Dentro do setor dos computadores, existe a categoria dos PCs Gaming que são dos mais procurados por quem quer uma verdadeira máquina, não só para jogar, mas também para conseguir um equipamento que ofereça um desempenho superior em termos gráficos e nao só.
No entanto, recentemente o popular designer de jogos Hideo Kojima, que trabalhou na Konami, afirmou que o hardware para PCs Gaming vai desaparecer no futuro.
Hideo Kojima diz que o hardware para PCs Gaming vai desaparecer
Para quem não conhece, Hideo Kojima é um designer japonês de jogos que exerceu funções na Konami, tendo sido vice-presidente da Konami Computer Entertainment Japan. Atualmente ocupa o cargo de diretor-executivo do estúdio Kojima Productions, fundada em 2005. O nome do designer está associado a vários jogos populares, como Metal Gear e Snatcher.
Portanto, Hideo Kojima é um nome respeitado e estimado no mundo dos jogos, mas agora o executivo deu uma entrevista ao canal IGN que está a causar alguma polémica. Isto porque, de acordo com o designer, o hardware para os PCs Gaming vai acabar por desaparecer no futuro. Nas palavras de Kojima:
Acredito que as plataformas de hardware de jogos acabarão por desaparecer e tudo será partilhável a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer pessoa, em dispositivos como smartphones, tablets e PCs.
A minha preocupação, no entanto, é que o mundo se torne um tudo-em-um, onde o entretenimento chegará até nós “de cima”. Mesmo agora, os IAs recomendam o que acham que o utilizador vai gostar e acho que vamos acabar num lugar onde os vídeos individuais mudam com base em quem está a assistir.
Esta é a primeira vez que alguém aborda esta possibilidade e a mesma poderá fazer sentido se pensarmos na quantidade de tecnologias e serviços onde a Inteligência Artificial está presente. Ou seja, há uma tendência para que tudo seja online, na nuvem, o que pode então diminuir gradualmente a necessidade do hardware como, por exemplo, as consolas.
Desta forma, estima-se que o futuro gaming passe por ter todos os dados na nuvem e os mesmos serão depois enviados para o nosso equipamento, tal como já acontece com serviços de assinatura como o GeForce NOW da Nvidia.
Para além destas previsões, Kojima também falou sobre o seu novo projeto, onde conta com a parceria com a Microsoft. Pode ver a entrevista completa aqui.