Sim! A espera está quase a terminar!
Para todos os que, tal como eu, anseiam pelo lançamento de Football Manager 2013, o sofrimento acaba ainda antes do Natal.
Entretanto, numa conferência de imprensa dedicada ao jogo, a Sports Interactive na voz de Miles Jacobson um dos fundadores da marca adiantou variadas novidades que a edição deste ano irá trazer consigo. Ao todo são mais de 900 inovações …
Creio que após ouvir as palavras de Jacobson não será difícil chegar à conclusão que a Sports Interactive estará a tentar dar um novo rumo à série de forma a evitar que o jogo caia numa sequência de meras actualizações de Bases de Dados. Sinto-me com bastante curiosidade acerca dos novos modos de jogo, Challenge e Classic embora o primeiro me cative mais atenção, especialmente pela curiosidade em saber como vai ser a mecânica desse modo.
Além de proporcionar um conjunto de aperfeiçoamentos e melhoramentos sobre as versões anteriores, o novo lançamento também incorpora uma série de mudanças radicais e novos modos de jogo que, para alguns, irão revolucionar a forma como o jogo se desenrola.
Talvez o aspecto mais notável seja a introdução de um modo Clássico totalmente novo… ou o “FMC”, como ficou conhecido na Sports Interactive. O FMC proporciona, pela primeira vez na longa e bem-sucedida história do Football Manager, uma forma alternativa e menos morosa de abordar o jogo. O novo modo simplifica a maneira como os jogadores gerem o seu clube e permite-lhes concentrarem-se em levar a sua equipa ao topo.
“A introdução do FMC é um salto em frente na evolução do Football Manager”, afirma o Director de Estúdio da Sports Interactive, Miles Jacobson. “Nos anos mais recentes, ficou claro que existe um grande grupo de pessoas que queriam jogar Football Manager, mas que simplesmente não podem dedicar o tempo exigido para tirar maior partido do jogo – de facto, agora que têm família e outros compromissos, até alguns membros da SI se vêem nessa situação. Deste modo, decidimos tentar encontrar uma forma de acomodar jogadores com tempo livre limitado, sem diluir muito a experiência. Acreditamos que o FMC cumpre isto na perfeição.” afirmou Jacobson.
“No entanto, quero deixar claro aos nossos muitos fãs de todo o mundo que a introdução do FMC não afecta de forma nenhuma o jogo que conhecem e adoram. Para aqueles que ainda querem a experiência completa, o FM13 proporciona exactamente aquilo que procuram – uma maior, melhor e mais envolvente versão da melhor simulação de gestão de futebol do mundo.”
Além de reestruturar o papel do manager – ao ponto de uma época inteira poder ser jogada entre 8 a 10 horas – o FMC proporciona também duas formas distintas de jogo aos seus jogadores; eles podem enveredar por uma carreira de final aberto ou testar a sua coragem no novo modo Challenge.
No modo Challenge, o jogador enfrenta um cenário particular concebido para testar as suas capacidades de gestão num determinado período de tempo – normalmente meia época. Os desafios reproduzem exactamente uma variedade de circunstâncias reais… É possível alcançar o sucesso com uma equipa constituída inteiramente por miúdos, por exemplo, ou pode uma equipa do fundo da tabela no dia de Natal ser salva da descida de divisão no fim da época?
O modo Challenge foi introduzido no Football Manager pela primeira vez no Football Manager Handheld 2012 (para iPhone e Android) e tornou-se tão popular que foi incorporado no jogo para PC e Mac. O FM13 será lançado com cinco desafios incluídos, e ao longo do ano, mais serão tornados disponíveis, dependendo do nível de exigência dos jogadores de todo o mundo.
Juntamente com o modo Challenge, o FMC também incorpora uma série de características “desbloqueáveis” que, se utilizadas, tornam o jogo mais fácil de jogar – os managers podem remover a necessidade de autorizações de trabalho, por exemplo, ou adicionar alguns milhões ao seu orçamento de transferências. Os jogadores podem “ganhar” alguns destes desbloqueáveis atingindo marcas importantes no jogo, embora estejam todos disponíveis para compra se o jogador o desejar.
O FM13 inclui também a introdução de uma série de características completamente novas e melhorias significativas em alguns dos elementos do jogo. Alguns dos destaques incluem:
- um motor de jogo 3D melhorado – Talvez uma das melhorias mais visíveis do FM13 será aquela relacionada com o motor de jogo 3D. No lançamento deste ano, tudo dentro e à volta do campo parecerá mais realístico; desde os estádios e multidões através dos movimentos dos jogadores até à maneira como a bola se movimenta no ar. Uma variedade de animações novas e melhoradas conferem aos jogos uma sensação realística, enquanto uma renovação do sistema da câmara torna a experiência de jogo do dia mais “televisiva”. Estas melhorias visuais são sustentadas por um melhoramento impressionante no sistema de inteligência artificial do motor do jogo.
- novas funções do staff técnico – O FM13 compreende uma reestruturação significativa do staff técnico do manager e uma renovação das suas funções. Isto inclui a introdução de um Director de Futebol que irá (se necessário) assumir algum do volume de trabalho do manager, tais como negociações de contratos ou a dispensa de jogadores indesejados. Além disso, o número de treinadores especialistas aumentou e o manager tem maior flexibilidade na escolha dos treinadores a quem pode pedir conselhos e quando o fazer, bem como mais treinadores especializados e a capacidade de melhorar as capacidades de treinador à medida que eles se qualificam para os diplomas de treino.
- interacção com os media melhorada – A interacção entre o gestor e os media foi renovada. Um aspecto importante é que os managers podem agora adoptar diferentes tons de voz quando lidam com a imprensa – escolhendo entre uma variedade de estados de espírito, desde o “calmo” ao “agressivo”.
- jogo em rede – O FM13 inclui uma enorme renovação no jogo multijogador, que agora aplica totalmente a funcionalidade de rede do sistema Steam, permitindo aos jogadores aproximarem-se e divertirem-se em jogos contra outros managers mais facilmente do que antes. O jogo em rede melhorado também inclui uma série de opções customizadas de ligas especiais e de taças, juntamente com a versão carreira standard, incluindo um modo que permite ao jogador pegar na equipa que ele ou ela construiu e desenvolveu no seu jogo de jogador-único e testá-la no ambiente de multijogador.
- Quadros de honra de todo o mundo – A maior integração do FM13 com o Steam também permite a introdução de quadros de honra de todo o mundo, o que significa que, pela primeira vez, os jogadores podem ver exactamente como se posicionam comparados com outros gestores em todo o mundo. Além da tabela classificativa totalmente global, existirá também uma série de quadros de honra individuais que abrangem os diferentes modos de jogo e cada nação e divisão jogáveis. Os quadros de honra utilizam um sistema de pontuação sofisticado que toma em consideração uma variedade de factores, incluindo o nível que o gestor escolheu competir, a performance financeira do seu clube e até mesmo os salários do jogo – o que torna a nova característica de negociação de contratos verdadeiramente importante para o jogo.
- Interface com o utilizador – O FM13 exibe uma nova interface e skin no modo “carreira” e um aspecto novo e rejuvenescido no modo “clássico”, bem como muito trabalho na navegação, uma interface animada e um novo sistema de pesquisa significam que seja qual for o modo de jogo escolhido, o FM13 será o jogo mais fácil de utilizar e com melhor aspecto da série até à data.
- treino melhorado – No FM13, os managers terão a capacidade de aprofundar o treino da equipa e escolher um horário que satisfaça as suas necessidades. O treino é agora gerido através de um painel geral simplificado que combina treino geral com preparação mais detalhada. Os managers podem agora escolher onde querem concentrar o treino da sua equipa, seja em rotinas mais gerais ou na preparação de jogos mais específicos.
- regimes fiscais realísticos – Um dos factores mais importantes que influencia os futebolistas reais quando escolhem assinar por um clube é o diferente nível de impostos pagável de país para país. Isto está agora retratado no FM13, que inclui regimes fiscais actualizados para cada um dos países apresentados – algo que os jogadores do FM13 terão em consideração aquando da assinatura de contratos.
Resumidamente, e a analisar pelas palavras indicadas por Miles Jacobson, Football Manager 2013 promete começar a apostar noutras direcções que não apenas no próprio jogo em si. Com novos modos, com alterações a nível de comunidade será de crer que os responsáveis da SI também se aperceberam do perigo que corriam de cair numa mera situação de actualização de bases de dados anuais com alguns toques de maquilhagem. Penso, no entanto, que a excelência e realismo que Football Manager tem mostrado nas ultimas edições é tal, que certamente haverá pouco por onde evoluir. Mas ainda há … e a prova poderá ser FM 2013 quando sair. Vamos aguardar!
O Football Manager 2013 será editado pela Sega em Windows PC e Mac antes do Natal de 2012.