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Serviços online das principais consolas, sob mira dos hackers.

Globalização. Grande palavrona que tem um poder e um peso imenso, e nos tempos que correm é o adjectivo mais usado para todo um conjunto de circunstâncias e de sectores de actividade.

Como não poderia deixar de ser, os serviços online das consolas de elo de ligação de cada um de nós ao mundo cada vez mais global.

Serviços como a Playstation Network, ou Xbox Live permitem-nos jogar online, desafiar amigos, comunicar entre nós, partilhar experiências, ver vídeos, ouvir musicas, … enfim, fazer parte desta aldeia global chamada Terra, mas nem tudo é bonito e pacifico…. como pudemos ver com as recentes noticias provenientes da Sony.

Como já deve ser do conhecimento geral, o serviço online da consola da Sony, a Playstation Network foi recentemente alvo de grande ataque por parte de hackers (ainda por identificar) e cujos danos ainda estão para descortinar na totalidade.

Ao que parece, pelas palavras dos próprios responsáveis da Sony, algures entre dia 17 e 19 deste mês, o serviço foi assediado por forças externas e os dados dos utilizadores ficaram expostos aos ciber-criminosos.

Segundo as mesmas fontes, apenas dados como E-Mails e dados de login, passwords, nicknames, telefones, moradas foram “roubados”, deixando no ar a incerteza relativamente aos dados dos cartões de crédito usados para compras online. Pessoalmente, não gosto deste tipo de incerteza deixada no ar, pois se os hackers conseguiram entrar à vontade nos servidores, como se poderá dizer que estes dados foram hackeados e estes outros não?

A Sony defende-se afirmando que os dados sobre transacções bancárias e sobre os próprios cartões usados encontravam-se encriptados e que de tal forma não seria possível aos violadores obterem as suas informações duma forma válida. E eu pergunto…. será que  não??

Com este tipo de roubo de dados levantam-se agora muitos problemas como por exemplo, o uso das passwords para tentar aceder aos mails pessoais dos jogadores, ou o envio ilegal de mails fazendo-se passar pela própria Sony para alteração de dados pessoais … pelo que a companhia nipónica já avisou que não irá entrar em contacto com os utilizadores vitimas destes ataques, pelo que qualquer tipo de tentativa de entrar em contacto com eles por parte da Sony deverá ser encarada como falsa e proveniente dos hackers.

No entanto esta acção traz a lume outro problema velhinho, e que acaba por ser um problema típico da própria globalização: a segurança dos dados.

Como é que uma companhia como a Sony “permite” que os seus servidores, com informação deveras sensível seja hackeada desta forma, poderá ser uma das muitas questões que se levantam, e o que é certo é que já se começam a levantar vozes de clientes do serviço Playstation Network revelando as suas intenções de mover processos judiciais contra a Sony, com a justificação da companhia japonesa não ter feito tudo para evitar o roubo deste tipo de informações.

Entretanto, a própria Sony já confirmou que variados contactos já chegaram à sua sede indicando usos ilegais de cartões de crédito, ao que a companhia revelou que, podem ser coincidências. A verdade é que podem ser, mas também podem bem não o ser e assim sendo, as coisas tomam uma proporção ainda maior e mais delicada.

Irremediavelmente, após estes eventos terem tomado lugar as atenções viraram-se para George Hotz, nome que para muitos de vós pode não dizer nada, mas se o colocar sob o seu nome de “guerra”, Geohot, decerto já vos fará lembrar o recente desbloqueio da Playstation 3.

Geohot afirma categoricamente que, mesmo não morrendo de amores pela Sony, também não fez nem faria nada do género do que aconteceu. “I’m not crazy, and would prefer to not have the FBI knocking at my door!“.

Resumindo, mais de 70 milhões de utilizadores de Playstation Network e Qriocity foram afectados por este autentico apagão do sistema e cujos autores e sua resolução ainda se encontram por desvendar.

Entretanto, vieram recentemente a lume noticias respeitantes à concorrência nas quais também a consola da Microsoft e o seu serviço Xbox Live, estão a ser usada como meio de difusão dum outro tipo de perigos que também pode provocar danos sérios aos utilizadores mais incautos.

Ao que se sabe, encontra-se a ser difundida nos modos multiplayer do Call of Duty: Moder Warfare 2 uma mensagem que camufla uma tentativa de phishing (ou tentativa de roubo de dados). Segundo responsáveis da Microsoft, “O phishing é uma ameaça maligna e comum existente na Internet e este problema não está relacionado com o serviço Xbox LIVE. Conhecemos o problema de phishing especificamente relacionado com o “Call of Duty: Modern Warfare 2” e estamos a trabalhar para resolver o problema. Incentivamos os consumidores a só adquirirem produtos e serviços junto de fontes fidedignas e a nunca fornecerem informações pessoais a entidades desconhecidas”.

Ninguém está a salvo é o que apetece dizer, e este Mundo Global tanto tem de belo como de perigoso. Ficaremos atentos a novidades pois suponho que ainda muita tinta (ou bytes) vão ser gastos com esta temática.

No entanto gostava de saber as vossas opiniões sobre este assunto e, especialmente sobre a gravidade, quer do roubo de dados, como também da responsabilidade das entidades que supostamente os deveriam guardar religiosamente.

Obrigado!

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