Conforme o Pplware anunciou aqui e aqui, World of Warcraft recebeu recentemente mais uma expansão, Cataclysm. Aliás, Cataclysm afigura-se algo mais que uma mera expansão, é uma autêntica lufada de ar fresco para WoW. Aproveitando esta ocasião importante no Universo Warcraft, o Pplware foi tentar conhecer melhor uma das maiores e mais mediáticas Guilds portuguesas de World of Warcraft, os Lusitanos!
Convidamos-vos então a conhecer um pouco mais sobre os Lusitanos!
Pplware: Quem são os Lusitanos? Quantos Lusitanos existem ao todo? Onde há Lusitanos?
Lusitanos: Os Lusitanos são uma guild exclusivamente de língua portuguesa que se encontra no server Frosmane EU Facção Aliance, neste momento a guild encontra-se com cerca de 325 Chars das quais cerca de 150 são Main Chars ou seja jogadores individuais, temos jogadores das mais variadas localidades desde o norte a sul do país incluindo Madeira e Açores.
Pplware: Como surgiram os Lusitanos? Como nasceu essa paixão por World of Warcraft? Já eras/eram clientes habituais noutros títulos antes de WoW?
Lusitanos: Os Lusitanos nasceram numa noite de Lan Party em casa de um dos iniciais fundadores (Vesgo, Heimdlar, Tokoloshi, Fireangel e Cynn), relativamente à necessidade que havia na altura de criar uma Guild que juntasse jogares nacionais que na altura andavam espalhados por vários servidores e normalmente em guilds escandinavas.
Já tinham contacto com o jogo acerca de um ano através de servers privados que existiam na altura, até que a 25 de Junho de 2006 decidiram oficializar o jogo e criar Os Lusitanos, na altura no servidor Hakkar, aliando um nome que representasse a nação com a cruz vermelha de São Jorge, símbolo na nação Lusitana presente nas Caravelas portuguesas na altura das descobertas. A paixão ao jogo ficou desde o primeiro momento de contacto com o mesmo, sendo que os jogadores que inicialmente entraram para a guild vinham dos mais variados títulos e géneros como FPS, RPG’s, Estratégia e outros, mas a história de Warcraft III foi também um dos motivos dessa mesma paixão.
Actualmente é possível verificar uma ramificação imensa de guilds em quase todos os servidores com o nome de Lusitanos, pois quem na altura não migrava, preferia criar a guild em servidores já existentes.
Pplware: Qual ou quais os objectivos dos Lusitanos? Até onde querem chegar?
Lusitanos: O objectivo da Guild Lusitanos é o criar um ambiente de amizade e descontracção dentro do WoW onde todos se possam sentir a vontade e ter ajuda no mesmo.
Queremos conseguir chegar ao endgame no que diz respeito a Raids, proporcionando a todos os seus membros bons momentos de diversão.
Pplware: Na tua opinião o que faz a diferença em WoW face a outras alternativas existentes? Onde está a mais-valia?
Lusitanos: A grande diferença no WoW em relação a outros RPGs encontra-se no vasto numero de jogadores que o mesmo tem, na sua vasta historia, na complexidade do mesmo em termos de tácticas para os mais variados Bosses e também na grande variedade de Classes e Speccs existentes.
Tem também um grafismos bastante apelativo e o mundo existente dentro do jogo é dos maiores e mais complexos que já vi, proporcionando horas e mais horas de diversão e descontracção sem nunca passar duas vezes pelo mesmo local.
Pplware: E onde está a menos valia?
Lusitanos: É necessário pagar um mensalidade para jogar, e requer muitas horas a frente do PC tanto a jogar como em sites relacionados com o jogo a estudar tácticas para os vários Bosses que o jogo tem.
Pplware: Existe respeito em World of Warcraft? E amizade?
Lusitanos: Uma das politicas impostas ingame pela Blizzard obriga a que haja respeito para com os diversos jogadores que se encontrem no jogo.
Dentro da guild Lusitanos tentamos sempre impor respeito entre os vários membros e criar um bom ambiente, inclusive já chegamos a combinar almoços de convívio que apesar de não terem ido todos os membros da guild tiveram ambos grande sucesso.
Pplware: Muitas vezes, é normal haver, no calor a acção, situações engraçadas que nos fazem rir na altura, e ainda mais, quando nos lembramos delas mais tarde. Com os Lusitanos há alguns episódios desses?
Lusitanos: Sim existem varias situações que se passaram ao longos dos anos que ficam sempre na memoria como por exemplo: numa arena 2vs2 um lock da guild ter estado cerca de 45min para conseguir matar um Druid resto, o link do video é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=llmHY6fGIHw ou um Priest ter andado a por gemas de Defence Rating e quando confrontado com isso ter dito que era para levar menos dano nos bosses, entre muitas outras.
Pplware: E desafios/inimigos mais difíceis de ultrapassar? Quais os fantasmas dos Lusitanos?
Lusitanos: Neste momento o grande fantasma dos Lusitanos é a Sindragosa 25man pois é um boss ao qual já fomos varias vezes e ate hoje nunca o conseguimos matar.
Pplware: Que episódio é que tu guardas da tua experiência que gostasses de partilhar com os leitores de Pplware? E aquele que mais gostarias de esconder?
Lusitanos: O mais recente que me vem agora a memoria foi a primeira vez que eu e os Lusitanos mata-mos o Lich King 10man após termos passado mais de 1 mês a fazer extend a raid e a wipar no mesmo.
O que desejo esconder vai continuar escondido… 🙂
Pplware: Dentro do jogo como se caracterizam? Que tipos de abordagens preferem?
Lusitanos: A Guild Lusitanos é acima de tudo uma guild social onde procuramos sempre ajudar o próximo e dar iguais oportunidades a todos os membros quer sejam o mais experientes como os menos experientes.
Temos também uma vertente Raider onde tentamos dentro das nossas possibilidades fazer o máximo de progresso possível nas Raids que o jogo tem.
Pplware: Com 4 anos de existência, pode-se dizer que os Lusitanos já são veteranos nestas andanças. Que conselhos darias agora aos novos jogadores que se preparam para entrar no mundo de World of Warcraft?
Lusitanos: O maior conselho que posso dar é de que o World Of Warcraft é apenas um jogo como qualquer outro e que existe uma vida para la do jogo, lembrem-se também que do outro lado do ecrã estão outras pessoas como nos a controlar aquele boneco que nos vemos e como tal temos que saber respeita-los.
Pplware: No vasto universo WoW o que mais te fascinou quando começaste a jogar? E o que é que ainda te fascina e que te impulsiona a querer continuar, continuar e continuar?
Lusitanos: Eu jogo Warcraft desde os antigos jogos de estratégia e como tal o WoW é apenas a continuação dos mesmos, gosto também da historia (Lore) do mundo Warcraft da qual inclusive ando as ler os livros.
Gosto também do sentido de humor que a Blizzard põe nos seu jogos como alguns nomes dados as personagens (Ex: Haris Pilton , uma vendedora de sacos em Shattrath).
E o que me faz continuar a jogar WoW ao fim de tantos anos é o facto de o jogo esta constantemente a ser alterado e a aparecer coisas novas como Raids e um bom exemplo disso é esta nova expansão o Cataclysm que para alem de ir aumentar o nível máximo das personagem alterou completamente todo o mapa do jogo.
Pplware: No vosso site têm exposto que costumam estar online das 21:30 à meia-noite durante a semana. Pode-se considerar um segundo trabalho/estudos? Ou como se costuma dizer “cavalo que corre por gosto não cansa”?
Lusitanos: Antes de mais temos jogadores online praticamente durante as 24:00 do dia, esse horário das 21:30 as 24:00 é o horário definido pela guild para serem efectuadas as raids da mesma.
Quanto aos trabalhos/estudos e ao “Cavalo que corre por gosto não cansa” é apenas uma questão de perspectiva, pois eu gosto de jogar e de raidar e como tal não me canso do jogo mas ao mesmo tempo considero aquele pequeno período de duas horas e meia do jogo como “trabalho” pois temos que trabalhar em conjunto quer sejam 10 ou 25 jogadores para se atingir um único objectivo que é o de matar o boss que se encontra a nossa frente.
Pplware: Quais os principais desafios ou obstáculos que um jogador ou uma guild encontra em World of Warcraft?
Lusitanos: Um dos grandes desafios é conseguir organizar as raids pois muitas das vezes a falta de disponibilidade e de compatibilidade de horarios dos jogadores dificultam a tarefa de se conseguir ter 10 ou 25 pessoas logadas ao mesmo tempo durante duas horas e meia para se poder raidar.
Outro dos desafios é o manter a ordem e boa disposição de dezenas de pessoas pois tal como na vida real há sempre quem não gosta de alguém ou não concorda com algumas das decisões tomadas pela guild e como tal zangas e stresses acontecem. Coisa que felizmente temos conseguido controlar.
Pplware: Qual a vossa relação com as outras guilds? Existe alguma relação?
Lusitanos: Aparte de alguma rivalidade saudável entre guilds no que diz respeito a progresso em raids os Lusitanos não tem nenhuma ligação especifica com outras guilds pois o jogo assim não o exige.
A nível individual temos vários jogadores que por aqui passaram e que se encontram noutras guilds com os quais muitos de nos ainda mantemos contacto.
Pplware: Cataclysm está a chegar. Como vês esta expansão? Quais as expectativas em torno de Cataclysm?
Lusitanos: Vejo esta expansão como uma lufada de ar fresco pois vai trazer muitas alterações ao jogo fazendo com que o mesmo não se torne repetitivo e cansativo, espero que com a nova expansão o pessoal volte a ganhar novo animo com o jogo e como tal aumente o seu interesse pelo mesmo, vejo também com bons olhos as alterações feitas a nível da dificuldade de raids e dungeons pois vai exigir mais dos jogadores para que consigam ter sucesso nas mesmas.
Pplware: Existe vida além de World of Warcraft? Existem encontros ocasionais dos membros da Guild?
Lusitanos: Como já referi anteriormente a Guild Lusitanos já organizou alguns almoços de convívio os quais correram todos bem e inclusive ja estamos a organizar novo almoço para o inicio do próximo ano, temos também vários amigos pessoais que jogam na guild e como tal sim existe uma vida fora do WoW.
Pplware: És casado? Se sim, como consegues (ou outros membros casados) conciliar?
Lusitanos: Sim vários membros da guild são casados e tem família, e penso que quando uma pessoa quer há tempo para tudo inclusive para o WoW se as vezes exige alguns sacrifícios sim exige mas com alguma dedicação tanto para com as mulheres e filhos e com alguma compreensão dos mesmos consegue-se estar aquelas duas horas e meia necessárias para se poder raidar…
Pplware: Conforme dito acima, 4 anos de raides, já vos colocam num patamar bem alto. Vocês costumam recrutar pessoal novo? Como fazem? Se um jogador rookie quisesse entrar agora para os Lusitanos haveria lugar a praxe? Quais os requisitos?
Lusitanos: Sim estamos sempre a tentar recrutar pessoas novas, um dos locais mais utilizados para esse efeito é o nosso site e também com alguns contactos que conseguimos adquirir ingame.
Qualquer jogador seja ele low level, rookie ou hardcore todos tem lugar na guild bastando apenas preencher o apply que se encontra no nosso site, pois como já referi anteriormente nos somos acima de tudo uma guild social, para os membros que quiserem raidar connosco basta falarem com o seu respectivo Class Leader sendo posteriormente avaliado pelo mesmo quer a nível de conhecimentos quer a nível de equipamento para que possa então ser promovido a Raider.
Quanto a praxe isso tudo depende do Class Leader do jogador…
Pplware: Muitas vezes o que afugenta os novos jogadores é a crueldade dos ambientes online, onde também muitas vezes os mais veteranos abusam um pouco da inexperiência dos rookies. Concordam que o mundo WoW é cruel para os novatos?
Lusitanos: Tudo despende da guild em que o jogador se encontra, existem muitas guilds Hardcore nas quais um rookie não tem qualquer hipótese de entrar e ate mesmo alguns mais veteranos entram e acabam por serem expulsos por não serem suficientemente “bons”.
Aqui nos lusitanos tentamos dar oportunidade a todos ate mesmo os mais inexperientes ate porque já todos nós fomos rookies e noobs no passado, nos os mais experientes e principalmente os Class Leaders tentamos estar sempre disponíveis para ajudar os mais novos a conseguirem aprender mais facilmente e rapidamente a jogar com a sua personagem para poderem posteriormente acompanhar a guild no seu progresso.
Com esta politica de ajudar o próximo acabamos as vezes por não conseguir ter um progresso tão bom como outras guilds mais hardcore mas ao mesmo tempo conseguimos ter um ambiente mais descontraído e menos exigente principalmente para o jogadores mais novos.
Pplware: Uma temática cada vez mais em voga, nos tempos que correm, é a da Violência nos Videojogos. Como vês essa questão no geral e como a vês no Universo World of Warcraft?
Lusitanos: Esta é uma pergunta um pouco difícil de responder pois eu não vejo o como um jogo por muito violento que possa ser venha a fazer com que uma pessoa se torne violenta, se alguém se torna violento não será devido a um jogo mas sim porque já tem essa violência dentro de si ou porque não teve uma educação correcta, em relação ao WoW apesar de ser um jogo baseado em combates entre as duas facções existentes (Aliance, Horde) não o considero violento pois apesar de andarmos a “matar” bosses e personagens não faz com que se tenha vontade de o fazer na realidade alias muito pelo contrario o WoW serve sim para criar laços e amizades com pessoas novas e de vários países pois neste jogo não se consegue fazer nada sozinho e necessitamos sempre de mais alguém para podermos evoluir no mesmo.
Pplware: Além de WoW és consumidor de outros jogos? Que jogos?
Lusitanos: O WoW consome muito do meu tempo disponível para dedicar a jogos mas goste de jogar outras coisas também como por exemplo Starcraft, Call Of Duty, Need For Speed entre outros
Pplware: Por fim, gostaria de te pedir que deixasses uma mensagem à comunidade Pplware.
Lusitanos: Vou aproveitar para fazer um pouco mais de publicidade aos Lusitanos e como tal se alguém tiver interesse em nos conhecer um pouco melhor ou se juntar a nos basta para tal passar pelo nosso site www.lusitanoswow.com.
Por fim, gostaria de agradecer, em nome do Pplware, aos Lusitanos (e em particular ao seu Guild Master, BlackBirde) por terem tornado possível esta entrevista e por se terem dado a conhecer desta forma mais aberta à comunidade Pplware.
Obrigado!
Deixamos-vos com a segunda parte da segunda kill do Lich King 10Man feita pelos Lusitanos!