Pplware

Lançamento Journey to Un’Goro

Foi no dia 6 de Abril de 2017 que Hearthstone recebeu a sua nova expansão, “Journey to Un’Goro”.

Tal como referido na antevisão deste add-on, a Blizzard introduziu um conjunto de alterações que passaram pela transição de algumas cartas clássicas para o formato Wild, pela rotação de cartas pertencentes às expansões “Blackrock Mountain”, “The Grand Tournament” e “League of Explorers” do formato Standard para Wild, bem como um novo herói para a classe rogue.

Para além destes aspectos, “Un’Goro” adicionou quest cards, adapt abilities e 135 novas cartas, que revelam mecanismos inovadores que nunca haviam sido vistos em Hearthstone.


O lançamento de uma nova expansão é sempre um momento mágico para os jogadores de Hearthstone. É a altura do reset; os baralhos que compõe e insistem em manter-se como top decks mês após mês são refrescados e novos tipos de arquiteturas começam a surgir dia após dia.

À semelhança da expansão anterior (“Mean Streets of Gadgetzan”), muitos dos jogadores ficaram despontados com as cartas que encontraram após a abertura de packs no dia de lançamento de “Un’Goro”.

Para quem não está inteiramente por dentro, antes do lançamento de cada expansão, a Blizzard “oferece” uma pre-order onde é possível aos jogadores comprar 50 packs por 44,99€ que no fundo é um deal que permite adquirir 50 packs pelo preço de 40. Tipicamente a experiência do jogador “normal” envolve abrir esses 50 packs antes de fazer os decks com aquilo que receberam.

Esta expansão tem 135 novas cartas que, à semelhança de todas as outras, se encontram distribuídas por 4 tipos de raridade: comuns, raras, épicas e lendárias. Em cada pack é garantido ter pelo menos uma carta de qualidade rara ou superior. Cards épicas são menos comuns que raras, e lendárias são raras o suficiente para que o jogo alerte toda a gente na friend list da battle net quando se obtém uma.

 

Os jogadores não ficaram satisfeitos com a quantidade de lendárias que obtiveram nos seus packs e ainda pior reportaram um número anormal de cartas épicas e raras repetidas.

Durante o lançamento da expansão anterior “Mean Streets of Gadgetzan” houve um problema com a abertura de packs onde os jogadores receberam mais tri-class- cards do que o suposto e acabou por ser identificado um pack- opening-bug.

Como crédito aos jogadores que reportam novamente problemas na release de uma nova expansão, a Blizzard decidiu analisar a questão tendo chegado à conclusão que desta vez não foi o caso. Aparentemente foi mesmo azar, dado que a distribuição de cartas está e esteve perfeitamente funcional e consistente com as anteriores releases.

Parte do motivo para os jogadores se terem sentido tão frustrados pelas aberturas dos packs foi o facto de muitos deles não terem conseguido obter uma única Quest.

Isto representou um problema porque muitos dos decks que se andam a experimentar nesta fase inicial andam à volta deste novo tipo de carta. Ou se tem ou não se joga aquele tipo de decks de todo.

Quest’s

Quest’s são provavelmente a maior novidade acrescentada a Hearthstone com a chegada de “Journey to Un’goro”.

Basicamente, existe agora um novo tipo de carta lendária. Cada herói tem uma quest card única que – assumindo que foi incluída no deck construído – começa sempre na nossa mão inicial. Custa apenas 1 mana e caso se complete os requisitos da mesma o jogador recebe a recompensa associada.

Como exemplo, podemos analisar a quest que mais rapidamente se tornou uma das mais utilizadas:

Rogues têm uma quest intitulada por “The Caverns Below” que para ser concluída necessita que o jogador jogue 4 minions com o mesmo nome.

É verdade que só podemos ter 2 cartas iguais no deck, mas existem diversas formas de retornar cartas para a mão e jogá-las novamente (por exemplo via shadowstep).

A recompensa da quest “The Caverns Below” é um spell intitulado de “Crystal Core” que redefine os stats dos minions do jogador que a completou para 5/5.

O deck é composto por minions muito baratos que passam a estar “buffados” e que rapidamente permitem fechar os jogos.

Abaixo é possível consultar todas as quests e recompensas associadas:

anterior próxima

Adapt

Não era introduzido no jogo uma nova keyword desde o “Discover” em 2015 na expansão “League of Explorers”.

“Adapt” pede emprestado a funcionalidade anterior permitindo ao jogador fazer um “Discover” de uma adaptação a aplicar num minion.

Esta mecânica permite ao jogador escolher 1 de entre 3 opções, seleccionadas de forma aleatória de uma pool total de 10 opções, de forma a adaptar o minion à situação.

 

Elemental’s

A introdução de um novo tipo de minion em Hearthstone também é algo que não acontecia há algum tempo. Desde 2014, em “Goblins vs Gnomes” para ser mais preciso.

“Jorney to Un’Goro” introduz os Elementais incluindo uma nova lendária elemental para mage, “Pyros”.

Um minion 2/2 que custa 2 manas que pouco mais tem a acrescentar. O que o torna interessante é o seu efeito Deathrattle. Quando morre retorna para mão transformado numa 6/6 que quando morrer novamente se transforma numa 10/10.

Todas as formas têm a tag “Elemental” o que torna a carta bastante interessante no que respeita a eventuais sinergias com outras mecânicas relacionadas com a mesma.

Decks

Uma vez mais, com a chegada de uma nova expansão surgem mais opções e uma ânsia por encontrar os decks mais fortes que irão definir a meta.

Passada a primeira semana da expansão, já são perceptíveis alguns dos decks que têm vindo a ser mais populares entre a comunidade:

Crystal Core Rogue

Como já foi referido, com a introdução de “Journey to Un’Goro”, um novo tipo de carta foi adicionado ao jogo, Quest’s.

A Quest de rogue é uma das mais interessantes no jogo. Acaba por ter duas condições: Jogar 4 minions com o mesmo nome, mas ao mesmo tempo implica também que o deck compreenda minions “pequenos”. Se assim não for, não vão beneficiar do buff que Crystal Core providencia o que acaba por tornar a quest insignificante.

O facto do próprio Crystal Core custar 5 manas para ser jogado significa que será necessário que tenha um impacto imediato na board quando é jogado.

Com estes factores em mente, o deck precisa de ser agressivo, com minions cujos stats sejam baixos mas com battlecry’s fortes.

O jogador de Hearthstone “Dog” tornou-se o primeiro a atingir legend rank1 com um deck de “Un’Goro”, e conseguiu-o através deste deck – Crystal Core Rogue.

Pirate Warrior

A elevada popularidade do deck acima acabou por potenciar a permanência de alguns decks de aggro, nomeadamente de Pirate Warrior que tem alguns dos win rate’s mais altos contra Crystal Rogue.

A decklist continua praticamente a mesma variando 2 slot’s na maioria das builds entre Naga’s Corsair, Mortal Strikes, Bittertide Hydra ou até mesmo Ravasaur Runt.

Um deck bem conhecido dos jogadores que utiliza charge minions, armas e dano directo para pressionar a vida do oponente resultando num estilo de jogo extremamente rápido e agressivo.

Exodia Mage

Este deck é uma variante de Freeze Mage que vai fazendo stall ao jogo de forma a criar uma situação em que 4 Sorcerer’s Apprentices e Archmage Antonidas se encontram na board ao mesmo tempo de forma a criar uma fonte ilimitada de Fireball’s.

A adição da quest reward, Time Warp, faz o combo significativamente mais fácil de atingir, prevenindo os oponentes de reagir se todas as peças do combo estiverem na mão.

É importante referir que estes 3 decks são apenas um exemplo de alguns dos decks que começam a surgir com o lançamento da nova expansão.

Existem muitos outros que poderíamos aqui referir como o Midrange Elemental Shaman, Tempo Quest Warrior, o retorno de Hunter, Discard Zoo Lock, Miracle Garden Rogue ou até mesmo o novo Elemental Handbuff Paladin.

À semelhança das expansões anteriores, nas próximas semanas os jogadores vão continuar a criar e aperfeiçoar novos decks para subir na ladder definindo e consolidando assim o novo metagame.

“Journey to Un’Goro” foi lançado para PC; Windows; IOS e Android.

Exit mobile version