Com os avanços da tecnologia ao longo dos tempos, atualmente existem diversos equipamentos através dos quais podemos jogar. Sejam consolas, computadores, tablets, smartphones, temos à disposição uma panóplia de títulos diferentes adaptados a cada plataforma.
No entanto, uma recente pesquisa chegou à conclusão que a maioria dos programadores ainda prefere o PC como a plataforma para desenvolverem os seus jogos.
Programadores preferem desenvolver jogos para PC
Uma recente pesquisa realizada pela GDC (Game Developers Conference) indica que o computador ainda se mantém como a plataforma preferida dos programadores de jogos localizados na Europa e EUA. E mesmo com várias outras alternativas, a tendência é que o desenvolvimento de jogos para PC continue a crescer.
Estes resultados fazem parte da pesquisa anual designada State of the Game Industry. Este estudo já existe há 8 anos, tendo então como objetivo sondar os interesses e tendências dos programadores de jogos.
De acordo com as respostas de mais de 3.000 participantes, à pergunta “qual é a plataforma que mais lhe interessa como programador neste momento”, 58% dos programadores responderam o PC. Nesta questão, os participantes poderiam dar mais do que uma resposta, mas o computador foi a plataforma que mais votações obteve.
Esta percentagem mostra também um crescimento comparativamente ao ano passado, onde 50% dos participantes indicaram o PC como resposta.
Além disso, 58% dos programadores também revelou que o seu último jogo foi para computador, e 53% adianta que o seu próximo título também se destina a esta plataforma.
A segunda plataforma de maior interesse dos programadores foi a PlayStation 5 (44%), seguida da Nintendo Switch (38%) e só depois surge a Xbox Series S e X da Microsoft em quatro lugar (30%). Por sua vez, o Google Stadia conseguiu apenas 6% dos votos.
A soma das votações ultrapassa os 100% pois cada participante poderia assinalar mais do que uma plataforma. Já o PC Gamer deixa a nota de que, caso esta pesquisa fosse feita a programadores orientais, os resultados poderiam ser diferentes.