Hoje às 9h (17h hora portuguesa) decorreu no Nokia Theatre a conferência de imprensa da Nintendo. Mais de 7000 profissionais da área dos videojogos e media encheram completamente o recinto, com o palco repleto de ecrãs gigantes, cheios de luz e cor.
O grande momento da E3 chegou: a apresentação oficial da Wii U e do Wii Game Pad, a nova consola da Nintendo que está agora ao nível das concorrentes e que ainda inova em termos de interface e funcionalidades sociais. Saiba porquê.
A Wii U funcionará com o novo comando Wii Game Pad, e é retro-compatível com o Wii Mote e variantes. O novo Wii Game Pad possui um ecrã touch de dimensão considerável, mas podem ser utilizados canetas stylus para interagir com o mesmo.
Mais importante ainda, a Wii U suportará gráficos Full HD, por isso adeus aos velhinhos cabos SCART.
Uma das características que sobressai é a inclusão de um botão para conectar aos amigos e que abre portas para o Miiverse, o novo universo social que em tudo faz lembrar a Nintendo 3DS. À semelhança da consola portátil, o utilizador é identificado com um avatar e pode interagir com outros avatars, os chamados “Mii”.
De toda a lista de jogos apresentada (artigo em breve), notam-se três tendências claras:
- Há um deslocamento no público-alvo dos títulos: a Wii lança agora mais títulos destinados a hardcore gamers, mas mantendo sempre uma forte aposta nos jogos familiares.
- A nova vertente social dos jogos, potenciada pela nova rede social da Nintento, o Miiverse.
- A utilização do Wii Game Pad para acções muito específicas durante os jogos, tirando partido do ecrã, da câmara, do acelerómetro e do giroscópio.
E o leitor, o que acha desta nova consola? Considera adquiri-la? Porquê?