Este artigo pertence ao passatempo “Visita Guiada Nintendo 3DS” que o Pplware lançou em parceria com a Nintendo.
Uma das temáticas que, nos últimos anos têm sido bastante discutidas e levantado bastantes questões e restrições no que toca ao Mundo dos Videojogos, é a da disponibilização de violência e conteúdos impróprios a camadas mais jovens de jogadores.
São sobejamente conhecidos exemplos de títulos que enfrentaram variados problemas por serem considerados extremamente violentos, e jogos como Grand Theft Auto, Carmageddon ou Dead Rising são o expoente máximo dessa discussão.
No entanto, a indústria não fecha os olhos a estes problemas e há cada vez mais indícios de que as marcas também se preocupam com este fenómeno.
A Nintendo, como marca responsável e com um historial que lhe exige determinada responsabilidade nesta área, está atenta a este fenómeno e talvez o maior sinónimo de pró-atividade no sentido da segurança é o Sistema de Controlo Parental que com que as consolas 3DS e 3DS XL vêm apetrechadas.
O Sistema de Controlo Parental da Nintendo 3DS apresenta-se de variadas formas, com o objetivo único de tentar evitar a exposição de utilizadores mais influenciáveis a conteúdos que de alguma forma possam ser violentos.
No entanto, esse Controlo Parental terá de ser feito, obrigatoriamente, por um adulto ou representante legal do jogador jovem que irá (também) usufruir da consola. Aqui é que muitas vezes entram as falhas … não das aplicações ou das consolas, mas dos ditos utilizadores adultos e responsáveis. Mas essa é outra questão e que daria para falarmos durante muitos artigos.
Bem … uma vez que a 3DS e 3DS XL são essencialmente consolas de jogos uma das preocupações mais imediatas será, obviamente, a de controlar a violência dos jogos a serem corridos na consola, consoante a sua classificação etária.
Hoje em dia, por lei, os jogos têm de ser catalogados (a famosa classificação PEGI) e é precisamente por aí que o controlo é parametrizado. Ao se aceder ao Controlo Parental referente à Classificação Etária, são-nos apresentadas as variadas classificações disponíveis e apenas terão de ser inibidas as que não pretendermos correr na consola. Por exemplo basta indicarmos que queremos correr jogos de PEGI 12 para que todos os acima desses não sejam arrancados.
Conforme mencionei acima, hoje em dia as consolas são cada vez mais, autênticos centros multimédia, com acessos à internet, partilha de dados, imagens e vídeos e muitas outras funcionalidades. Ora aí pode residir também o perigo e a Nintendo não se esqueceu disso.
Com vista nestes potenciais perigos acima indicados a Nintendo acrescentou assim a possibilidade de podermos bloquear as nossas 3DS e 3DS XL a acessos ao Navegador de Internet, receção de Imagens 3D, partilhas de Imagens e/ou Vídeos, Modo Download DS, interação online e possibilidade de assistir a vídeos distribuídos.
Trata-se dum robusto e versátil mecanismo de proteção que permite quase que blindar o acesso a conteúdos exteriores à consola. Nestes casos acima indicados as opções são apenas de Bloquear ou Permitir, mas também mais não é preciso.
Por outro lado, a Nintendo, conforme referido neste artigo, já disponibiliza o acesso online à sua Loja Nintendo 3DS o que pode também ser um perigo, caso uma criança/adolescente aceda inadvertidamente (ou não). Assim sendo, o responsável (pais) podem também bloquear o acesso à loja online.
Uma das principais funcionalidades da 3Ds ou 3DS XL é o Street Pass, que duma forma resumida, permite que utilizadores destas consolas partilhem dados e informações sobre si, os seus jogos e suas aplicações a outros utilizadores que estejam no seu raio de alcance. Assim sendo, para quem vai no Metro por exemplo, pode entrar em contacto com outra pessoa que vai na mesma carruagem ou na outra do lado. É claro que aqui existe um certo grau de risco e como já devem estar a antecipar, a Nintendo também permitiu configurar isso no Controlo Parental.
Assim como podemos ver, a Nintendo investiu forte numa área que de certa forma não lhe poderá ser estranha. Uma vez que grande quantidade de jogos são direccionados para um público mais influenciável e exposto, esta medida é crucial.
Este artigo encontra-se no âmbito do passatempo Visita Guiada Nintendo 3DS que o Pplware está a lançar em parceria com a Nintendo. Podem ver mais informações aqui.