O Rei da simulação de treinador futebolístico está quase a chegar e a menos de 1 mês de distância, as novidades na versão 2013-14 são imensas.
Ao longo dos últimos tempos têm vindo a ser disponibilizados na internet um vasto conjunto de vídeos ilustrativos das mais-valias que poderão ser encontradas em Football Manager 2014.
Estão preparados?
O primeiro vídeo divulgado refere-se ao Interface de Utilizador. Devo confessar que esperaria um pouco mais a este nível. Foram feitas algumas alterações na forma como a informação sobre as competições é-nos apresentada, apesar de concordar que possa ser mais esteticamente equilibrado e de apresentar a informação mais agrupada e de uma forma mais prática.
Também mais informação sobre as “chicotadas psicológicas” foi adicionada sob a forma de um novo ecrã para o efeito, mostrando inclusive as razões de tal chicotada ou saída de treinador.
O ecrã principal dos jogadores recebeu também algumas atualizações, apesar de se tratar de meras reposições de informação, como por exemplo, colocar a informação do treino disponível num painel.
Outra adição interessante no que toca ao ecrã de jogador é a atualização da secção de Reports podendo agora ver com detalhe a performance de determinado jogador em certo jogo, tal e qual como se vê no final do jogo (com representação gráfica dos remates, posicionamento, passes certos, passes errados, …).
Uma adição importante será a de podermos aferir da evolução técnico-tática de um jogador que temos emprestado.
Além de outros tipos de interfaces como a previsão dinâmica da Media sobre quem ganhará a Liga, ou mais informação sobre as transferências, ou a satisfação dos fãs, fica-se com a ideia de que pouco foi acrescentado.
O Segundo video refere-se às Noticias e ao Inbox do jogo.
Pelo que nos podemos aperceber, a maior parte das alterações neste capítulo foram a de introdução de mais e melhor informação por cada Noticia ou item da Inbox, de forma a termos a informação o mais centrada possível no menu de Inbox, evitando assim termos de ir a outras páginas para cada ponto. Esta poderá ser uma importante adição, pois se for realmente assim, evita-se muita perda de tempo em saltos de ecrãs (por exemplo nas transferências ou nos reports de treino dos nossos jogadores).
O Dia do Jogo recebeu também algumas melhorias.
Em relação às Tácticas do jogo fica a promessa de um Sistema Unificado de Táctica para o jogo.
Outra alteração prende-se enquanto o jogo decorre, no facto de podermos alterar as ordens individuais de determinado jogador sem ter de interromper o jogo.
Outras adições foram as de novas posições/roles para os jogadores, como por exemplo o “falso número 9”.
No dia do jogo, o ecrã de Prev-Match foi também alterado, o que é o mesmo que dizer, que recebeu uma remodelação da forma como a informação nos é transmitida. Por exemplo, podemos agora ver com detalhe os Key Players do adversário e os seus dados. Foi também melhorado o ecrã que nos permite comparar os status de ambas as equipas e jogadores com mais e melhor informação sobre as suas estatísticas e comparando-as de forma mais clara.
O Team Talk anterior ao jogo foi alterado de forma a que os jogadores possam reagir mais realisticamente aquilo que lhes dizemos.
No próprio jogo em si, as alterações, além de novos movimentos e novas jogadas passam também por um novo e melhorado sistema de iluminação. Seja ao Sol, à chuva, com luz artificial ou não fica a promessa de uma luminosidade mais realista.
Também o Assistant Manager terá um papel mais activo (se o pretendermos) durante o próprio jogo.
O seguinte video traz-nos algumas informações sobre a interacção entre FM e o Steam e as suas mais-valias das quais realça o facto de ser multi-plataforma e estar disponível a qualquer momento (via Steam Cloud). Podemos, por exemplo, jogar em casa, sair para casa de um amigo e continuar no Mac deste nosso amigo o nosso jogo.
No entanto, para tal é necessário obrigatoriamente … internet.
As Transferências e Contratos também receberam a atenção da Sports Interactive. A adição de mais cláusulas, seja em transferência ou em oferta de contrato, tenta aproximar-se mais da realidade enquanto as conversações de transferência se tornam mais nisso mesmo …. Conversações. Ou seja, fica a ideia de haver um diálogo efectivo na tentativa de transferir um jogador. Parece-me uma boa adição.
A IA foi também aguçada em FM 2014 podendo-se encontrar mais negociação pela parte dos restantes clubes e uma maior atenção ao que cada cláusula oferecida implica efectivamente.
Uma adição curiosa foi a de Agentes Externos, como os Fundos de Investimento ou incentivo a que os jogadores se libertem de agentes.
Ao nível da Interacção com os restantes Personagens do jogo, foi adicionada uma particularidade interessante, Entrevista de Emprego. Quando nos candidatarmos a um clube podemos ser chamados a uma entrevista de emprego, onde teremos de, entre outras coisas, indicar as nossas perspectivas para a época, budget para transferências pretendido e a nossa ambição.
Também o Board Interaction foi alterado de forma a dar mais oportunidades ao jogador de convencer a administração. Foi também adicionada uma forma mais rápida de deixar escapar “fugas de informação” quando algum pedido nos foi rejeitado.
De regresso estará o Modo Clássico. Já não existirá o limite de 3 ligas jogáveis neste modo, podendo agora seleccionar as que pretendermos até um limite de 50.000 jogadores.
Também alguns ecrãs foram alterados com mais e melhor informação disponibilizada, com recurso a um Layout Adaptativo (com painéis).
Os Desbloqueáveis foram aumentados e surgem mais dois: – Magic Sponge que nos permite ver livres dos jogadores lesionados e Morale Boost que, como o nome indica, atribui uma grande dose de Moral e Determinação aos jogadores.
Basicamente as alterações foram ao nível da informação e da forma como ela nos é entregue.
Por fim, deixo-vos com imagens do Motor do Jogo (versão Pré-Beta):
O jogo será lançado em 31 de Outubro, e encontra-se totalmente em Português.
Os fãs que fizerem a pré-encomenda do Football Manager 2014 irão ter acesso prévio a uma versão Beta do jogo inteiramente jogável, disponível aproximadamente duas semanas antes da data oficial de lançamento. As carreiras iniciadas nesta versão Beta irão continuar no jogo completo.