O mercado dos jogos envolve muito dinheiro e hoje em dia os criadores têm várias plataformas para desenvolverem os seus conteúdos. No entanto, uma recente pesquisa indica que o PC continua a ser a principal plataforma para os programadores do mundo gaming.
PC continua a ser a plataforma principal dos programadores gaming
Uma recente pesquisa solicitada pelos organizadores do evento gaming Game Developers Conference (GDC) – via PC Gamer, que envolveu mais de 3.000 programadores, concluiu que mais de metade dos participantes (66%) está a criar atualmente conteúdos de jogos para PCs.
A segunda plataforma mais escolhida pelos criadores de jogos foi a PlayStation 5 da Sony (35%), seguida pela Xbox Series X e Series S da Microsoft (34%). Segue-se depois a criação para dispositivos mobile, onde o sistema operativo Android foi escolhido por 24% dos participantes e logo de seguida surge o iOS da Apple com 23% dos votos.
Por sua vez, a popular Nintendo Switch foi a escolha de 18% dos programdores gaming, seguida pela Xbox One (18%), pela PlayStation 4 (16%) e pelo Mac (16%). Pode ver todos os resultados na imagem seguinte, referente às plataformas para as quais os programadores se encontram a desenvolver atualmente os seus conteúdos.
Outro detalhe importante apurado nos resultados é o facto de que, dos mais de 3.000 programadores que responderam à pesquisa, 8% já se encontram a trabalhar na criação de jogos para a consola que vai suceder a atual Nintendo Switch, a qual se espera que chegue neste ano de 2024.
Destaque também para o facto de a escolha do PC ter aumentado ao longo dos anos em que esta pesquisa é feita, uma vez que em 2022 a percentagem era de 56% dos jogos produzidos atualmente, em 2021 esse valor aumentou para 58% e em 2022 chegou aos 63%, encontrando-se agora então nos 66%.
Por sua vez, ao serem questionados sobre as plataformas que mais lhes interessam como programadores, a maioria continuam a optar pelo PC (62%), seguindo-se a PlayStation 5 (41%) e, curiosamente, a sucessora da Nintendo Switch (32%).
A lista seguinte mostra então as plataformas para as quais os programadores se interessam mais desenvolver atualmente.
A Xbox Seris X e Series S é preferida de 29% dos programadores, enquanto que a atual Nintendo Switch conquistou 25% dos votos. Os óculos de realidade virtual também já têm uma significativa parte de criadores que se interessam em criar jogos para estas plataformas, sendo escolha de 14% dos participantes.
Com base nestes resultados, e noutros que vão sendo divulgados, espera-se que muito dificilmente o PC perca a liderança na programação de jogos, pelo menos a curto e médio prazo.