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Exclusivo PPLWARE: Entrevista a Sofia Tenreiro sobre o Kinect

Apresentado oficialmente na e3 e já aqui falado algumas vezes no Pplware, o Kinect é um acessório inovador que permitirá jogar e interagir com a consola sem o uso de qualquer comando mas apenas com voz e movimentos.

O sensor Kinect reconhece o utilizador, responde a gestos, processa a voz e funcionará com todas as consolas Xbox 360.

O cenário actual aponta para uma forte adesão por parte dos “gamers” a este tipo de tecnologia, a interacção é maior, abre novos desafios à indústria dos jogos e promove novas formas de utilizar as poderosas consolas.

Posto isto e dadas todas as novidades actualmente inerentes ao mundo Xbox, o Pplware foi até à Microsoft Portugal, no TagusPark, numa entrevista a Sofia Tenreiro, responsável pela área de entretenimento da Xbox no nosso país.

Foi a primeira vez que desempenhei tal papel: jornalista. Não estava à vontade, de longe, mas superei as minhas expectativas.

Após um caminho algo atribulado, com o nosso relações públicas Bruno Coelho, conseguimos chegar à hora marcada ao pavilhão da Microsoft. Fomos recebidos pela simpática Amie Gavinho, recepcionista no edifício da Microsoft Portugal. Tivemos de aguardar algum tempo na sala de espera principal até que a Sofia Tenreiro nos pôde receber. A partir daí fiquei por minha conta.

A minha recepção para esta tarefa foi algo “em cima do joelho”, numa sala de convívio / espera e não passou daí. Não fui convidado sequer a dar uma olhadela numa hipotética área de exibição da Xbox e afins, de forma a tirar umas fotos que vos pudesse mostrar. Resumiu-se somente a vinte minutos de conversa agradável.

Iniciei então a entrevista (H. Cura) a Sofia Tenreiro (S. Tenreiro).

Entrevista

H. Cura: Fale-nos do que pretende actualmente a Microsoft na área da Xbox para o segmento de jogos no nosso país, quais as ideias, as apostas…

S. Tenreiro: Nós temos estado a crescer nos últimos anos e claramente esse é o nosso objectivo, continuar a crescer e chegarmos a um target cada vez mais amplo. Neste momento o nosso target é muito direccionado para os hard gamers já que sempre tivemos e vamos continuar a ter grandes lançamentos como o Gears of War, Fable, Halo, e este ano com o lançamento do Kinect em Novembro vamos conseguir alargá-lo para um target mais familiar, mais jovem… vamos ter um bocadinho de todas as idades e com isto vamos conseguir satisfazer mais pessoas ao nível target. Um outro grande objectivo também, não pensando em target mas sim em termos de marca mais global, é mudarmos o conceito de entretenimento e para isso nós pretendemos ser o gadget da sala. A consola permite fazer mais coisas do que jogar, permite servir como mediacenter, permite ter as fotos todas organizadas, os meus vídeos da família, as minhas músicas, permite aceder também a toda a parte social como o acesso ao facebook, twitter, e através do grande mundo XBOX Live poder ter acesso a tudo isso e por isso nós estamos no fundo a revolucionar esse entretenimento na sala.

H. Cura: Dessa forma pode-se dizer que o Kinect veio renovar a vitalidade da Xbox no segmento das consolas?

S. Tenreiro: Completamente, já que permite fazer mais. No fundo permite agradar a mais pessoas já que qualquer pessoa, por um lado por muito nova ou mais velha que seja vai conseguir jogar facilmente porque no fundo só precisa de estar à frente da consola e do acessório Kinect para o acessório identificar através de movimentos, mesmo em termos de menus é tudo escolhido através de movimentos, e por outro lado também a questão do entretenimento onde de repente temos um aparelho que não só serve para jogar e para mediacenter, mas também para chegar à TV HD através da Vodafone Casa-TV que nós temos e isso revoluciona completamente o entretenimento.

H. Cura: Já experimentou o Kinect? É mesmo como se vê nos vídeos que encontramos online?

S. Tenreiro: Já, várias vezes. Sim, é mesmo como podemos assistir na internet. Na primeira vez também estava muito céptica porque como é óbvio, até experimentar, não temos a noção de como realmente é. Eu fiquei impressionada com muitas coisas, uma delas é a questão de não haver delay, estamos em frente à TV e a reacção ao movimento é como se fosse um espelho, levanto o braço e o boneco levanta exactamente ao mesmo tempo, é impressionante. Por outro lado, tudo o que dá para fazer além dos jogos, são utilizados movimentos para chegar aos menus mas mais tarde, quando usamos a voz, eu posso por exemplo dizer “stop” e o filme que estou a assitir pára. Portanto temos aqui uma infinidade de aplicações impressionantes. Os jogos são bastante fáceis, divertidos, e uma funcionalidade engraçada é o facto de ao estar a jogar o “Kinect Adventures!” numa jangada e a descer os rápidos, como o Kinect é capaz de distinguir simultaneamente várias pessoas, se alguém chegar ao pé de mim automaticamente entra no jogo e passa para o modo de multiplayer mas no ponto exacto onde estou, sem iniciar ou interromper o jogo. Os gráficos continuam impressionantes, como já habituámos os consumidores, mas agora com jogos familiares e sem comandos.

H. Cura: Conclui-se facilmente que o Kinect poderá ser um concorrente à Wii. No entanto, provavelmente haverá vantagens e desvantagens. Fale-nos acerca da concorrência.

S. Tenreiro: O nosso objectivo não é derrubar a concorrência, o nosso objectivo é aumentar o número de pessoas que têm consolas em casa. Nós tentámos simplificar a experiência do jogador ao máximo, já que não há comandos, tendo sempre em conta a satisfação. Vamos ter 16 jogos a serem lançados na altura do lançamento do Kinect, jogos de variados tipos, direccionados a crianças, adultos, mulheres, e vamos lançar no próximo ano jogos como o Forza que é um jogo mais para hard gamers que permitirá conduzir um carro a altas velocidades sem nenhum comando ou voltante.

H. Cura: E quanto ao simples premir de diferentes botões, tal como pode ser feito na Wii? Como será com o Kinect? Por exemplo, num jogo de carros como o “Kinect Joy Ride”, como funciona? É por voz? Pela distância entre as mãos?

S. Tenreiro: Todo o tipo de controle a nível de menus e acções é feito por gestos e voz. No caso de um jogo de carros, para acelerar é necessário fazer um movimento brusco para a frente, com as mãos, e para travar, normalmente, é necessário um movimento com o pé.

H. Cura: Li online algumas opiniões que defendem que os jogos que vão tirar partido do Kinect são como que “clones” de alguns títulos da Wii. O que acha desta afirmação?

S. Tenreiro: Não concordo nada com essa afirmação já que todos os jogos que já joguei para o Kinect, até agora, não têm qualquer semelhança. Posso dar-lhe o exemplo do “Kinectimals” que é um jogo onde se tem de educar um animal de estimação, não existe nada parecido desse género para a Wii. Nesse jogo tentamos que o animal acate as nossas ordens, melhore as suas habilidades e caso o jogador se esconda o animal vai à procura dele. Temos uma série de obstáculos e desafios que, olhando apenas para este jogo, verifica-se que não existe na concorrência. Este jogo tem um realismo brutal onde a Wii não tem gráficos que se assemelhem aos nossos. Só considerando os gráficos e todas as possibilidades que existem a nível online com o meu próprio avatar, conclui-se que nenhuma consola inclui este género de funcionalidades, já para não falar no comando que não existe.

H. Cura: De facto, tal como disse o vice-presidente do Xbox Live, um utilizador menos experiente já não ficará intimidado com o uso de um comando. O público alvo do Kinect abrange todas as faixas etárias ou há alguma menos direccionada?

S. Tenreiro: Nós não vamos descorar, de todo, os hard gamers. Os hard gamers são o forte do nosso target e vão continuar a sê-lo. Vamos continuar por um lado a lançar grandes jogos brevemente como o Fable 3, Halo: Reach e Gears of War 3, portanto os nossos hard gamers vão continuar satisfeitos com a consola Xbox 360, por outro lado com o Kinect vamos ter jogos de família mais simples e outros jogos menos familiares, como por exemplo do já anunciado Forza. Mesmo nos jogos de família, existem diferentes níveis de dificuldade que incentivam a jogar tanto um idoso como uma criança. Uma grande aposta na Microsoft foi, precisamente, conseguir alargar a oferta de modo a conseguir satisfazer toda a gente e de maneira nenhuma descorar nenhum grupo em particular.

H. Cura: Será possível adaptar o Kinect a um jogo para o qual não foi feito e previsto interagir?

S. Tenreiro: Nós pensámos no futuro, vamos ter vários tipos de jogos: jogos que saem 100% Kinect, jogos que não se jogam com o Kinect onde o Kinect não trará nenhuma vantagem a esse jogo, e teremos jogos em que se pode jogar sem o Kinect mas existirão algumas vantagens em utilizá-lo. Acredito que muitos jogos direccionados a hard gamers, como por exemplo o Forza e outros mais que virão, poderão ser jogados com o Kinect. Neste momento não temos confirmação mas acredito que o futuro surja nesse sentido.

H. Cura: Embora o conceito do Playstation Move, por parte da Sony, seja bem mais idêntico à Wii, o Move promete grandes melhorias face à Wii. A Microsoft está preocupada com o lançamento do Move?

S. Tenreiro: Não preocupa de forma nenhuma. Sou muito a favor da concorrência, é bastante saudável e também estimula a sermos cada vez melhores. Acho que também é importante as pessoas terem possibilidade de escolha. Eu não estou preocupada porque não tenho qualquer dúvida que neste momento a nossa oferta é a melhor. Independentemente do comando ser bom ou maravilhoso, o não ter comando é muito melhor que ter qualquer comando na mão.

H. Cura: Quando o Kinect foi revelado por esse nome na e3, há cerca de 3 meses, e foram divulgados concretamente 6 títulos. Neste momento já existem 8 títulos dados como certos e outros 8 ainda por confirmar. Teremos outras novidades em Novembro?

S. Tenreiro: Já estamos a anunciar o Forza para o pós-Natal e há uma série de outros títulos que infelizmente ainda não podemos revelar mas a ideia é continuar sempre com novos lançamentos, inclusive há já uma série de editoras a produzir jogos para o Kinect.

H. Cura: O Kinect estará disponível em Portugal também em Novembro?

S. Tenreiro: Sim. O lançamento nos EUA será a 4 de Novembro e na Europa será uns dias depois, no dia 10 de Novembro.

H. Cura: Qual será o preço do Kinect? Qual será o jogo incluído?

S. Tenreiro: O preço do acessório Kinect será de €149.99 e incluirá o jogo “Kinect Adventures”. Caso seja comprado juntamente com a consola, estarão à venda dois packages:

H. Cura: Como correu o lançamento da nova Xbox 360, dia 16 de Julho?

S. Tenreiro: A nova Xbox 360 é uma revolução, estamos muito contentes. É mais pequena e mais fina. Faz parte de um projecto que demorou 2 anos e teve sempre no “segredo dos deuses” até ao seu lançamento. Em termos de máquina é muito mais moderna, bonita, muito cuidada em todos os pormenores, o painel central é touch, sem botões, possui mais portas USB, tem Wi-Fi integrado, tem preparação directa para o Kinect, tem mais memória interna, incluindo 250GB, e é completamente silenciosa. Há uma série de melhorias que vão ao encontro do que os utilizadores nos têm pedido.

H. Cura: Relativamente a jogos, espera-se ainda neste ano a continuação de grandes títulos como o Fable III e Halo: Reach. Além destes, há mais algum que se destaque em grande para este ano?

S. Tenreiro: Sairá um Gears of War 3, ainda não sabemos quando. Posso-lhe dizer que o jogo está espectacular. Gosto muito do Gears of War 2, acho que é um jogo muito realista e intenso, nunca paramos de ser surpreendidos, e o Gears of War 3 ainda será um jogo muito melhor em todos os aspectos.

H. Cura: Pessoalmente ansiei bastante o Mafia II, saído agora em Agosto. Vocês dão menos importância aos jogos multi-plataforma?

S. Tenreiro: Nós temos parcerias muito estreitas com outros editores e por isso apoiamos sempre o lançamento de títulos por parte deles, independentemente de serem multi-plataforma ou exclusivos. Apoiamo-los bastante para lançar o máximo possível de jogos.

H. Cura: Para terminar, há algo que gostasse de revelar ou fazer passar ao público?

S. Tenreiro: Acredito que este vai ser o melhor ano da Xbox. Já fizemos o grande lançamento da nova Xbox 360, avançada tecnologicamente e vendida ao mesmo preço do modelo anterior, de €259.99, onde ao mesmo tempo foi feita uma promoção agressiva no modelo anterior no valor de €60, baixando para €199.99. No fundo preocupamo-nos muito com a massificação deste tipo de produtos porque acreditamos que uma consola não serve só para jogar, serve também para fazer muitas outras coisas e para conseguir melhorar o entretenimento da família. Vai ser um resto de ano com muitas novidades e onde vamos continuar a surpreender os nossos gamers e fãs com grandes blockbusters, vai ser um ano onde vamos “piscar o olho” a um target mais jovem e familiar, com o Kinect, e por isso sem dúvida que os próximos meses vão ser cheios de inovação.

Resumo de preços e datas

NOTA: Todos os preços indicados são P.V.P. recomendado. Todas as datas são referentes a lançamentos na Europa.

Agradeço, em nome do Pplware, à Sofia Tenreiro por nos ter recebido e proporcionado esta entrevista.

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