A Sony Playstation revelou esta semana, uma novidade para a qual muitos jogadores esperavam… vai ser possível jogar títulos de PC (SteamVR) com o Playstation VR2. Venham ver o que é necessário…
Esta é uma boa noticia para os possuidores de Playstation VR2 e que também sejam jogadores de PC. Isto pois, segundo a Sony Playstation anunciou recentemente que os possuidores de Playstation VR2 poderão, muito em breve, usufruir no seu sistema de Realidade Virtual, de jogos para PC.
Para tal, ou seja, para conseguirem jogar os títulos da biblioteca Steam VR na Playstation VR2, todos os interessados terão de adquirir um adaptador com um preço de 59,99€ na PlayStation Direct ou em distribuidores certificados. Disponíveis a partir de dia 7 de Agosto.
Também será necessário a aquisição de um cabo compatível com DisplayPort 1.4, que não estará incluído, e uma conta na Steam (claro).
Para ligar o Playstation VR2 ao PC, o computador dos jogadores terá de possuir ainda as seguintes especificações mínimas:
- Sistema operativo: Windows 10 de 64 bits / Windows 11 de 64 bits
- Processador: Intel Core i5-7600 / AMD Ryzen 3 3100 (é necessária uma arquitetura Zen 2 ou posterior)
- RAM / memória: 8 GB ou mais
- GPU / placa gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1650 ou posterior; Série NVIDIA RTX; AMD Radeon RX 5500XT ou posterior; AMD Radeon RX 6500XT ou posterior.
- DisplayPort: DisplayPort 1.4 (é necessário uma saída DisplayPort padrão ou Mini DisplayPort).
- USB: Apenas para conexão direta
- Bluetooth: Bluetooth 4.0 ou posterior
Limitações do Playstation VR2 a jogar no PC
O PlayStation VR2 foi desenhado de raiz especificamente para a Playstation 5, por isso algumas funções-chave como HDR, feedback do capacete, rastreamento ocular, gatilhos adaptativos e feedback háptico (para além da vibração), não estarão disponíveis ao jogar no PC.
No entanto, o resto das funcionalidades sensoriais e de alta fidelidade do Playstation VR2 são compatíveis, incluindo gráficos 4K (2000 x 2040 por olho), campo de visão de 110 graus, detecção tátil e visão exterior, assim como renderização foveal (sem rastreamento ocular) e áudio 3D em jogos compatíveis.