Pplware

Hackers já conseguem correr Linux na PlayStation 4

As consolas são muitas vezes os alvos preferidos de muitos hackers que as querem mudar para correr outros sistemas e para lhes retirar os bloqueios das marcas.

Se na maioria dos casos isto está já feito, a PlayStation 4 estava a apresentar-se como um objectivo difícil de ultrapassar. Mas tudo mudou agora e a PS4 já consegue correr uma versão de Linux.

Há já algum tempo que a PS4 vinha a ser alvo de “ataques” por parte dos diversos grupos que procuravam contornar os controlos que a Sony colocou. Procuravam descobrir falhas que lhes permitissem ganhar acesso a áreas mais sensíveis da consola e que depois lhes abrissem as portas para o controlo total.

 

Linux na PS4

Vários grupos foram conseguindo pequenas vitórias, mas sempre sem conseguirem desbloquear a PS4 de forma plena. Mas o grupo Fail0verflow conseguiu finalmente abrir a PS4 e colocar-lhe uma versão de Linux a correr, desbloqueando a consola da Sony de forma plena.

Apesar de não existir uma descrição detalhada sobre a forma como este grupo conseguiu vencer a PS4, fala-se que foi explorada uma falha que recentemente foi descoberta no WebKit, a base do browser que equipa o sistema operativo da PS4.

Com uma simples página web, desenhada para explorar a falha, foi possível congelar alguns processos do BSD, o “Linux” que corre na PS4 e ganhar o acesso necessário.

Todo o processo pode ser visto abaixo, numa demonstração realizada recentemente, onde é possível ver a nova versão do Linux a correr e também alguns passos adicionais.

Apesar de ser um passo de gigante, ainda é muito cedo para que se possa pensar em dar aos utilizadores a possibilidade de correrem as suas versões dos sistemas operativo e de jogos.

A falha foi explorada com uma versão de firmware mais antiga da PS4 e a versão mais recente corrige esta falha do WebKit. Naturalmente que vão existir outras que podem ser exploradas e que vão dar aos utilizadores a possibilidade de desbloquearem a PS4.

Com uma base cada vez mais igual aos PC’s, a PlayStation 4 poderá ser explorada em breve como um simples computador pessoal e correr qualquer sistema operativo que lhe queiram colocar.

Este “pequeno” passo é um salto de gigante no que toca a desbloquear de forma permanente a PS4 e dar acesso pleno a esta consola aos utilizadores.

Exit mobile version