O mundo tecnológico não é 100% seguro em nenhuma área. E a prova disso são as constantes notícias que põem a nu essas mesmas vulnerabilidades que tornam a segurança das máquinas e dos sistemas mais frágeis.
Recentemente, foi descoberta uma falha grave de segurança existente nos jogos mais antigos da Nintendo, que se mostram sobretudo no modo online. Este é um problema que afeta principalmente os jogos das consolas Wii U e Nintendo 3DS.
Jogos da Nintendo têm vulnerabilidade grave em modo online
De acordo com os dados de um recente relatório que foi revelado no passado sábado (24) pela Nintendo World Report, muitos jogos mais antigos da Nintendo têm falhas graves de segurança. Os dados mostram que alguns títulos como Splatoon, Mario Kart 8 e ARMS permitiam, com esta falha, a execução remota de códigos e o roubo de informações pessoais dos utilizadores, bastando para isso que estes se ligassem aos modos online.
Esta falha é conhecida como ENLBufferPwn e tem uma classificação de gravidade de 9.8/10 e, por isso, é considerada como crítica. Por essa mesma razão, a Nintendo decidiu lançar várias atualizações para alguns jogos antigos, como foi o caso de Mario Kart 7, que já não recebia atualizações há praticamente 10 anos.
O problema afeta sobretudo os jogos para as consolas Nintendo 3DS e Wii U e, através dele, os hackers poderiam aceder a várias informações gravadas, como pagamentos, aceder às câmaras e microfones para gravar vídeo e áudio, sem que o dono do equipamento se apercebesse. Basicamente o invasor poderia controlar o funcionamento das consolas da empresa japonesa.
O relatório refere que a falha também afeta alguns jogos da Nintendo Switch, como Mario Kart 8 Deluxe, Animal Crossing: New Horizons e Nintendo Switch Sports. Mas as últimas atualizações lançadas pela marca já corrigiram o problema. Existem ainda alguns destes títulos para a Wii U que não foram atualizados e, desta forma, é possíveis que muitos jogadores possam sofrer ataques.