Foi no dia 7 de Dezembro de 2017 que Hearthstone recebeu a sua nova expansão “Kobolds & Catacombs”.
Passada a primeira semana da expansão já é possível identificar quais os decks que ganharam mais popularidade entre a comunidade. Vamos conhecer as novidades?
Tal como referido na antevisão deste add-on, a Blizzard introduziu um conjunto de novidades que incluem novo conteúdo, novas mecânicas, armas lendárias e 135 novas cartas.
À semelhança de expansões anteriores, com a chegada de um novo set surgem mais opções e o metagame começa a redefinir-se.
Como habitual, esta é uma boa altura para fazer um ponto de situação relativamente ao estado do jogo no que aos decks e arquiteturas diz respeito:
Aggro & Murloc Pala
Não era, para muitos, expectável que esta classe tivesse uma presença tão dominante no início desta nova season. Call to Arms parece ser uma das melhores cartas do set e conseguiu elevar a agressividade dos decks de paladin para win rates muito altos.
Tanto Aggro como Murloc Pala são decks que foram refinados relativamente rápido e são opções muito interessantes. DDaHyoNi chegou às finais do Sydney Inn-vitational e cerca de 25 % do deck era composto por novas cartas, cujo objetivo principal seria gerar uma Lynessa Sunsorrow gigante ou extrair todo o valor recorrente de Val’anyr. Apesar dos únicos spells usados nos minions serem Spikeridged Steed e a nova Potion of Heroism, fazer summon à Lynessa depois da utilização destes tem um impacto significativo.
Relativamente à ladder, é possível que estes decks não mantenham as win rates atuais mas são builds muito bem posicionadas na meta atual de “Kobolds & Catacombs”.
Razakus, Big & Dragon Priest
Priest tem 3 builds muito fortes: Big Priest, Razakus Priest e Dragon Priest.
É inquestionável que Shadowreaper Anduin e Raza the Chained é dos combos mais fortes em Standard contudo, apesar de Razakus Priest ser o deck mais popular, não há que desprezar os outros dois. Diamond Spellstone acrescentou imenso valor ao Big Priest e Spitful Summoner permitiu criar uma versão de Dragon Priest com um potencial enorme.
Tempo & Kingsbane Miracle Rogue
Não existem muitas alterações à build base de Tempo Rogue. Corridor Creeper e Elven Minstrel foram as adições mais frequentes mantendo o deck nos top’s de performance do jogo.
Kingsbane Miracle Rogue é uma arquitetura nova. Utiliza Leeching Posion e Deadly Poison para melhorar a arma que será obtida repetidamente. Cavern Shinyfinder serve para obter esta lendária mais rapidamente com a decklist contemplando ainda cartas como Sonya Shadowdancer, Doomerang e Fal’dorei Strider.
Control Warlock
NaviOOT, que ganhou o Sydney Invitational, utilizou o novo Control Warlock. Um deck que tem vindo a ter um crescendo incrível de popularidade e que vê na sua decklist muitas novidades. Kobold Librarian, Lesser Amethyst Spellstones, Vulgur Homnculus, Dark Pact e Voidlord são add’s que vêm diretamente de Kobolds & Catacombs. Rin, The First Disciple tem surgido nas novas versões do deck e aparenta ser um add obrigatório.
Secret Mage
Secret Mage beneficiou bastante da expansão. Múltiplos minions de 1 mana ajudam a aplicar pressão em conjunto com novas cartas como Aluneth, Explosive Runes e Corridor Creeper. Explosive Rune irá, na maioria das vezes, não só eliminar os minions que vêm no turno 3 ou 4 como também dar uma boa quantidade de dano ao oponente o que complementa na perfeição o estilo de jogo do deck. A TeamLUL levou este setup às Trinity Series que no fundo é uma versão melhorada dos burn mages que víamos no passado.
Em suma, é importante referir que estes decks são apenas um exemplo de alguns dos baralhos que começam a surgir com o lançamento da nova expansão. Existem muitas outras builds interessantes que poderíamos aqui abordar como os decks de hunter spell-based/sem minions, os Cube OTK Warlocks, Big Warrior, o novo Elemental Shaman ou o revitalizado Pirate Warrior que recebeu um boost interessante através da adição de Spiteful Summoner e Mithril Spellstone à decklist base.
Nas próximas semanas os jogadores vão continuar a criar e aperfeiçoar novos decks para subir na ladder definindo e consolidando assim a nova meta.
“Kobolds & Catacombs” foi lançado para PC; Windows; iOS e Android.