…na Europa!!!
São números que simplesmente nos arrebatam. A Sony Computer anunciou recentemente que as vendas acumuladas (Número de vendas reais (unidades vendidas a consumidores) estimado pela SCEE) PlayStation 3 atingiram o número bem gordinho de 30 milhões de unidades vendidas na Europa e em territórios PAL no dia 17 de Dezembro de 2012.
Creio que estes números indicam acima de tudo que ainda existe uma certa preponderância da consola da Sony face à concorrência. Creio que um dos principais factores que a isso leva, será um factor tempo-cultural, uma vez que a Playstation é uma marca já vincada nos mercados ocidentais há largos anos e que cujos possuidores costumam ser fieis aquando do lançamento de novas consolas com chancela Playstation.
“Este é um marco muito importante para nós, e mostra claramente a grande popularidade da marca e dos produtos PlayStation na Europa e nos territórios PAL” – disse Jim Ryan, Presidente e Director Executivo da SCEE. “Estamos muito contentes com o sucesso do sistema PS3 nos últimos seis anos e estamos empenhados em continuar a sustentar a nossa plataforma em produtos de alta qualidade e títulos do calibre a que os fãs da PlayStation já se habituaram a esperar.”
Desde que foi lançada, a PS3 tem proporcionado experiências de entretenimento de alta qualidade, tendo sido reconhecidas com vários prémios. Ao longo da sua vida, a PS3 evoluiu e tornou-se uma peça verdadeiramente fundamental da sala de estar das famílias, com títulos clássicos como LittleBigPlanet™ e Gran Turismo, ou mais recentes, como o Wonderbook: Livro de Feitiços.
Aos poucos e poucos e como se passa também com outras consolas concorrentes, o sistema Playstation 3 foi-se tornando o centro de entretenimento de muitos lares, permitindo que as famílias joguem juntas ou desfrutem de uma ampla variedade de filmes, séries de TV e música, directamente no sistema.
Depois da introdução da PlayStation 3 nos seus territórios, em Março de 2007, a Sony lançou uma série de serviços e produtos para acompanhar o sistema. Entre eles o acesso gratuito à PlayStation Network, o PlayStation Plus, que oferece um serviço que vale mais de €1000 em conteúdos, por €49.99 por ano, o comando de movimento PlayStation Move e o Wonderbook, o novo periférico recentemente lançado.
Em Setembro de 2012, a Sony lançou a nova PS3, com um novo design e com dimensões mais reduzidas e, em Outubro deste ano, redesenhou a PlayStation Store para a PS3, oferecendo uma experiência mais fluída e acessível à loja, que incluiu um novo e espantoso interface, um motor de busca simples e um poderoso método de descoberta de conteúdos.
Dito tudo isto, é dado adquirido que a Sony Computer Entertainment Europe vai continuar a expandir e a investir na plataforma PS3, ficando a questão … haverá já espaço para a PS4???