meia década, a sua popularidade é inquestionável. Tal como os 17,8 milhões de unidades vendidas em 2018. Um valor invejável, mesmo com a diminuição de 1,2 milhões face à cifra de vendas registada ao longo de 2017.

No entanto, a partir do momento em que a Sony reconheceu a existência da PS5, estes valores começaram a abrandar. Algo que a empresa já tinha previsto, avisando também os investidores do fim de ciclo para a PS4 que já se vislumbra no horizonte. Agora, essa previsão foi novamente revista, em baixa.

De qualquer modo, este comportamento nas vendas é expectável. Note-se que os consumidores estão já à espera da consola de próxima geração. Além disso, têm sido revelados diversos pormenores sobre a mesma, criando ainda mais entusiasmo com a plataforma.

O entusiasmo com a próxima geração da consola de jogos

Motivações justas, face à lista de especificações previstas para a sucessora da PS4. Desde o suporte para jogos em 4K (Ultra-HD) a 60 fps, ou o ray-tracing. Sem esquecer a utilização de armazenamento SSD para tempos de espera e carregamento drasticamente reduzidos face à PlayStation 4, entre outras inovações.

Posto isto, veremos uma gradual diminuição nas vendas da atual geração. Uma curva descendente que se acentuará à medida que nos aproximamos da quadra natalícia de 2020. Aí sim, contamos com a chegada ao mercado da consola de próxima geração.

A PS4 continua a dar alegrias ao invés dos smartphones

Em contraste com o departamento de smartphones que continua a cair para valores irrisórios. A já fraca prestação no primeiro trimestre do ano piora agora no segundo. Mais concretamente, a Sony registou uma quebra de 15% no volume de vendas nos smartphones face aos três meses anteriores.

 

 

Aliás, a Sony vendeu menos de metade do volume registado no mesmo trimestre de 2018. Mais concretamente, cerca de 900 mil unidades vendidas em três meses. É uma autêntica espiral recessiva dado que em 2018 venderem metade das unidades de 2017 e, em 2019, metade das unidades vendidas em 2018.

Imagem, câmaras, fotografia e vídeo

Áreas que continuam a crescer, sobretudo no departamento das câmaras fotográficas. O mesmo pode ser dito do departamento de sensores de imagem, que acaba por completar o das câmaras. Ainda assim, as vendas de câmaras fotográficas digitais como as mirrorless A7 registou uma ligeira queda.

No entanto, esta diminuição é sentida por toda a indústria, sendo atribuída à maior dependência das câmaras de smartphones. Mesmo assim, a Sony continua a ter um dos departamentos fotográficos mais rentáveis de toda a indústria e a surpreender-nos com novos lançamentos como a RX100 VII, ou A7RIV.

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