Pplware

Silicon Sister, jogos de e para mulheres … (entrevista traduzida)!

No passado dia o Pplware lançou um artigo (ver aqui) com o titulo de “Silicon Sisters- A Pensar nas Mulheres” a qual apresentava uma entrevista à Silicon Sisters, um estúdio de videojogos de e para mulheres …

A entrevista foi feita em Inglês e apesar do pequeno resumo final, formou-se a necessidade de colocar a versão traduzida, que aqui expomos.

Pplware—O principal objectivo da Silicon’Sisters é, tanto quanto sabemos, a produção de jogos mais atractivos que compreendam a forma de pensar e de jogar das mulheres, certo? Como é que a Silicon’Sisters aparece como uma empresa?

Silicon’Sisters –As fundadoras da Silicon’Sisters- eu e Kirsten Forbes-, trabalhámos ambas na indústria de jogos durante bastantes anos na criação de jogos tradicionais para o público-alvo, que são cerca de 80% do sexo masculino. Como ambas gostamos da indústria de jogos, quisemos vê-lo expandir-se criando mais jogos de qualidade também para mulheres e jovens, então começamos com a Silicon’Sisters trabalhando nessa agenda.

Pplware– Tanto quanto sabemos, um, se não o vosso único principal objectivo é produzir jogos para as mulheres. Quais são as principais diferenças entre jogos masculinos e femininos e o seu estilo de jogar ? Quais são as principais características de um jogador do sexo feminino?

Silicon’Sisters — Há muitas jogadoras que gostam dos jogos que estão actualmente no mercado. Queremos construir jogos que sejam diferentes desses, nós esperamos alargar a variedade de jogos com que as mulheres possam divertir-se. Por exemplo, sabemos que cerca de 13% dos jogadores de PS3 são do sexo feminino e um pouco menos do que isso em relação ao Xbox. As mulheres não adoptaram esses sistemas. Pode ser que a indústria de jogos não lhes esteja oferecendo conteúdos do seu interesse. Por outro lado, as mulheres jogam nos seus telemóveis, em tablets e nos seus PCs, bem como DS e PSP (especialmente na Ásia). O tipo de jogos que as mulheres apreciam são variados, assim como o tipo de jogo que os homens gostam, mas generalizando, normalmente as mulheres preferem um jogo que envolva uma história atraente, ou um jogo rápido e repetitivo que elas possam jogar em cinco minutos. As mulheres jogadoras geralmente têm menos tempo do que os jogadores do sexo masculino para se dedicar ao jogo, e procuram mais a experiência social.

Pplware– Acham que os jogadores do sexo feminino são, em termos globais, melhores jogadores do que os do sexo masculino? De que forma pensam ser, as mulheres ,melhores jogadores que os homens?

Silicon’Sisters— Penso que a maioria das pessoas que são realmente boas num jogo, são-no jogando-o por várias vezes, independentemente da idade ou sexo. Existem alguns estudos que mostram a existência de certos elementos na forma como homens e mulheres processam a informação que os diferencia, e o impacto que isso gera relativamente às suas preferências nos jogos. Por exemplo, as mulheres são melhores em encontrar objetos em espaços desordenados, e os homens são melhores em fotografar objetos em movimento .(Curiosamente, as mulheres são melhores do que os homens em fotografar objetos imóveis.) À luz destes dados, acho interessante que as mulheres sejam na sua grande maioria jogadoras de jogos de objetos escondidos, e os homens na sua grande maioria, jogadores de FPS. Talvez joguemos melhor o que nos seja mais fácil por ser mais divertido? Mas tenho a certeza de que com prática ambos os sexos podem ser bons em qualquer tipo de jogo.

Pplware– Você acha que existe algum tipo de exclusão para as mulheres quanto aos jogos atuais?

Silicon’Sisters — É difícil falar em generalidades, porque as mulheres constituem um grande grupo de pessoas, das quais nem todas vêem o mundo da mesma maneira. Algumas mulheres não gostam de jogos que têm esquivas personagens femininas, roupas sexy, enquanto que outras gostam de jogar esses personagens. Não há única forma de pensar sobre essas coisas. As mulheres são metade do planeta e têm opiniões e interesses muito diversos. Nós só queremos adicionar a todos os tipos de jogos que existem para que as mulheres tenham mais escolhas nas experiências de jogos de alta qualidade.

Pplware – Na sua opinião o que é necessário para melhorar o jogo do sexo feminino? A atenção e o incentivo dos mídia, o investimento das editoras, a coragem dos programadores …?

Silicon’Sisters — Penso que precisamos de mais mulheres fazendo jogos. Esta é a chave real, na minha opinião. Eu também acho que precisamos de mais pessoas de cor, mais programadores gays e lésbicas, mais pessoas de todas as esferas da vida. Os jogos são uma fatia enorme da cultura e há muitas outras diferentes maneiras de podermos compartilhar as nossas experiências e histórias em relação aos jogos agora disponíveis. Acho que estamos apenas na ponta do iceberg em termos do que histórias e experiências expressam através de jogos.

Pplware– -Aqui em Portugal existem alguns casos de Games Guilds feitos só por mulheres. Vocês também são jogadoras regulares? O que gostariam de dizer àquelas jogadoras?

Silicon’Sisters – Gostaria de dizer, ” Continuem altamente!” As mulheres que são jogadoras a sério são grandes líderes para as jovens jogadoras que existem por aí. Acho que eles estão a abrir o caminho para as mais jovens não se sentirem intimidadas , e começarem também a jogar . Eu tenho 44 anos e jogo desde os meus 11 anos. Eu costumava praticamente viver de galeria, gastando todo o meu dinheiro de babysitting em Astroids e Space Invaders, Pac Man eGalaga. Eu tenho tido a sorte de ver esta indústria crescer desde o seu início. É uma indústria surpreendente, e é um óptimo lugar para as mulheres entrarem e trabalharem.

Pplware – Pensa que as mulheres que são jogadoras regulares possam por isso mesmo ser afectados de alguma forma nas suas vidas privadas?

Silicon’Sisters – Nós por vezes sabemos de pessoas que ficaram viciadas em jogos. Este é mais um fenómeno asiático, eu acho. Não sei porquê. Como em tudo, precisamos de equilíbrio nas nossas vidas para estar bem e saudável.

Pplware-Na sua opinião quais são os principais obstáculos para as mulheres, em matéria de jogos? Por que não existem mais jogadoras?

Silicon’Sisters – Este é sempre um argumento interessante. Existirão mulheres que não jogam por nã haver jogos suficientemente bons para elas, não há jogadoras porque as mulheres não jogam? Penso que se se criar um conteúdo mais interessante, projetado para um público feminino, mais mulheres jogarão. Na verdade, temos visto isso no surgimento de empresas como a Big Fish, que vende mais de 1,5 milhões de jogos por dia, para um público que é composto por 85% de mulheres. Eles constroem jogos para as mulheres e são um enorme sucesso.

Pplware– E por que não há jogos mais orientados exclusivamente para as mulheres?

Silicon’Sisters – Os jogos são caros e os editores são muito avessos a riscos. As editoras estão fazendo apostas cada vez mais conservadoras à medida que o custo de desenvolvimento continua a subir a níveis astronómicos. É principalmente por isso que vemos o surgimento do mercado do sexo feminino que vem do espaço social e jogos casuais – existem menos barreiras para trazer o produto ao mercado, e assim mais empresas estão dispostos a assumir riscos para expandir o mercado.

Pplware — Vocês vão produzir jogos para todas as plataformas? Quais são os principais objectivos para a Silicon’Sisters ?

Silicon’Sisters — Vamos produzir onde quer que hajam comunidades femininas a jogar. Neste momento é em grande parte em smartphones, tablets e Facebook. Esperamos, eventualmente, desenvolver para consolas, mas vamos ver.

Pplware-Como vê a aceitação crescente de tablets e Smartphones como plataformas de jogos? Você vai investir nisso?

Silicon’Sisters — Altamente. Os nossos dois primeiros jogos, School 26 e School 26:Summer of Secrets foram desenvolvidos para iOS e Android, com versões HD para as IPAD e Android tablets. Como mencionado acima, existem muito mais mulheres usando e jogos nestes dispositivos que em consolas, então é um lugar natural para a Silicon’Sisters se concentrar.

Pplware—Pensa que os PCs estão passando por uma fase estacionária, relativamente à indústria de jogos? Ou pensa que os PCs vão ser sempre uma plataforma icónica e fiável plataforma de jogos?

Silicon’Sisters – Não sei se o PC estará sempre por perto como uma plataforma de jogos, mas é o maioritário neste momento, e muitas mulheres jogam no PC. Em breve traremos o Escola 26 para PC e Mac.

Pplware— Vocês vão esquecer os consumidores do sexo masculino? Vão os vossos jogos ser só para mulheres, ou serão mistos?

Silicon’Sisters – Os nossos jogos são destinados a um público específico, não há como evitá-lo. Isso não significa que as pessoas fora do público-alvo não possam apreciá-los. Não é assim tão diferente de um atirador ou qualquer outro jogo que tenha sido projectado para um público típico do sexo masculino – as pessoas fora do público-alvo vão se divertir, mas a maioria dos jogadores serão aqueles para os quais o jogo foi projectado. Por exemplo, Escola 26 é um jogo com cenários e mecânica que foram deliberadamente projectados para atrair jovens e adolescentes. Enquanto estávamos a trabalhar no jogo, tivemos garotos da mesma faixa etária testando-o e alguns deles gostaram imenso.

Pplware– -E que tipo de jogos que vão produzir? Preferem jogos casuais ou hardcore? Pensa que a maioria das mulheres podem ser jogadoras hardcore?

Silicon’Sisters – Já existem jogadoras hardcore. Elas recebem o que necessitam dos jogos que já foram e estão sendo feitos; elas não precisam de nós para fazer jogos para isso. O facto é que a maioria das jogadoras de hoje não são jogadoras de vídeo hardcore jogando horas e horas de jogos de acção em consolas, mas jogadoras casuais que jogam em rajadas menores em seus telemóveis, em seus computadores, nas suas páginas de Facebook. Para se manter a indústria há que se adaptar a estas mudanças. continuando a fazer jogos para o público hardcore, com certeza, mas também pela criação de jogos para a crescente audiência casual e alguns jogos que agrade a ambos. Silicon’Sisters está menos interessada nos rótulos do que na exploração de novos tipos de jogabilidade que seja atractivo e divertido para as mulheres, e isso é o que vamos fazer, independentemente de ser “casual” ou “hardcore” ou algures no meio.

Pplware– Dentro do estado actual no universo do jogo, quais são as principais características que os programadores “esquecem”de incluir a fim de tornar os jogos mais orientado para as mulheres?

Silicon’Sisters -Não é o que eles esquecem de incluir, mas sim o que eles optam por incluir. Não se pode fazer um jogo que agrade a todos. Então, nos vamos focar? Antes de dundar a Silicon’Sisters estava eu a ouvir Bill Mooney (uma das principais pessoas do Facebook) numa conferência quando uma luz se acendeu em mim. Ele estava a dizer que fizemos um óptimo trabalho com jogos de vídeo, e que o qu fizemos foi as nossas fantasias. Eu pensei um pouco sobre isso, e como é verdade. Pense nos jogos sobre as tempestades do-castelo, primeiros atiradores, sendo James Bond, sendo um piloto de corridas e sendo um piloto de linha aérea. As pessoas têm feito um grande trabalho de construção de suas fantasias, mas o que é isso para as mulheres? Eu honestamente não sei a resposta a isso….para sabê-la será necessário muito trabalho. Sabemos que as mulheres e jovens conectam-se realmente com o mistério, a resolução de problemas, intrigas, e quebra-cabeças. Ajudar é uma coisa que realmente gostamos de fazer. Gostamos de ser sociais. Mas não se pode simplesmente jogar esses elementos em um FPS ou outro tipo de jogo fora de uma fantasia masculina e esperar que ele seja apelativo a todos (muito provavelmente, não irá agradar a ninguém!) Estes elementos têm de ser orgânicos para o design, tem de se pensar desde o início no desenvolvimento para as mulheres.

Pplware— Qual é o principal alvo da Silicon’Sisters? Mulheres em geral ou para determinadas faixas etárias?

Silicon’Sisters – Vamos olhar para grupos etários e audiências, onde sintamos que podemos fazer a diferença. Começámos com a Escola 26, que é projectado para jovens com idades entre 12-16, mas não nos estamos a limitar a esta faixa etária para os jogos futuros.

Pplware– Vão produzir jogos para casais? Acha que poderia ser uma opção?

Silicon’Sisters – É uma sugestão interessante. Estamos a receber feedback das jogadoras do Escola 26 sobre outros tipos de jogos que gostariam de ver, e estamos a receber feedback sobre dating sims – adicionando um pouco de romance – que nós estamos a levar em linha de conta.

Pplware – Finalmente, gostaríamos de lhe perguntar, se você quer dirigir algumas palavras ao público de Pplware.com?

Silicon’Sisters -Obrigado pelo vosso interesse na Silicon Sisters! Esperamos que seus leitores (principalmente as adolescentes) testem o School 26 no App Store e nos dêem as suas opiniões em Facebook.com/School26. Nós apenas lançámos versões gratuitas.

Exit mobile version