Por Gonçalo Andrade para o PPLWARE.COM A 16 de Agosto uma pequena empresa chamada Supergiant Games viu-se nas luzes da ribalta da Internet ao lançar Bastion, um genial jogo Indie feito por apenas 7 pessoas.
A 9 de Dezembro, tornaram a ser tópico de conversa ao serem das primeiras empresas a lançar o jogo em HTML5. Disponível há menos de uma semana na loja de apps do chrome, já conta com 38665 utilizadores, à data deste artigo. O jogo (aplicação) custa até menos que noutros serviços, como por exemplo Steam.
Longe de ser o primeiro jogo a partilhar o entusiasmo da Google pela tecnologia de ponta, seguindo outros exemplos do qual o mais notável provavelmente é Angry Birds, que também conta com a mesma aplicação no Google+, pode ser tomado como um indicador de que as empresas começam a levar a noção de web apps mais longe.
Grande apologista de open source, a Google é a empresa que mais se destaca neste campo, possivelmente, por ser a única que tem grande visibilidade no mercado. Ao contrário da Apple que simplesmente proibiu Flash, a abordagem da Google é diferente. Tanto no seu browser como nos seus aparelhos móveis (Android) suportam Flash, mas são também compatíveis com as novas tecnologias.
As estratégias usadas encorajam as pessoas a fazer a transição, em vez de a forçar, através da loja de apps (Chrome, Chrome OS e Android), opções nos seus serviços ou demonstrações.
É claro que não é por acaso que a Google tem interesse em fazer mais pessoas adoptar HTML5. Neste momento, o seu browser é o mais indicado para o efeito, o que leva mais pessoas a comprar na sua loja de apps, sendo que uma percentagem dos lucros vai para a app store. Além disso, precisam de promover os seus netbooks, que funcionam de uma forma muito semelhante ao Chrome.
Sem entrar em aspectos técnicos, a transição para HTML5 está a acontecer, e recentemente a tomar proporções significativas, principalmente estando a Adobe a desistir do Flash.
Ainda há muito que fazer antes de ser universalmente aceite o HTML5, porque como é open source e depende de cada cliente, só será a norma quando todos o aceitarem completamente.