O Verão está aí, e nada como o desfrutar plenamente com o ritmo certo?
E é precisamente este o propósito de Beat the Beat: Rhythm Paradise, o mais recente reforço musical da consola da Nintendo. Com este jogo, a família inteira já se pode divertir na sala de estar ao ritmo de alguns grandes beats com a sua Wii a dar cartas … ou melhor … a dar música.
“O ritmo é o primeiro estímulo que recebemos na vida, ainda quando estamos no útero, onde escutamos as batidas cardíacas da nossa mãe. E esse estímulo acompanha-nos e ajuda-nos ao longo da vida”, explica o psicólogo espanhol Bruno Moioli. “O ritmo musical, quando um atleta pede que se batam palmas antes de um salto, quando um estudante toca com o lápis na mesa enquanto memoriza a matéria, ajuda à coordenação e à concentração. Em geral, o ritmo musical favorece o raciocínio e a criatividade”, acrescenta Moioli.
Criado originalmente em 2009 para a Nintendo DS, Rhythm Paradise transformou o ritmo numa divertida experiência interativa que vendeu mais de 1,6 milhões de exemplares… só no Japão! A fórmula é simples: segurando a consola portátil da Nintendo como se fosse um livro, o jogador toca e desliza no ecrã com o stylus para acompanhar a batida das viciantes músicas dos mais de 50 minijogos e desafios, todos eles com temas, ritmos e movimentos completamente diferentes.
Depois da DS, chegou agora a hora de Rhythm Paradise invadir as nossas salas de estar, estando já disponível no mercado português para a consola Wii, Beat the Beat: Rhythm Paradise inclui divertidos jogos de ritmo, personagens excêntricas e uma tresloucada banda sonora que vai colocar o mais empedernido dançarino a bater o pé ao som das músicas do jogo.
Jogue golfe com um mandril ou controle um karateca que golpeia vasos de flores. Independentemente do jogo escolhido, o essencial é fazê-lo ao ritmo da batida e, para isso, o jogador não poderá deixar que a loucura que ocorre no ecrã o distraia da música.
Os controlos de Beat the Beat: Rhythm Paradise são fáceis de apreender, bastando premir o Botão A ou o Botão B do comando em simultâneo. Embora a ação seja desafiante o suficiente para os fãs da série, os principiantes não terão de preocupar-se com a impossibilidade de avançar ou com situações complexas já que o jogo lhes permite conferir o desempenho correto do tema para os ajudar a dominar o ritmo necessário.
Alguns jogos poderão ser jogados no modo cooperativo, pelo que poderá convidar um amigo para se juntar a si. O objetivo é jogarem juntos para tentarem dominar os diferentes ritmos e quanto mais alta a vossa compatibilidade, maior a pontuação! Mas se for um daqueles jogadores com um espírito competitivo, poderá sempre desafiar o seu amigo para um dos jogos Endless Duel. A ação tornar-se-á progressivamente mais difícil à medida que avançar, o que constituirá um verdadeiro teste ao seu sentido de ritmo.