Pplware

Já há novidades de Football Manager 2018

Eis mais algumas novidades sobre o regresso de Football Manager 2018. Após longos meses sem novidades e alguma incerteza, eis que o maior e melhor simulador de gestão desportiva (futebol) está de regresso.

As novidades vão surgindo a conta-gotas mas dão para alimentar a curiosidade de todos os que esperam e desesperam por boas novas.


Mais do que nunca, esperam-se novidades de peso para Football Manager 2018 e aos poucos as mesmas vão sendo conhecidas.

Nos vídeos recentemente revelados pela Sports Interactive algumas delas são desvendadas aumentando ainda mais as expectativas da enorme legião de fãs que a série adquiriu ao longo dos anos (já deste o antigo Championship Manager).

Há no entanto muitas questões, dúvidas, segredos por desvendar e um dos pontos que deverá vir melhorado e com novidades deverá ser o da Inteligência Artificial e a forma como o jogo decorre na visualização gráfica. Também o leque de opções que o treinador tem à sua disposição deverá vir remodelado e com novas alternativas.

A componente gráfica do jogo poderá mesmo a vir a ser uma das grandes novidades. O facto de correrem rumores sobre um novo motor gráfico do jogo pode significar que vamos ter um motor de FM 2018 mais elaborado, com maior detalhe e mais realismo.

Dynamics (Dinâmicas)

No entanto um dos palavrões de Football Manager este ano é: Dynamics. Conforme o próximo vídeo mostra, Dynamics consiste na relação direta entre, por um lado a nossa gestão do grupo de trabalho e por outro, as suas performances em campo. O exemplo dado é simples e ilustra isso mesmo:

Um grupo de trabalho sem problemas funcionará melhor em campo, enquanto que uma equipa fraturada entrará em campo muito mais debilitada

Dynamics irá ter adicionalmente um local de destaque na barra lateral do jogo e funcionará como hub para aferição do estado de espírito de equipa e da sua Química. Entre outras coisas dará para perceber através desta opção, quais os jogadores mais influentes, quais os pontos de discórdia e problemas potenciais que minem o espírito do grupo de trabalho.

Este novo módulo de jogo encontrar-se-á dividido em 3 áreas distintas:

  • Match Cohesion: coesão da equipa em campo
  • Dressing Room Atmosphere – existência de grupos dentro do plantel
  • Managerial Support – a qualidade da nossa prestação enquanto gestor de jogadores e o apoio retornado pelos atletas

Um conceito que passa a ganhar terreno nesta edição de FM será a dos Team Leaders, ou melhor… dos jogadores mais influentes do plantel. Conforme é sabido por todos, num plantel existem jogadores que, por estarem há mais tempo na equipa, ou por serem lideres natos, acabam por ser uma espécie de guias espirituais para os restantes. Parte importante deste FM 2018 será a de manter esses jogadores satisfeitos na medida que a qualquer momento podem influenciar o plantel contra nós e depois… pode-nos acontecer o que aconteceu ao Ancelotti.

Por outro lado, ter esses jogadores do nosso lado significa uma melhor compreensão do que se passa no balneário e uma maior proximidade ao plantel.

Existe ainda o ecrã da Happiness (Felicidade) do módulo Dynamics. Será um ecrã onde, tal como o nome indica, poderemos ter a noção da mood individual de cada jogador e da forma como essa disposição afeta o seu comportamento em campo e no grupo.

Sistema de Scouting

Uma das revelações feitas recentemente respeita ao sistema de Scouting de Football Manager 2018 que, pelos vistos, será bastante mais complexo que os anteriores.

Uma das novidades da edição do ano passado foi a inclusão de alguns novos membros do Staff, dos quais o Data Analyst era talvez o mais incompreendido, um pouco porque a sua real importância passava um pouco despercebida. Pois, em FM 2018 o Data Analyst vai adquirir elevada importância uma vez que a recolha e tratamento de dados dos jogadores em observação passarão a ser cruciais no sistema de Scouting.

Aliás, se tivermos em atenção ao que se passa no mundo real, não é preciso imaginar muito. Inúmeros treinadores e equipas utilizam sistemas de análise de dados e estatísticas há algum tempo para identificar os pontos fortes e fracos das suas equipas e jogadores e mesmo de potenciais aquisições.

Contudo o próprio sistema de Scouting e instruções dadas também receberão algumas mudanças. Existem a partir de agora dois métodos principais de procura de talentos. Haverá a inclusão de um General Scouting que permite indicar ao nosso sistema de procura de talentos qual o “tipo” de jogador que andamos à procura sem irmos aos pormenores como as notas dos atributos, e um Short Term Scouting que será ideal para os dias/horas que antecedem o fecho dos mercados e que leva a que os Scouts parem os seus trabalhos e se dediquem exclusivamente a essa tarefa especifica.

Curioso o facto de a partir de agora o departamento de Scouting ter um Orçamento próprio que, no limite, poderá chocar com os Orçamentos de Transferências e Ordenados.

No que respeita à análise do Próximo Adversário, que talvez não fosse tão intuitiva, também se podem esperar melhorias significativas com a inclusão de mais e melhor informação relevante. Essa informação sobre a equipa e seus jogadores passará a ser apresentada de uma forma mais limpa e clara para o jogador, mostrando de forma simples e eficaz os seus pontos fortes e fracos, bem como as nossas vantagens e desvantagens em relação a eles.

Estas serão a ponta do icebergue certamente naquilo que respeita a novidades de Football Manager 2018. Muitas mais irão surgir nos próximos tempos. E nós estaremos atentos.

Football Manager 2018

Exit mobile version