Lembram-se de Phileas Fogg? O personagem do conto “A Volta ao Mundo em 80 dias” de Julio Verne? Pois bem, encontra-se a caminho da Nintendo Switch.
Venham ver um pouco mais sobre o jogo.
Jules Gabriel Verne, conhecido por Julio Verne cá por nossas terras, é um dos autores mais conhecidos do Mundo e com obras intemporais que todos conhecerão. Obras tais como “As 20.000 léguas submarinas” ou “A Volta ao Mundo em 80 Dias” são dois exemplos claros do sucesso de Julio Verne.
E é precisamente sobre esta última obra que vos escrevo estas linhas. Isto pois os Inkle Studios encontram-se a preparar uma versão do seu jogo sobre este livro para a Nintendo Switch. O jogo já existem para outras plataformas, incluindo Windows e Mac OS X, e dispositivos mobile (Android e iOS). Para os que se esqueceram, a história do jogo anda em redor da aposta de Phileas Fogg em conseguir fazer a circum-navegação ao globo terrestre em 80 dias.
Cabe ao jogador ajudar Fogg a concretizar a sua aposta e para isso não vai só. Lembram-se de Passepartout. Pois bem, o jogador será o fiel ajudante francês de Phileas Fogg e juntos embarcarão na aventura das suas vidas. São milhares de kms percorridos tanto em comboio a vapor, como por expresso, de avião ou a camelo, a montar um cavalo ou num balão de ar quente.
No entanto, o jogo não segue a história ao pormenor e acrescenta um pouco de criatividade à versão de Júlio Verne.
Os jogadores participam desta forma numa corrida à volta do mundo (mais de 150 cidades possíveis de visitar) contra o tempo, que corre em tempo real, num mundo em constante mudança no qual se podem esperar eventos surpreendentes e desafiantes.
Jogando como Passepartout o jogador terá de usar toda a sua astucia para ajudar o seu patrão a ganhar a aposta feita em Londres. Toda a viagem tem de ser cuidadosamente planeada, incluindo pormenores como qual as rotas a seguir, por exemplo.
Também as finanças são de extrema importância (tal como no livro) pelo que terá de haver também uma particular atenção aos dinheiros.
Durante o jogo será ainda possivel (e em algumas ocasiões, necessário) interagir com algumas das centenas de diferentes personagens que habitam os locais por onde passamos. Essas interacções serão baseadas em janelas de diálogo com centenas de combinações e escolhas disponíveis, criando assim uma imensidade de resultados de cada conversa e que nos vão marcando, uma vez que este jogo combina conceitos de board games estratégicos como RPGs.
Esta versão do jogo foi optimizada para a consola da Nintendo, tendo em atenção ao seu uso com o Joy-Cons ou com o ecrã táctil de forma a torná-lo o mais user-friendly possivel. Segundo os responsáveis do jogo foi ainda implementado um sistema de redimensionamento do tamanho do texto, de forma a ser igualmente legível quando em modo mobile ou na televisão (este costuma ser um problema que afecta muitos jogos da Switch).
O jogo será lançado a 1 de Outubro deste ano para a Nintendo Switch incluindo todos os conteúdos adicionados desde o lançamento do jogo (encontrar a cidade perdida da Atlântida, enveredar por uma expedição ao Polo Norte, passar as Cataratas do Niagara, associarmos-nos ao famoso ladrão de jóias Black Rose ou até viajar até à Lua)