Pplware

Primo: Jogo ensina programação a crianças entre os 3 e os 7 anos

É em idades precoces que deve haver uma maior estimulação das diversas áreas da aprendizagem, uma vez que as crianças estão numa fase de desenvolvimento e mais propícias para aprender. Assim, porque não ensinar programação em tenra idade?

Recentemente descobri um jogo designado Primo, cujo objectivo é ensinar programação a crianças entre os 3 e os 7 anos.

Criado em 2013, trata-se de um jogo físico, com peças em madeira e que tem um custo de 200€.

Não se trata de um jogo electrónico, nem de uma aplicação… é um jogo ‘tradicional’, com peças de madeira.

O jogo Primo foi criado em 2013, no Reino Unido, pelas mãos de Matteo Loglio durante o seu mestrado na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça e inclui 3 itens:

 

O objectivo é guiar o Robot Cubetto através das instruções que são dadas pelos blocos de madeira, uma vez que cada um tem uma cor e formato diferentes, e cada um representa um comando (frente, esquerda, direita e função).

A programação entra aqui… ao encaixarem os blocos numa determinada sequência, as crianças criam um código que vai determinar o caminho que o robot vai seguir. Desta forma aprendem conceitos lógicos que, mais tarde, podem ser necessários caso se interessem/necessitem de saber programação mais avançada.

Primo começou por ser um projecto de crowdfunding no KickStarter, mas quase que duplicou aquilo que inicialmente pedia. Em Dezembro de 2013 o projecto começou por ser uma realidade e, actualmente, já enviam o jogo para várias partes do Mundo.

A equipa refere ainda que, brevemente, o código-fonte do Primo será disponibilizado para que, qualquer um, o possa reproduzir, sendo que o sistema é ainda compatível com Arduino.

Vejam como funciona o Primo, neste vídeo:

O primeiro lote com 500 kits foi praticamente já todo vendido, restando, neste momento, apenas 98 para venda.

O kit base completo tem um preço de 206€, sendo que se podem adquirir materiais adicionais, de forma a aumentar o número de possibilidades algorítmicas. Para mais informações, fica abaixo o site do Primo.

O que pensam deste projecto? Será uma aposta ganha?


Homepage: Primo

Exit mobile version