Pplware

Jogar Angry Birds faz bem à saúde mental

E previne Alzheimer!

Existe uma enorme variedade de jogos disponíveis para os nossos smartphones e tablets, mas um que se destacou foi, sem dúvida o Angry Birds da Rovio Mobile. O divertido jogo das aves que inclui uma diversidade de etapas, demonstrou ser não só excelente para o entretenimento, mas também, como sugere um recente estudo, para a saúde mental, e prevenir problemas como o Alzheimer.

Todos gostamos de jogar no nosso smartphone, e a grande maioria já jogou o famoso Angry Birds ou similares. E estes jogos são bons para a nossa saúde mental!

O estudo da revista de medicina americana, Archives of Neurology vem indicar que jogar jogos que sejam estimulantes, pode promover uma melhoria na nossa memória, assim como um atraso e prevenção de doenças como o Alzheimer.

Para a realização deste estudo foi utilizada uma amostra de 65 idosos voluntários com uma média de idade de 76,1 anos; 10 pacientes com Alzheimer com uma média de idade de 74,8 anos; e 11 jovens para o grupo de controlo com média de idades entre os 24,5 anos. Toda esta amostra foi acompanhada entre 31 de Outubro de 2005 e 22 de Fevereiro de 2011

O estudo concluiu que jogos como o Angry Birds, que necessitam de foco, atenção e concentração, são benéficos para o cérebro, dando-lhe mais saúde e diminuindo o crescimento da amilóide, uma proteína que causa várias doenças, inclusivé a perda de memória. Jogos como o Angry Birds são desenvolvidos para estimular as actividades cognitivas o que promove, assim, o aumento significativo da memória do jogador.

Para além de jogar, outras actividades mais tradicionais como ler e escrever são também fulcrais para a estimulação cerebral e retardamento do Alzheimer.

Em entrevista à ABC News, a Associação Alzheimer referiu que o estudo “contém alguns novos e valiosos dados sobre uma possível relação entre os factores modificáveis de risco relacionados com o estilo de vida, e as mudanças do cérebro que indicam doença de Alzheimer.” [ArchivesOfNeurology]

Um exemplo desses resultados é a norte-americana Kathleen Connell (imagem acima) com 100 anos de idade que, após passar várias horas por dia a jogar jogos que estimulam o cérebro na Nintendo DS, manteve a sua mente jovem. Segundo Kathleen “A Nintendo tem sido uma grande ajuda para mim, é absolutamente incrível. […] Se há algum segredo para uma vida longa, é pensar positivo e manter a mente activa.”

Os jogos preferidos de Kathleen são ‘Art Academy’, ‘Scrabble’, ‘Brain Trainer’, entre outros e referiu que este último calculou a sua idade mental em 64 anos. [Mashable]

Todas as actividades que incluam exercício mental e cognitivo estimulam o nosso cérebro, promovendo um aumento e melhoria das nossas capacidades e competências. No mercado das aplicações móveis existem uma variedade imensa de jogos, exercícios, etc, que nos possibilitam fazer um exercício diário de 5 a 15 minutos, o essencial para manter o nosso cérebro cada vez mais activo.

Se não tem smartphone, pode jogar já Angry Birds no Chrome.

Costuma jogar jogos para treinar o cérebro? Que jogos recomenda para esse efeito?

Exit mobile version