A época 2018/19 já faz parte do passado e a próxima aproxima-se a passos largos (com algumas equipas a entrarem em competição já neste mês de Julho). O mesmo pode-se dizer também da competição virtual e PES já começou a mexer.
Recentemente foi revelada pela Konami uma aquisição de peso para PES 2020 mas,… as novidades não se ficam por aí.
Todos os anos as principais software houses de jogos de futebol (EA Sports e Konami) fazem uma dança interessante durante a pré-época. Ou seja, todos os anos, antes dos seus jogos serem lançados tentam criar parcerias de valor com as maiores e mais entusiasmantes equipas de futebol do Mundo, de forma a garantir exclusividade e outras vantagens.
Recentemente a Konami revelou uma parceria com os Red Devils, o que é o mesmo que dizer que PES 2020 (ou eFootball PES 2020) irá ter um Manchester United altamente detalhado e aprimorado dentro do jogo.
Basicamente, tudo o que envolve os Red Devils estará devidamente reproduzido em PES 2020 e isso inclui desde equipamentos, estádio, logos e… claro está… jogadores. (Resta saber se com ou sem Bruno Fernandes).
Mas as novidades de PES 2020 não se ficam por aqui e, pelo que temos visto nos últimos meses, uma das grandes apostas deste jogo será a Master League. Com efeito, segundo a Konami, a Master League vai apresentar inúmeras melhorias de forma a recriar de forma mais realista o que é uma equipa de futebol.
Sistema de diálogos, processos de treino, modelo de transferências são alguns dos focos da “nova” Master League. Em PES 2020 o jogador terá mesmo o controlo do clube e dos seus desígnios.
Quanto à jogabilidade a equipa da Konami trabalho de perto com Andrés Iniesta de forma a trazer a PES a magia mais realista do que é um jogo de futebol. Uma das novidades será a inclusão do Drible Finesse, que dará aos jogadores uma afinidade para talento técnico e consciência espacial para driblar os adversários.
Também o sistema de remate será aprimorado e pelo que nos deu para perceber a qualidade de cada remate dependerá de inúmeros factores, ou seja, será sempre um movimento técnico dependendo do contexto em que o jogador, a bola e os adversários se encontrem naquele momento.
Uma habilidade curiosa que chega com PES 2020 será a No Touch Ball (Sem Tocar na Bola) que, tal como o nome indica, permitirá ao jogador acompanhar o rolar do esférico mas sem lhe tocar. Ora, isto abrirá variadas possibilidade no que toca a progressão ou drible em corrida.
A física da bola é alvo todos os anos de melhorias e este ano vai receber também alguns ajustes, com particular atenção para o controlo do esférico com as várias zonas da bota (perna).
Uma outra característica de PES 2020 será Inspire. Pelo que é possivel perceber, Inspire (Inspirar em português) traduz-se na forma como os restantes elementos da equipa reagem a um determinado jogador. Por exemplo, se um jogador tem uma forte inclinação para o drible (por exemplo, o Neymar), então os restantes jogadores em campo tendem a dar-lhe espaço para que ele liberte a sua criatividade.
Se de algo PES não pode ser criticado é de possuir um grafismo mau. Muito pelo contrário, a Konami tem-nos presenteado ao longos dos anos, com gráficos (jogadores, estádios) ao mais alto nível. Contudo em PES 2020 poderemos assistir a variadas melhorias neste capitulo tais como um motor de iluminação melhorado, modelos de jogadores melhorados, cutscenes e repetições realistas ou relvados mais realistas.
Entretanto a Konami já prometeu que a 30 de Julho será disponibilizada uma Demo de PES 2020 para Playstation 4, Xbox One e PC.