Football Manager 2013 ainda não chegou e já está a dar que falar. Todos os anos, por esta altura é sempre a mesma coisa. Não se fala de mais nada além de, quando é que FM sai, das novidades e rumores, ….
Este ano o Pplware tem vindo a acompanhar a sequência de Videoblogs lançados por Miles Jacobsen, onde o próprio relatas as principais novidades da nova versão do jogo que está a pouco mais de um mês de lançamento.
No primeiro vídeo, indicado acima, Miles indica que foi adicionada a função de Director Futebolístico ao Football Manager 2013.
A nova função corresponde a um elemento auxiliar do treinador, tal como existem já os Olheiros, Preparadores Físicos e Treinadores Adjuntos. O Director Futebolístico será portanto um elemento do grupo, que estando sob a alçada do treinador pode ser despedido, caso nós assim o entendamos. Ou seja, será um elemento do staff que terá como principal função a de aliviar a carga de trabalho do treinador.
Creio que terá mais importância para aqueles jogadores que preferem uma jogabilidade mais superficial e que preferem poupar tempo em certas tarefas como por exemplo, despedir ou contratar outros elementos do staff, ou renovar contratos com os jogadores de qualquer um dos planteis, gerir equipa de olheiros, ou confirmar transferências …
A possibilidade de lhe delegar listas de compras ou para resolver problemas com jogadores dispensáveis acabam por ser boas ideias pois, apesar de pessoalmente gostar de me imiscuir em todas estas áreas da gestão dos meus clubes, concordo que alguns destes tópicos sejam automatizados.
Conforme se pode ver no vídeo acima indicado foram ainda acrescentados mais alguns cargos técnicos novos que também ajudam o trabalho do treinador … esperamos.
O Director de Desenvolvimento Juvenil é um desses casos e, tal como o nome indica, é uma função de acompanhamento das camadas mais jovens do clube e de prospecção de jogadores mais novos no mercado.
A acompanhar o Director de Desenvolvimento Juvenil, vêm também outras novas funções técnicas para as camadas jovens, desde fisioterapeuta a treinador de guarda-redes.
Outro novo elemento do clube é o Director de Olheiros que será o nosso elo de ligação com os olheiros e os seus relatórios. Parece-me um pouco redundante mas … teremos de esperar para ver, certo?
O treino é um dos aspectos sempre em foco nos Football Manager anteriores. Há sempre quem queira mais, há outros que acham que assim está bom e ainda quem ache que já é demais. Em FM 2013 também irão haver novidades nos treinos da nossa equipa.
A possibilidade de gerir os treinos da nossa equipa duma forma mais geral, ou mais especifica é bem-vinda e em parte já existia mas a possibilidade de implementar treinos semanalmente é uma grande mais-valia. Pessoalmente saúdo de forma veemente essa opção e à partida acho que, apesar de trazer maior complexidade ao jogo, é uma complexidade bem-vinda.
Uma novidade particular que me deixou bastante sorridente, é a possibilidade de “castigar” os jogadores após uma má performance com um treino intenso no dia seguinte … se Jesus já o fez no Benfica, porque não poderei eu também de o fazer??? …
Além do treino da equipa como um todo, teremos também o treino individualizado por cada jogador, onde poderemos gerir a carga de treinos dum jogador num tipo especifico de posição e/ou atributo. Gostei deste ponto também até porque complementa-se com o anterior.
Foi também mencionado que os nossos Preparadores Físicos podem ser enviados para receber formação profissional e, assim, adquirir mais experiência em determinados atributos. Parece-me ser uma boa adição e, realista também.
Por fim é-nos apresentado agora o conceito de estágios de pré-temporada. Um pouco à semelhança do que se passa com Pro Cycling Manager 2013, podemos enviar a equipa ou parte dela, no inicio da época para campos de estágio para a preparar melhor para a época que se avizinha. Estes campos de estágio também se aplicam nos intervalos de tempo em que, por motivos atmosféricos, as competições de certos países se interrompam, como por exemplo o campeonato da Alamenha ou Rússia. Gostei deste pormenor, embora na prática ainda se vá ver se terá grande influência …
Este quarto vídeo mostra-nos as alterações que FM 2013 teve de receber de forma a incluir todas as alterações das regras e competições do mundo real. Falamos é claro de alterações como por exemplo, Equipas B e suas ligações às equipas principais, questões relacionadas com as escolhas Superdraft das Ligas norte-americanas, negociações de propriedade partilhada do passe dum jogador.
Ao todo, as 51 ligas disponiveis em FM 2013 foram todas revistas e actualizadas com novas equipas, novas regras ou novas competições caso assim fosse o caso. Parece-me bastante bom, agora resta saber como é na prática e cá em Portugal temos um caso a sério para validar, as Equipas B.
Um outro aspecto melhorado em FM 2013 tal como o vídeo anterior ilustra foi o mecanismo de comparação de jogadores. Além das tradicionais formas de comparar teremos agora um filtro por Posição ou Função dentro do campo. Pode-se tornar particularmente útil quando estamos à procura dum determinado jogador para determinada posição ou função.
É também possível em FM 2013 comparar técnicos. Não sei se será algo de muito importante, mas pode vir a ser útil.
Foram também divulgadas mais algumas novidades sobre o sistema de transferências e talvez tenha sido a área que, a meu ver, ainda não foi suficientemente mexida.
Há algumas novidades e alguma flexibilidade na gestão das propostas e negociações, mas creio que ainda falta ir um pouco mais fundo, como como por exemplo com a questão dos Fundos de Investimento e outras afins.
Por fim a inclusão do Dia de Fecho de Prazo de Transferências promete ser uma opção bastante entusiasmante em FM 2013 …