Apresentada em janeiro de 2017 a consola Nintendo Switch foi um autêntico caso de sucesso em todo o mundo. Agora que a o período de maior procura já acalmou, a gigante nipónica estará já a preparar um novo modelo para 2019.
Entretanto, a Switch sagrou-se como campeã de vendas nos Estados Unidos da América em 2018, de acordo com os indicadores avançados pela VentureBeat. Já a nível de jogos, foi o Super Smash Bros. Ultimate quem mais lucros gerou.
Uma estrondosa adesão à nova consola que valeu à Nintendo um novo recorde, superando os valores obtidos em 2009 com a Wii. Aliás, também em Portugal se sentiu a “febre” da Nintendo Switch com mais de 50 mil consolas vendidas.
A Nintendo Switch já vendeu mais de 20 milhões
Os dados foram avançados pela própria empresa, em nota à imprensa. Ademais, desde que chegou ao mercado a Nintendo Switch já vendeu mais de 20 milhões de unidades. Agora, já se fala numa nova geração para esta consola.
Celebrando agora o seu segundo aniversário, já circulam vários rumores sobre o novo modelo para 2019. Aliás, já desde meados de 2018 que começamos a ver várias fontes e sites da área a debater o lançamento do novo modelo para 2019.
Até ao momento a fonte mais credível é o WallStreetJournal. Publicação que já no ano passado noticiou a forte possibilidade de termos uma nova Nintendo Switch, um novo modelo para 2019.
Podemos ter um novo modelo da consola para 2019
Agora, surge um novo relato, cortesia da publicação LetsGoDigital e que acaba por ir ao encontro às supracitadas previsões do WSJ. De acordo com a nova fonte, teremos sobretudo melhorias no hardware e especificações da consola.
Em cima da mesa está também a reprodução de conteúdos em resolução 4K (Ultra-HD). Já, por outro lado, a Nintendo deverá continuar a utilizar ecrãs IPS LCD ao invés de painéis OLED. Assim sendo, teríamos melhorias discretas.
Reforço do armazenamento interno no novo modelo para 2019
A Nintendo Switch, para 2019, apresentará melhorias ao nível do armazenamento interno. Uma necessidade que se prende com o grande volume de compras e, consequente armazenamento de dados, no interior da consola.
Fruto da boa adesão não só à consola bem como à loja de conteúdos e jogos para a Nintendo Switch. Em suma, os jogadores e consumidores estão a sentir falta de mais armazenamento que, por sua vez, gerará mais compras.
Até ao momento, este é o único ponto consensual entre todas as fontes, comunidades e meios de comunicação dedicados à Nintendo e aos seus desígnios.
Ademais, estas informações foram posteriormente avançadas pela publicação GamingIntel, reforçando os relatos prévios. De acordo com esta fonte, não sabemos se o modelo de 2019 será uma versão “Pro” ou um simples incremento.
LEAK: New Nintendo Switch Revision coming in 2019 with increased internal storage!https://t.co/lyEpe9Yl4Y
— Nintendo Switch (@NintendoSwitchC) December 15, 2018
Entretanto, vimos ainda uma nova publicação no Twitter. Feita por uma página atenta a tudo o que envolve a Nintendo e a sua consola híbrida, volta a ser referida a revisão da Nintendo Switch para 2019.
A Nintendo Switch deverá continuar a utilizar um ecrã IPS LCD
Neste relato é referido, mais uma vez, o incremento da sua memória interna ou armazenamento. Em seguida, tocam também no tipo de ecrã utilizado, sugerindo apenas uma tecnologia que continue a gastar pouca energia.
Ainda assim, o cenário mais provável seria uma apresentação durante o segundo trimestre do ano. Já numa nota estritamente pessoal, considero que este seja o cenário mais provável.
A Nintendo teria assim mais tempo para continuar a desenvolver o seu hardware e, acima de tudo, a atual consola a ser procurada. Ao mesmo tempo, continuam também a chegar novos títulos para o modelo existente.
Em suma, é difícil refutar a existência de um novo modelo para 2019 apesar de ser impossível precisar os seus contornos.