Tanto o Project Leonardo (que ainda vem a caminho) como o DualSense Edge foram recentemente alvo de atenção redobrada por parte da Sony e parceiros. Foram reveladas novidades e testemunhos que reforçam o valor de cada um destes periféricos da Playstation 5. Venham ver…
Tal como temos vindo a acompanhar, o Project Leonardo é um periférico que promete trazer a jogo, uma maior dimensão à Playstation 5 no que respeita à acessibilidade e mais abrangência de jogadores. Será um comando de acessibilidade altamente personalizável, desenhado para ultrapassar as barreiras de acesso aos videojogos para jogadores com alguns tipos de incapacidades.
Por outro lado, e tal como aqui vimos, o DualSense Edge corresponde à evolução lógica do comando original da consola, o DualSense. Com novas features, novas características ou novos estilos visuais, este novo controlador trouxe consigo algumas novidades e novas features que satisfazem quem procura efetivamente uma nova e mais completa forma de jogar.
Estúdios de renome mencionam como aproveitar o DualSense Edge
A Sony PlayStation revelou três vídeos nos quais alguns estúdios bastante conhecidos do mercado, discutem e mencionam as melhores formas como souberam aproveitar todas as capacidades do DualSense Edge, para extrair ainda mais do seu “sumo” para os seus títulos e tornar, dessa forma, a experiência de jogo mais cómoda e eficaz.
Desde o ajuste dos gatilhos adaptativos para uma rápida explosão em campo no FIFA 23 até à modificação dos botões traseiros para uma alternância perfeita de armas em God of War Ragnarök, o DualSense™ Edge pode ser adaptado a qualquer estilo e tipo de jogo de forma a tornar a sua jogabilidade mais cómoda e eficaz.
“Em God of War Ragnarök queremos mover a personagem com bastante rapidez, especialmente a meio do combate, por isso coloquei o manípulo analógico esquerdo na definição rápida e fiz o inverso no manípulo analógico direito, que é utilizado para o movimento da câmara, pontaria, etc“, disse Mihir Sheth, Lead Combat Designer do Santa Monica Studio.
Já Thomas Caleffi, Gameplay Producer na EA Sports, comentou que o DualSense Edge “permite que os jogadores de FIFA/FC personalizem ainda mais a sua experiência de jogo, concentrando-se no que é mais importante para eles em relação ao comando”. E acrescentou “Alguns jogadores preferem que o manípulo direito seja perfeitamente preciso para os skill moves, enquanto outros preferem uma sensibilidade específica ao trocar de comando. Alguns jogadores vão querer remapear os controlos ao nível do sistema para se adaptarem às suas preferências. Em contrapartida, outros ficarão encantados com a possibilidade de ter um sprint mais rápido de ativar, ajustando o comprimento dos gatilhos“.
Por outro lado, Andy Salisbury, Senior Social Media Manager na Bungie, afirmou que o DualSense Edge tem sido fantástico por lhe permitir aprofundar as atividades mais importantes de Destiny 2 tanto em PvP como em PvE. “Atualmente tenho duas configurações primárias entre as quais me desloco para Trials of Osiris e Raids – e tenho um loadout no jogo para complementar cada uma delas. Poder alternar facilmente entre as necessidades das atividades mais importantes de Destiny 2, tanto dentro como fora de jogo, tem sido um game changer“, disse.
DualSense Edge
De recordar também que o DualSense Edge conta com controlos personalizáveis e perfis permutáveis que podem ajudar os jogadores a equiparem-se para tudo, desde torneios de nível profissional a aventuras épicas de um jogador. Algumas das suas principais funcionalidades são a possibilidade de mudar as coberturas dos manípulos; a possibilidade de trocar rapidamente entre perfis de controlos pré-definidos e ajustar o volume (ligação de áudio analógica aos auscultadores com microfone necessária para compatibilidade completa) do jogo e o equilíbrio do chat a partir do botão de função dedicado no comando (Interface de utilizador no comando); o facto dos módulos do manípulo serem substituíveis; a possibilidade de fixar o USB dos jogadores e diminuir a probabilidade dele escorregar num momento importante graças ao cabo trançado USB com carcaça do conector bloqueável; a existência de botões traseiros mapeáveis e a duração dos gatilhos ajustáveis, que permite aos jogadores definirem manualmente a distância que os seus gatilhos esquerdo e direito percorrem para uma experiência otimizada e adequada ao que estiverem a jogar.
interface de utilizador do Access
Depois de ter apresentado em janeiro o Project Leonardo na CES 2023, a Sony revelou recentemente algumas novas imagens um pouco mais do interface de utilizador deste novo kit de comando altamente personalizável para a PlayStation 5. De referir que o seu nome oficial será Access.
“Embora a acessibilidade seja um tema importante durante todo o ano, o mês de maio é sempre especial, uma vez que celebramos o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade e reconhecemos os passos dados pela comunidade de acessibilidade e pela indústria dos videojogos para tornar os jogos mais inclusivos”, começou por dizer Hideaki Nishino, Senior Vice President na SIE. “Na Sony Interactive Entertainment estamos empenhados em promover essa missão, pelo que hoje temos o prazer de partilhar novos detalhes e imagens do Comando Access para a Playstation 5“, continuou.
O Access é um kit de comando versátil que pode ser personalizado para ir ao encontro das necessidades diversas dos jogadores, que foi desenhado em colaboração estreita com a comunidade de acessibilidade para ajudar os jogadores com deficiências a jogarem de forma mais confortável por mais tempo. Incluirá uma vasta gama de coberturas dos botões e dos manípulos permutáveis para que os jogadores possam criar livremente diferentes layouts que se adaptem à sua força, amplitude de movimentos e necessidades físicas únicas.
Cada Comando Access irá incluir:
- Coberturas dos manípulos analógicos (padrão, tipo cúpula e tipo bola);
- Coberturas de botões de diferentes formas e tamanhos, incluindo:
- Cobertura de botões tipo almofadadas;
- Cobertura de botões planos;
- Cobertura de botões planas e largas;
- Cobertura de botões salientes (que beneficiam os jogadores com mãos mais pequenas, uma vez que estão posicionadas mais perto do centro);
- Cobertura de botões curvos (que podem ser empurradas se colocadas na parte superior, ou puxadas se colocadas na parte inferior do comando)
- Etiquetas das coberturas dos botões substituíveis para os jogadores marcarem facilmente as entradas que atribuem a cada botão
Adicionalmente, os jogadores poderão colocar o Access onde lhes for mais confortável: em qualquer orientação em 360º, em diferentes superfícies planas, num tabuleiro de cadeira de rodas, ou acoplado a um suporte de padrão AMPS ou tripé. Poderão também ajustar a distância entre o manípulo analógico e o comando, já que o comprimento do manípulo é ajustável.
Para além disto, o Access contará ainda com entradas expansíveis, que permitirão aos jogadores usarem até dois comandos Access juntos como um comando virtual único, ou combinarem um ou dois comandos Access com um comando sem fios DualSense Edge ou DualSense para acrescentar funcionalidades como reação tátil, gatilho adaptativo, sensor de movimento e painel tátil ao seu conjunto. Com este kit os jogadores poderão ainda ligar botões adicionais, gatilhos especializados e outros acessórios compatíveis através das quatro portas de expansão de 3,5mm padronizadas do Comando Access, e configurar as suas entradas através das definições da consola PlayStation 5.
Em relação à interface de utilizador deste kit de comando altamente personalizável para a PlayStation 5, foi ainda revelado que será possível aos jogadores criarem diversos perfis de comando individuais nas definições da sua consola, armazenarem três perfis no comando e mudarem rapidamente entre eles com um botão dedicado, que lhes permitirá usar as funções dos botões e o melhor esquema de controlo para o que está a acontecer nos jogos.
Os botões do comando Access são altamente configuráveis, o que significa que os jogadores poderão mapeá-los para que os comandos que precisam estejam onde os querem. Poderão ainda definir se cada vez que primem um botão ativam/ desativam comandos ou estão a dar uma ordem única, ou desativarem de vez os botões para impedirem toques acidentais. Até poderão mapear dois comandos para um único botão para jogarem de forma mais intuitiva.
Para além disto, as definições de manípulo deste novo comando de acessibilidade para a PlayStation 5 também são extremamente ajustáveis, o que significa que os jogadores poderão calibrar o “norte” para posicionarem o comando de forma flexível, e adaptarem a sensibilidade do manípulo e as zonas mortas para melhor se adaptarem às suas necessidades de controlo.