A empresa japonesa anunciou que em Setembro sairá para o mercado uma versão mais leve e estreita da PlayStation Portable. A revelação foi feita durante a Electronic Entertainment Expo (E3),e prevê aumentar a competitividade com a rival DS da Nintendo.
Apelidada de PSP Slim, a consola promete diferenciar-se do modelo anterior apesar de “à distância parecer semelhante à PSP”, frisou Kazuo Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment.
O responsável adiantou que o novo modelo sairá para o mercado com um preço que rondará os 170 dólares, o mesmo preço da PSP actual. Uma possível redução do preço da versão standard da consola não faz parte dos planos da empresa para já, o que poderá causar alguns dissabores à Sony visto que o modelo mais recente da DS, a DS Lite, tem um custo associado de 130 dólares.
Tanto a Sony como a Nintendo entraram no mercado das consolas portáteis PSP e DS praticamente ao mesmo tempo, no final de 2004. Contudo, as capacidades da PlayStation Portable, que permite ver filmes, ouvir música e jogar foram rapidamente postas de parte pelos utilizadores que começaram a virar as atenções para a DS, o que fez a Nintendo ganhar quota de mercado neste segmento.
Até ao final de Março, a Nintendo já havia vendido 23,6 milhões de DS, um valor bastante elevado tendo em conta que a Sony vendeu apenas 8,4 milhões de PSP no mesmo período.
Os maus resultados da Sony no mercado de consolas e videojogos já levaram a fabricante a anunciar algumas medidas estratégicas para os próximos meses. A Playstation 3 vai ver o seu preço reduzido em 100 dólares nos Estados Unidos e Canadá de forma a enfrentar a concorrência da Wii, também da Nintendo.
A acompanhar a redução do preço entrará no mercado uma versão de 80 GB da consola. O dispositivo deverá ser lançado em Agosto com o preço anterior da versão base da PS3, cerca de 599 dólares.