Pplware

A Magia dos Jogos de Tabuleiro – Flamme Rouge, a pensar no Tour de France 2019

É já de 6 a 28 de julho que decorre a prova principal do ciclismo mundial, o Tour de France. Como não poderia deixar de ser no universo dos jogos de tabuleiro há inúmeros jogos dedicados ao ciclismo.

Esta semana trazemos um que já está editado em Portugal e que vem acompanhado das respetivas instruções na nossa língua, o que não é assim tão comum. Venha conhecer o Flamme Rouge.


Flamme Rouge, a pensar no Tour de France 2019

O ciclismo é um deporto de equipa e o jogo que aqui apresento, o Flamme Rouge, simula a gestão de uma equipa representada por 2 tipos de ciclistas: o “Roulador” e o “Sprinter”. A simbiose do trabalho do Roulador com o Sprinter é que faz a otimização do esforço aqui simulado.

No Flamme Rouge podemos simular uma etapa de diferentes características, com montanha, estradas mais estreitas, etc. Mas também poderemos mesmo fazer um Tour, juntando pontuações tal como se tratasse de uma prova oficial.

Neste jogo ficamos com uma verdadeira noção do que é gerir uma equipa e da necessidade de optimizar o esforço através de uma gestão acertada das cartas que temos. Elas são a nossa energia, ou seja, temos um conjunto de cartas para gerir o nosso rendimento. Mas ao mesmo tempo temos que ter cuidado com as fugas e também com as idas à frente do pelotão, pois poderemos ser penalizados. Como é sabido o esforço em solitário é muito mais pesado que feito em conjunto.

Um jogo que com regras simples, põe-nos à prova estrategicamente. Apesar de ser um jogo com muita jogabilidade, pela variedade de circuitos que podemos fazer, já existem algumas expansões no mercado que são um valor acrescentado a este Flamme Rouge.

Exit mobile version