O Sim Racing já não é o futuro, é o presente. Corresponde hoje a uma fatia muito importante do desporto automóvel e que, ao contrário do que acontecia no passado, consegue tornar este desporto acessível a muitos aficionados.
Muitos fãs de corridas sempre ambicionaram fazer parte delas, sentarem-se atrás de um volante e provarem a si e ao mundo que tinham aquela veia de piloto dentro de si. Mas não precisamos de nos sentar num carro real para nos sentirmos pilotos. O Sim Racing tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Venha conhecer o conceito.
Sim Racing… a treinar automobilistas
Este conceito, que sempre teve como base levar pilotos do virtual para o real começou a ser bem conhecido com o GT Academy que, desde 2008, lançou pilotos como Jann Mardenborough ou Lucas Ordóñez, que já vingaram nas fórmulas, em GTs e mesmo nas 24h de Le Mans. Outro exemplo destas competições que tornam o virtual bastante atraente foram as competições de E-Sports, onde a Formula E ou o WTCC já investiram e tornam real o sonho de pilotos virtuais se tornaram campeões.
No entanto, apesar deste Sim Racing se tornar apelativo a muita gente, quando nos sentamos para jogar algo na consola ou no PC, nem sempre esta experiência é tão imersa ao ponto de nos levar a sentir o carro e as suas vibrações como se de um carro real se tratasse.
A maior parte dos jogos, chamados simuladores, não consegue ser específico apenas para pilotos, já que o objetivo é também serem apelativos a que qualquer pessoa do ponto de vista lúdico.
Existe então algum simulador onde efetivamente somos obrigados a dar o máximo, a sabermos controlar um carro no limite, e onde uma má prestação nossa condicione a nossa carreira virtual? Sim existe! O mais conhecido – iRacing.
iRacing -Não é feito para pura diversão
O iRacing é uma plataforma online, apenas possível de ser utilizado em computador, que efetivamente simula uma carreira de piloto e que permite ao utilizador ter uma experiência tão realista que faz suar, tremer, vibrar com as vitórias e querer chorar com os fracassos! Somos postos à prova como em nenhum outro simulador, e não dizemos jogo porque efetivamente chamar ao iRacing de “jogo” é errado. Não é feito para pura diversão.
O simulador está virado para todos aqueles que sonham ser pilotos mas que, por uma razão ou por outra nunca tiveram a oportunidade de o ser nas pistas ao ar livre.
Para nos iniciarmos neste simulador temos que comprar uma assinatura de alguns meses, no mínimo, e que tem de ir sendo renovada. É-nos dado um pacote “básico” com alguns carros e algumas pistas, suficientes para o início da nossa vida como piloto.
Esta vida como piloto, esta carreira, inicia-se no nível Rookie e onde, com o tempo podemos subir até Pro. Para o fazermos temos de ganhar corridas de várias classes mas, ao mesmo tempo, termos um comportamento adequado dentro da pista de modo a subirmos o nosso iRating e Safety Rating.
Neste momento, o iRacing tem um conteúdo alargado a todas as classes de GTs, formulas e irá lançar brevemente o Rallycross. Para além desta vertente, temos a vertente das “Ovais” onde começamos pelas pistas de terra, nas chamadas Dirt Tracks com os Sprint Cars ou com as Truck, podendo chegar a competirmos em todas as Ovais que fazem parte da Nascar Cup Series, competição mais importante da Nascar.
Temos de tomar decisões, se investimos nas Ovais ou nas “Road Courses”, temos de ir melhorando, e tudo isto vai nos custar algum dinheiro. Não temos tudo adquirido como num jogo normal. Se queremos um carro ou uma certa pista temos de o comprar, tal e qual como no mundo das corridas “reais”.
Vantagens: custar infinitamente menos que qualquer carro real. Dito isto percebemos que é impossível ver este título como um jogo e criticá-lo pelo seu preço é errado pois, como foi dito, trata-se de um dos melhores, senão o melhor simulador do mercado.
O simulador oferece a oportunidade de participarmos em campeonatos oficiais, paralelos a campeonatos reais como Blancpain Gt Series, IMSA ou Nascar, com prémios que podem chegar aos 10 000 dólares e troféus entregues nas mesmas galas dos troféus ganhos pelos respetivos campeonatos reais. O recente campeão da Xfinity Series da Nascar, William Byron é um dos melhores exemplos do sucesso do iRacing.
Começou exatamente a sua carreira no simulador e depois de mais de 100 vitórias mudou-se para o real com imenso sucesso.
São vários os pilotos profissionais a correrem em várias ligas do iRacing. Esta plataforma é o melhor exemplo do quão desenvolvido está o Sim Racing e para quem procura, a partir de casa, competir com os melhores do mundo com as sensações de um carro real, não há melhor opção!
Este novo mundo, que não se pensava que iria evoluir tão rápido, tem transformado o mundo das corridas. Cada vez mais será possível concretizar este sonho de ter a adrenalina do momento em que se coloca o capacete, se fecha a viseira e se liga o motor do carro, a partir de casa.
Mais e mais oportunidades estão a chegar e outro exemplo disso foi a competição da Mclaren, “World’s Fastest Gamer”, que levou Rudy van Buren a ser o novo empregado da Mclaren, neste caso, piloto do simulador da Mclaren Formula 1.
Para quem procura algo mais do que um jogo de consola, algo que efetivamente teste as suas capacidades e o que envolva no mundo da competição como mais nada atualmente o faz, o iRacing é sem dúvida a referência mundial neste momento. É o simulador mais completo e é aquele que nos faz viajar até lugares como Nurburgring, Le Mans ou Spa a partir de nossa casa.