World of Warcraft já conta com 14 anos e “Battle for Azeroth” será a sua sétima expansão. Com data de lançamento para hoje, este novo addon introduz um conjunto de novidades que passam por novas dungeons, raids e funcionalidades, elevando o level cap para 120.
O lançamento de uma nova expansão é sempre uma ótima altura para voltar a mergulhar no universo Warcraft.
Vamos conhecer as novidades?
O pre-patch 8.0 para a nova expansão de World of Warcraft “Battle for Azeroth” foi disponibilizado a 18 de Julho de forma a preparar o novo set que chega já … hoje!
Este patch ainda não adiciona as novas funcionalidades da expansão, mas acarreta muitas “alterações de sistema”. As armas artefacto foram eliminadas, os servidores de PvP foram removidos, o sistema de honor atualizado e novas UI’s a surgiram para as guilds e comunidades.
Este novo addon está pronto a reacender o ódio existente entre as duas fações do jogo, Aliança e Horde, refocando-se em Azeroth e no conflito existente entre estes.
“Battle for Azeroth” será a sétima expansão do jogo e introduz novas dungeons, raids, funcionalidades e algumas novidades adicionais:
- Novo level cap – Nova expansão, novo level cap. Os jogadores podem agora subir os seus chars até 120 o que representa um aumento de 10 níveis comparativamente ao limite imposto por “Legion” (110).
O scaling do leveling retorna, o que significa que é possível levlar através das novas zonas da expansão em qualquer ordem. O lore por de trás das quests é agora mais linear que Legion (a ultima expansão) o que facilita a (re) introdução desta funcionalidade.
- Novos modos de PvE – O foco no conflito entre fações inspiraram 2 novos modos cooperativos que colocam os jogadores contra oponentes (AI) que representam a fação oposta:
“Island Expeditions” – Para aqueles que jogaram durante “Mists of Pandaria” talvez se recordem de um dungeon mode denominado por “Scenarios”, que envolvia equipas de 3 jogadores ao invés dos tradicionais 5. “Island Expeditions” irá trazer um sabor semelhante
Cenários de 3vs3 que colocam os jogadores contra 3 oponentes que a Blizzard categoriza como “Advanced AI”. Isto significa que os inimigos irão agir mais como jogadores tentando atingir objetivos de uma forma mais inteligente e proactiva.
Estas novas expedições são baseadas em “Action RPG’s” com áreas dinâmicas que são randomizadas de forma a proporcionar uma user experience superior. A ideia parece ser gerar de forma aleatória, até um determinado nível, as ilhas, tal como acontece com os rift’s em Diablo III.
Neste modo, o principal objetivo dos jogadores será obter recursos mais rapidamente que os oponentes, sendo que estas expedições demoram em média 15 a 20 minutos.
Apesar de ser um modelo de jogo desenhado para PvE, haverá um modo PvP que substitui os oponentes (AI) por equipas de jogadores reais da fação oposta.
“Warfronts” – Instâncias maiores, de 20 jogadores, que se baseiam nos jogos de estratégia de Warcraft (Warcraft 3).
Os jogadores são lançados na “Warfront” para obter recursos, destruir tropas inimigas, construir edifícios e eventualmente lançar assaltos à base inimiga. Estas batalhas demoram 20 a 40 minutos e, ao contrário das “Island Expeditions”, não contemplam um modo PvP. Esta foi a forma da Blizzard trazer um RTS a “World of Warcraft”.
Tanto um modo, como outro, recompensam os jogadores com uma variedade de achievements, loot, skins, mounts e um novo recurso denominado por “Azerite” que é utilizado para efetuar upgrades ao gear.
- Modos de jogo antigos mantêm-se – “Battle for Azeroth” não irá remover nenhum modo de jogo. O jogo continuará a suportar as dungeons, raids, arena e battlegrounds já existentes. As dungeons Mythic+ (dungeons timed com dificuldade incremental e recompensas proporcionais) vão também voltar de “Legion” e passar a suportar todas as novas dungeons da nova expansão.
No total, a nova expansão adiciona 10 dungeons e uma nova raid. É virtualmente garantido que o número de novas dungeons e raids irá continuar a aumentar ao longo da expansão, de acordo com a estratégia utilizada pela Blizzard nos últimos anos.
- Servidores de PvP deixam de existir – Apesar do foco no conflito entre fações, os servidores de PvP serão convertidos em servidores “normais”.Isto não significa que o world PvP deixa de existir. A expansão irá introduzir um novo “War Mode” que, qualquer pessoa, em qualquer servidor, pode ativar. “War Mode” é basicamente a mais recente tentativa da Blizzard em tentar transportar a era clássica de world pvp (os clássicos Soutshore vs Tarren Mill) para a mais recente expansão.Ativar este modo permite aos jogadores entrar em modo PvP independentemente do servidor em que estejam. Jogadores que completem quest’s com o war mode ligado têm recompensas adicionais. Os jogadores também vão ter talentos de pvp adicionais que só se encontram disponíveis durante o modo “War Mode”.Sem a capacidade de voar em “Battle for Azeroth”, pelo menos até ao próximo ano, isto pode tornar o leveling mais interessante e desafiante, dando ainda recompensas, ao contrário dos servidores de PvP onde os jogadores não ganhavam nada por participar em batalhas, excetuando a satisfação de matar oponentes.
- Armas Artefacto removidas – Para quem esteve ausente do “WoW, poderá ser uma novidade que durante “Legion” um dos focos era melhorar uma arma artefacto durante a expansão.
De forma resumida, os jogadores têm utilizado a mesma arma durante, sensivelmente, 2 anos. Armas artefacto foram uma novidade muito interessante e os bosses até dropavam as relíquias necessárias para fazer os upgrades. O problema é que após tanto tempo, muitos jogadores começaram a desesperar por ver um drop de uma arma num boss. O slot da arma sempre teve uma importância enorme e quando finalmente se obtém aquela two-hander depois de farmar um boss durante 9 semanas é sempre qualquer coisa de memorável.
De referir que, com “Battle for Azeroth” as armas artefacto deixam de existir e são substituídas por “Heart of Azeroth”. Um medalhão que os jogadores podem fazer upgrade com o novo recurso da expansão, “Azerite”. Fazer este upgrade ao medalhão, desbloqueia novas características e opções de personalização que de outra forma são inatingíveis.
De qualquer forma, o “Heart of Azeroth” não terá o impacto que as armas artefacto tiveram, permitindo ainda assim customizações que valham a pena o esforço de o fazer.
- Não há novas Classes, mas existem novas Raças – Nesta nova expansão não haverá novas classes e também não haverá novas raças, pelo menos inteiramente novas. Existe sim, “Allied Races”.
“Allied Races” são variantes das raças já existentes e começam a nível 20. “Void Elves” são uma versão dos “Night Elves” e os “Highmount Tauren” são uma versão dos “Tauren”.
Já existem 4 “Allied Races” no jogo, sendo que mais 2 – “Dark Iron Dwarves” e “Mag’har Orcs” – estão planeadas para o lançamento de “Battle for Azeroth”.
Os jogadores que levem um character, com uma das novas raças, a level 110 – sem utilizar um level boost – terão direito a um set cosmético especial.
- Ainda se paga – “World of Warcraft” é free to play até level 20 mas acima disso continua a ter subscrição.
Podem ver aqui mais informação sobre a nova expansão.
E eis World of Warcraft – “Battle for Azeroth” acabadinho de sair para PC.