Aqui há dias, num dos meus canais do mIrc, combinou-se um jogo do primeiro Unreal Tournament, o do ano de 1999.
Iniciou-se o Jogo, escolheu-se o mapa, personalizou-se o jogador, e entrou-se em rede. (Re)Voltar a jogar o UT99 foi como se tivesse voltado à minha adolescência, onde ter um computador era ainda pouco comum, e a Internet era quase que como um bem precioso onde todos os minutinhos lá passados tinham que ser bem aproveitados. Onde os jogos, com muito menos qualidade de gráficos e menos funcionalidades, cativavam com a simplicidade e adrenalina.
A primeira versão do jogo Unreal Tournament foi desenvolvida pela Epic Games e pela Digital Extremes, sendo publicada no ano de 1999 pela GT Interactive Software.
O Unreal Classic ou UT99 como também é conhecido, é um jogo do género FPS, First Person Shooter, que se caracteriza por ser jogado na perspectiva do jogador, utilizando-se armas e o combate. Assim, o jogador é o protagonista que vivencia a acção e experiencia todos os acontecimentos durante o jogo.
O Unreal Tournament é conhecido por se passar em arena e também por ser possível jogar em modo single player e multiplayer. Quando jogado em single player, são colocados bots em jogo para fazerem de adversários, ou jogadores da nossa equipa, dependendo do tipo de jogo.
Os bots do Unreal Tournament são bastante admirados, pois são concebidos sob Inteligência Artificial, pelo programador Steve Polve, o mesmo autor do Bot Reaper para o, também FPS, jogo Quake.
O Unreal Tournament disponibiliza cinco tipos de jogos ao utilizador:
-
Deathmatch/Team Deathmatch: é o típico jogo onde é cada um por si, e ganha quem atingir mais rapidamente o número de frags (mortes) predefinidos no jogo. Este tipo também pode ser jogado em grupo, onde cada equipa tenta matar o maior número de vezes, a outra.
-
Domination: Aqui o objectivo é o mesmo do Team Deathmatch, mas cada equipa deve também concentrar-se em deter maior poder sob o mapa da arena.
-
Capture the Flag: Os jogadores devem capturar a bandeira da equipa adversária e levá-la até à sua base. No entanto também devem defender a sua base para a sua bandeira não ser capturada.
-
Assault: No assault, o jogo é dividido por duas equipas e dois objectivos. O primeiro é conseguir alcançar a base da equipa adversária, e depois defender a nossa própria base. Tudo até se esgotar o tempo de jogo.
-
Last Man Standing: A dinâmica deste tipo de jogo é idêntica do Deathmatch, com a diferença que o objectivo é ser-se a último a ser morto pelos demais. O jogador tem a vantagem de começar com todas as armas, e um determinado número de vidas.
Veja aqui o seguinte vídeo do Unreal Tournament, no modo de jogo Deathmatch:
O UT 99 está disponível para as plataformas Dreamcast, Linux, MacOS, MacOSX, Playstation 2 e Windows, sendo que o seu lançamento foi primeiramente para o PC a 30 de Novembro de 1999, seguidamente para a Playstation 2 a 23 de Outubro de 2000 e depois para a Dreamcast a 14 de Março de 2001.
Relativamente às outras versões do Unreal Tournament, este é, para mim o melhor. O mais simples, com menos especificidades e esse aspecto é, por vezes, o mais cativante nos jogos. Não se perde tempo a personalizar o jogo e o jogador, mas sim a realmente jogar.
Os mapas não são bonitinhos, mas conseguem promover a adrenalina necessária durante o torneio; os jogadores não têm muita resolução, mas correm, saltam como lhes é pedido; as armas não são as mais sofisticadas, mas são precisas.
O Unreal Tournament de 1999 teve jogos semelhantes no mercado como o Doom e Quake.
E vocês? Ainda se lembram, ainda jogaram ou ainda jogam o UT99?