Nos últimos meses, o Pplware tem acompanhado (ver aqui, aqui, aqui ou aqui) uma interessante e inédita parceria entre a Nintendo e o Museu Colecção Berardo, através da qual, os mais novos (e não só) são convidados a darem largas à sua criatividade e imaginação.
Assim sendo e duma forma extremamente divertida, mas em simultâneo séria, crianças dos 7 aos 12 anos e em alguns casos as respectivas famílias têm tido a oportunidade de participarem em autênticos cursos de arte e pintura, munidos com a Nintendo DS (ou 3DS) e o seu Stylus.
Bem no centro de toda esta veia artística encontra-se a aplicação New Art Academy que, acima de tudo, pretende ser uma ferramenta didáctica de aproximação à pintura e à arte.
O Pplware já meteu mãos e pincéis à obra e o resultado não poderia ter sido outro …
Para começar deixem-me dizer-vos que o New Art Academy é uma aplicação que, tanto consegue aprazer ao utilizadores (pintores) mais exigentes, como aos mais descontraídos. Sejam crianças, adolescentes ou adultos, o programa permite-nos escolher desde uma postura mais profissional, com todo e qualquer cuidado com os pormenores e detalhes, como adoptar uma abordagem de pintar pelo pintar sem grande Controlo de Qualidade (às vezes é assim que se conseguem grandes obras de arte).
Aliás, hoje em dia o mundo em que vivemos disponibiliza-nos tantas e tão variadas ofertas no que toca a áreas de interesse, que se pode tornar algo confuso especialmente aos mais jovens descortinarem quais as suas verdadeiras vocações mas, como costumo dizer, tamanha quantidade e diversidade de oferta acaba também por tornar mais fácil essa mesma descoberta. É com o testar, experimentar e fazer que se descobre o gosto e este New Art Academy acaba por ser mais um bom exemplo disso.
Bem, mas falemos de New Art Academy. Para começar e bastante importante, é-nos apresentado um tutorial que tanto tem de completo, como de útil. Seguidamente temos à nossa disposição um conjunto de três tipos de cursos, Introdutório, Avançado ou Adicionais, nos quais as novas aulas de cada curso são desbloqueadas à medida que terminanos a aula anterior.
Como em tudo na vida, convém começar pela inicio, ou seja, pelo Curso Introdutório. Neste primeiro curso temos a nossa primeira introdução aos truques da pintura e aos interfaces mais do programa. Não deixo de realçar que tudo isto, duma forma extremamente simples e bastante bem explicada pelo Vince, o nosso anfitrião de New Art Academy.
Dicas de como por exemplo, espalhar adequadamente a tinta de forma a criar um fundo, realçar brilhos, criar sombreados, fazer transições de cores, ou simplesmente escolher os pincéis mais adequados, Vince apresenta-nos uma explicação, em cada um dos tutoriais duma forma bastante simples e prática.
Enganem-se, no entanto, todos os que ao pegarem em New Art Academy e concluírem o curso Introdutório pensem que o trabalho está feito e que agora é só partir para a pintura. Nada disso. Estes cursos são realmente úteis e podemos descobrir muitos truques e dicas com cada aula. É assim recomendado, que terminem os Cursos antes de se lançarem no Modo Pintura Livre.
Um pormenor interessante que que ajuda a criar o ambiente é o facto de que durante os cursos o Vince vai-nos dando, duma forma equilibrada, algumas lições de história da arte e teoria sobre o mundo da pintura … em português. (por escrito)
Após este primeiro Curso Introdutório que pode ser feito sobre várias fotos existentes no programa, teremos o Curso Avançado e aqui as coisas começam a aquecer, pois a matéria começa a ser mais complexa e as imagens em análise são, geralmente mais complexas, com vários objectos, várias tonalidades, brilhos, metalizados, … as dicas de Vince, poderão neste curso mais avançado, ser mais complexas de acompanhar e felizmente existe a possibilidade de Replay dos tutoriais.
Por fim, ao completarmos este último curso Avançado está na altura de sairmos do ninho e nos lançarmos a solo, com o Modo de Pinturas Livres. Tal como o nome indica, este modo dá-nos a oportunidade de pintar, tudo o que a nossa imaginação nos trouxer à mente. Além disso, podemos usar fotografias que vêm com o próprio New Art Academy ou mesmo criações nossas como base para as nossas pinturas.
Quer seja nos Cursos, quer seja nas nossas pinturas Livres, podemos ir gravando as nossas obras de arte a qualquer momento no nosso portfolio. Esse nosso portfolio, que ao longo do tempo vai enriquecendo em quantidade e qualidade é também a fonte de alimento da Galeria Virtual que New Art Academy traz consigo e onde os nossos quadros se encontram expostos, como se dum museu virtual se tratasse, com as nossas pinturas expostas nas paredes.
Tenho de realçar que uma das mais-valias de New Art Academy é, sem dúvida, o interface simples e prático que nos é apresentado. Durante as sessões de pintura, temos a todo o momento variadas ferramentas e opções que nos facilitam o trabalho. Desde uma saudável quantidade de pincéis, ou um número bastante generoso de cores de tintas possíveis de combinar está tudo à mão e acessíveis duma forma simples e intuitiva.
A simples existência dum pano, imprescindível para corrigir alguns exageros, ou a grelha para nos situarmos melhor na escala a usar, são exemplos das ferramentas que New Art Academy nos coloca sobre a mesa e que facilitam e bem o trabalho.
Através da funcionalidade Spot Pass ou da simples exportação das imagens podemos a qualquer momento partilhar as nossas masterpieces e assim mostrarmos ao mundo os nossos dotes artísticos.
De referir que há ainda a possibilidade de adquirir Aulas Adicionais, com conteúdos e cursos extra que podem ser adquiridos por intermédio do jogo.
New Art Academy foi testado em simultâneo numa Nintendo 3DS XL e numa Nintendo 3DS e apesar da qualidade ser praticamente a mesma, tenho de admitir que a pintura fica muito melhor na XL em particular pela maior área de desenho disponível.