Se dúvidas haviam quanto ao sucesso global da consola da Sony, os números agora veiculados pela companhia vêm-nas desfazer na totalidade.
Com 5 anos e uns pozinhos de vida, a Playstation 4 encontra-se prestes a atingir uma marca história. Venham saber mais…
Por terras lusas não há dúvidas acerca da forte implementação da consola principal da Sony. A Playstation 4 aproveitou o balanço das suas anteriores e mantém um reinado mais ou menos incontestado de consola mais vendida no mercado português.
Agora, e pelo que recentemente foi revelado pela Sony Interactive Entertainment, essa boa forma mantém-se e encontra-se prestes a chegar a um número bem redondo!
Os números
Segundo os números agora divulgados pela Sony as vendas acumuladas da consola PlayStation 4 a nível mundial ultrapassaram os 91,6 milhões de unidades. Trata-se de um valor interessante em particular para uma consola que vai para o seu sexto aniversário. Faltam, portanto, apenas 9 milhões (sensivelmente menos que a população nacional) para que as unidades vendidas atinjam a redonda marca de 100 milhões.
Se tivermos em conta os rumores que apontam para um possível lançamento da próxima consola daqui a 2 anos, pode ser bem possível que tal aconteça ainda antes desse momento.
Contudo, e como estamos em pleno arranque de ano, há também lugar a um rescaldo daquilo que foi o final de ano anterior, onde o Natal costuma ter bastante impacto nas vendas. Neste capitulo, a Sony revelou que entre 19 de novembro e 31 de dezembro de 2018, foram vendidas mais de 5,6 milhões de unidades da PlayStation 4 em todo o Mundo.
Trata-se de um valor bastante positivo e que corresponde a sensivelmente 6% das vendas globais acumuladas da consola. É também um número que permite confirmar que a consola ainda se encontra forte no mercado.
Entretanto, a Sony revelou também alguns números acerca da vendas de jogos durante a época festiva. Segundo a Sony Interactive foram vendidas mais de 50,7 milhões de jogos (tanto em formato físico, como em formato digital).
Este número não será completamente de estranhar, claro. Se por um lado é uma época forte de venda de jogos, também ajudou bastante o fato de ao longo do ano de 2018 terem sido lançados alguns dos melhores jogos da consola. Basta recordar, por exemplo, que Red Dead Redemption 2 foi lançado no final de outubro, Battlefield V em novembro, ou FIFA 19 e MARVEL’s Spiderman lançados em finais de setembro.
Por outro lado, com estes números de vendas, à data de 31 de dezembro de 2018, as vendas acumuladas de jogos PlayStation 4, a nível mundial, atingiu os 876 milhões.
Aliás, o jogo MARVEL’s Spiderman é um dos sucessos do momento e de acordo com os dados fornecidos pela Sony, até dia 25 de novembro de 2018, as vendas acumuladas do jogo já ultrapassaram os 9 milhões de cópias a nível global.
Tamanha riqueza de números foram comentados por John Kodera, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment “…estes resultados só foram possíveis graças ao suporte contínuo dos fãs da PlayStation durante esta época festiva“, acrescentando ainda que “Também estamos felizes em anunciar que o número de utilizadores ativos mensais da PlayStation Network continua a mostrar um forte crescimento. No final de novembro, ultrapassou os 90 milhões”.
No entanto, este compromisso é uma porta que abre para os dois lados e se por um a comunidade de jogadores se tem mantido fiel, por outro lado, a marca também tem de os saber cativar. Dessa forma Kodera adiantou ainda que: “Gostava de expressar a minha profunda gratidão à nossa apaixonada comunidade, e também a todos os nossos parceiros de negócios, que nos ajudaram a atingir estes extraordinários marcos. Este ano, iremos trazer um catálogo de jogos altamente antecipado bem como as melhores experiências a todos os nossos fãs, que só são possíveis na PlayStation 4. Além disto, olhando para um próximo marco histórico da PS4, vamos continuar a expandir a plataforma de forma a proporcionar as melhores experiências de entretenimento interativas a todo o mundo”
Estes números agora revelados vêm realmente comprovar que a Playstation 4 ainda se encontra de boa forma e que nem mesmo os 5 anos de idade a fazem perder gás.
Com valores destes, será que a própria marca sente alguma urgência no lançamento da próxima consola, ou, por outro lado, lhe dá uma almofada de conforto para demorar um pouco mais?