Pplware

Sony: os jogos da consola para o cinema com a PlayStation Productions

Cansado de esperar pelos grandes estúdios de Hollywood para que adaptem os seus jogos favoritos ao grande ecrã? A Sony partilha da mesma opinião e formou o PlayStation Productions, o seu novo estúdio com o intuito de trazer os jogos da consola para o cinema, bem como para a televisão em novas séries.

O material será distribuído pela Sony Studios, mas a produção ficará assim controlada pela empresa.


O mundo dos jogos e videojogos da Sony chegará assim a novos públicos, desde as salas de cinema até às salas de estar. O projeto será liderado por Asad Qizlbach e contará com a supervisão de Shawn Layden, atual presidente da SIE Worldwide Studios. Já numa primeira fase, teremos um catálogo rico em histórias.

Da consola à sala de cinema com a PlayStation Productions

Com efeito, a PlayStation Productions quer lançar mão das histórias das centenas de jogos sob a sua alçada para as transformar em séries, filmes e material complementar. Será uma nova forma de celebrar e usufruir todo o universo e conteúdos mais conhecidos e apreciados pelos jogadores da PlayStation.

A peça foi avançada pelo The Hollywood Reporterque primeiramente avançou esta novidade. Além disso, referem uma primeira lista de projetos já preparada para começar a ser produzida. Os trabalhos terão início muito em breve, nos estúdios da Sony Pictures localizados em Culver City, Califórnia, Estados Unidos.

 

 

Já de acordo com Layden, a Sony tem já “25 anos de experiência na produção de jogos que foi criando ao longo dos 25 anos de grandes títulos, séries e histórias”. O executivo aponta, na entrevista ao portal supracitado que “sentimos que agora é uma ótima altura para olhar para os outros meios, mediante o streaming, seja de filmes mesmo para a televisão. É a altura de dar uma nova vida aos nossos mundos”.

Os grandes jogos e histórias da Sony

Ao mesmo tempo, o executivo apontou uma total incapacidade dos estúdios tradicionais em trazer um jogo para o grande ecrã. Hollywood não sabe como construir uma história a partir de um jogo, por vezes acarinhado por milhões de pessoas de todas as faixas etárias. Até ao momento, o produto final tem sido lamentável.

Ainda de acordo com a sua opinião, muitos diretores e os responsáveis pelo guião “não interpretam o jogo, não o percebem, nem ao seu mundo“. O resultado final, consequentemente, é uma concha vazia que por vezes roça o mau gosto. “Limitam-se a interpretar, à sua vontade, a história de um jogo, pouco mais que isso“.

https://twitter.com/BT_BlackThunder/status/1130541710239567878

Partindo deste estado de insatisfação, a Sony quer ser a próxima Marvel. Reconhecendo a capacidade desta em adaptar os seus mundos e universos originais para o grande ecrã. Ao mesmo tempo, fazendo jus às expectativas dos fãs e seguidores que, no final de contas, lhe deram tudo.

A Sony conhece os seus franchises e sabe exatamente o que os fãs querem, portanto, porque não produzir os seus próprios filmes e séries?

A PlayStation Productions quer seguir as pisadas da Marvel

Inspirando-se nesta, na sua abordagem fiel ao material fonte, bem como à forma da adaptação, a Sony quer apostar no cinema. Para tal, tomará uma abordagem similar aos estúdios da Marvel e não descurará a execução, nem as expectativas do público. Aliás, já estão em negociações com Kevin Feige.

O produtor cinematográfico e atual presidente da Marvel Studios pode ser crucia para a Sony. Tal com o coloca Shaw Layden, “Feige é crucial para entendermos a indústria“. No entanto, as boas notícias não se ficam por aqui, pois, com uma agenda apressada o resultado acaba por sofrer.

 

 

Com efeito, a PlayStation Productions colaborará com a Sony Studios para flexibilizar as agendas. Desse modo, a produção não será apressada, nem existirá a necessidade de acabar as metas. Este foi um dos pontos bastante destacados por Layden, assegurando que os conteúdos não serão “despachados”.

O que ditará o sucesso da PlayStation Productions?

Por fim, Layden avançou que a produção já estava em curso. Contudo, não avançou qualquer título ou nome dos conteúdos já em curso. O sucesso deste estúdio será ditado, em última análise, pela sua capacidade de adaptar os jogos ao cinema. Isto é, se conseguirão, ou não, reter o espírito do jogo nas adaptações.

Entretanto, via Twitter, uma das primeiras séries a serem produzidas pelo PlayStation Productions terá sido revelada. A ser verdade, o primeiro produto será o Twisted Metal.

Veja-se o exemplo da Activision ou da Ubisoft. Cada qual com o seu departamento de grande media, mas cujas grandes produções foram uma desilusão nas salas de cinema. Sagas como o Assassin’s Creed ou o Warcraft arrancaram lágrimas aos espectadores, mas não de felicidade.

Caso a Sony e a PlayStation Productions consigam mudar este paradigma, então podemos ter aqui algo promissor. Poderão as suas adaptações ser levadas mais a sério?

Que franchise gostariam de ver adaptado da consola ao cinema?
Exit mobile version