FIFA 20 aproxima-se a passos largos e as novidades não cessam. Isso não quer dizer, no entanto, que o jogo vá receber uma revolução ou uma mudança radical.
Desde o VOLTA, novos ícones, novas funcionalidades… muitas novidades têm sido reveladas. Venham conhecer algumas.
Tal como seria de esperar, a Electronic Arts encontra-se altamente empenhada em manter acesa a chama de FIFA. Assim, pelas novidades que se vão conhecendo aos poucos, há muita matéria para análise. Contudo, serão todas as essas novidades um sinónimo de grandes mudanças no jogo?
VOLTA Football, e o regresso ao “futebol de rua”
Para tal teremos de esperar para ver mas, a avaliar pelas funcionalidades mais importantes que têm vindo a ser reveladas, as coisas vão num caminho moderado.
Vejamos o caso da inclusão do modo de “futebol de rua”, ou seja, o VOLTA Football. Trata-se claramente de uma inovação na série de FIFA. A criação de um mundo novo onde jogar futebol será uma boa lufada de ar fresco para o jogo. No entanto, a dúvida persiste: “Será que fará tanto sentido assim?”.
Entretanto, eis o novo trailer de gameplay de VOLTA:
Esta novidade (que já esteve presente em FIFA no passado) será talvez a de maior dimensão e também a mais controversa. Certamente que será algo que despertará a curiosidade dos jogadores nos primeiros tempos mas… será que vai pegar?
VOLTA vai apresentar variados modos de jogo:
- VOLTA Kick-Off – modo interessante no qual pegamos no nosso clube preferido e jogamos com ele, mas nas ruas. Imaginem um derby Benfica versus Sporting nas tuas de Lisboa… pode ser divertido.
- VOLTA World – um modo single-player no qual o jogador defronta equipas criadas pela comunidade. Após o jogo, se vencer, pode contratar um jogador da equipa adversária e assim ir fortalecendo o seu plantel.
- VOLTA Story – este modo single-player parece um pouco como a Caminhada, mas para o futebol de rua. Pegamos num nosso jogador e, através de uma narrativa definida, vamos levá-lo até aos escaparates do futebol de rua.
- VOLTA League – tal como o nome indica, trata-se de Ligas (online e offline) onde competimos com a nossa equipa e vamos lutar para chegar às divisões cimeiras.
VOLTA tem modo single-player
Naquilo que toca ao single-player, o modo VOLTA Story será talvez o mais próximo de um modo carreira. Trata-se de um modo de história que leva os jogadores numa viagem pelo mundo VOLTA. Juntamente com uma experiência conectada online no VOLTA TOUR, os jogadores podem viajar para locais diferentes em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdão, Nova Iorque, Cidade do Cabo, Cidade do México, Roma, Paris e muito mais. Os jogadores podem, ainda, fazer o seu caminho através da promoção e despromoção com a VOLTA LEAGUE online, onde o novo formato de jogador versus jogador coloca a tua equipa contra outras online, onde as vitórias levam à promoção para uma divisão superior.
Mas as novidades não se ficam por aqui.
O nosso PRO vai ser mais nosso
Um dos aspetos que a Electronic Arts mais reforçou nos últimos tempos foi no facto de em FIFA 20, a criação do nosso PRO virtual passar a ser muito mais diversificado, no que respeita a opções.
No PRO Clubs vai passar a haver também novos modos de jogo (House Rules Cups e Practice), assim como estão de regresso algumas posições: avançado esquerdo e direito, ala direito e esquerdo e médio direito e esquerdo.
Foram acrescentados mais de 30 aspetos novos (habilidades) nos quais podemos gastar pontos de habilidade no momento de criar o nosso profissional virtual.
No que toca ao “jogo jogado”, a Electronic Arts já veio a lume revelar bastantes novidades. Por exemplo, o sistema de marcação de lances de bola parada passa a ser ainda mais incisivo no que respeita ao controlo da bola. Por outras palavras, com recurso ao analógico, o jogador passa a ter controlo mais preciso sobre os efeitos dados à bola no momento do remate e na sua trajetória até à baliza. Algo como os livres do Cristiano Ronaldo que parece que “à última da hora são desviados”.
Na relva é que se joga
A bola também será alvo de uma melhoria, tal como todos os anos tem acontecido. Na edição do ano passado o esférico encontrava-se bastante mais solto. Contudo, este ano a bola vai ter uma física ainda mais realista e desprendida do jogador que a controla. Nesse sentido, é afetada de forma mais realista pelos toques e ressaltos. Por exemplo, a própria direção dos passes será muito mais influenciada pelo movimento do jogador. Assim, um futebolista que acabe de fazer uma “revienga”, fará um passe mais transviado.
Tal como é sobejamente conhecido, a IA de FIFA 19 no capítulo defensivo era bastante satisfatória. De tal forma que havia jogadores que deixavam pura e simplesmente os defesas da sua equipa serem controlados pela IA, ficando apenas com jogadores do meio-campo. A EA Sports decidiu que em FIFA 20, isso não vai acontecer de forma tão eficaz. Ou seja, os jogadores controlados pela IA deixam de ser tão efetivos na defesa e na altura de tentar o corte.
Por outro lado, a EA Sports vai também mexer com as finalizações e com o sistema de “Timed finishing”. Ou seja, aquela janela de oportunidade na qual o jogador tem de pressionar o botão de remate. Segundo o que já se sabe, esse modelo foi modificado de forma a ser mais exigente na determinação do momento certo de largar o botão.
Mas há mais novidades
Entre outras novidades, a Electronic Arts revelou que foi implementado um sistema denominado de Decisive Moments que permitirá ao jogador um controlo mais refinado dos momentos decisivos (de finalização, passe ou tackle) das jogadas.
Foi ainda revelado o Authentic Game Flow que, segundo o que foi revelado permitirá, tanto aos futebolistas controlados pelo jogador como pela IA, uma melhor otimização de processos, ocupação de espaços, movimentações, traduzindo-se isso num jogo mais realista.
Quem joga futebol (profissional ou não) sabe que um dos passes mais normais de se fazer é aquele ligeiro picar a bola sobre o pé do adversário de forma a que a bola vá para o seu destino, mas sem ir rente à relva e assim ser cortada. Assim, no FIFA 20 foi implementado esse tipo de passe, criando assim uma ligação mais real com o futebol real.
Uma outra novidade interessante, ou pelo menos divertida, será a possibilidade de festejar golos. Será então possível não só com o marcador, mas com a equipa inteira.
Parece que as alterações das condições atmosféricas serão mais dinâmicas em FIFA 20 e, segundo os responsáveis da EA, serão muito mais que meros “efeitos bonitos”.
Contudo, e a avaliar apenas pelos poucos trailers de gameplay já revelados, fica uma ligeira sensação de que a evolução entre FIFA 19 e FIFA 20 não é assim tão notória. No entanto, temos de ser justos pelos que só quando tivermos o resultado final nas mãos é que poderemos tirar conclusões.
Carreira de Futebolista
Foram também dadas a conhecer algumas novidades sobre o modo Carreira de FIFA 20. Carreira essa que nesta próxima edição já pode ser assumida por uma mulher e com tudo o que isso envolve. Por exemplo, na construção do nosso personagem as opções passam a ser mais (e não só pela inclusão do sexo feminino) mas pela adição de mais opções de personalização ao nível de corpo, cara, pele, roupas, estilo…
Segundo o que se sabe, a EA Sports passa a dar em FIFA 20, mais importância aos aspetos emotivos/emocionais dos jogadores e às suas reações para com as nossas palestras ou entrevistas (pré e pós match). Essas nossas conversas, tanto com jogadores como com jornalistas passarão a ser mais diversificadas e com impacto maior nas suas performances. Isto pois passa a haver um sistema de Moral que cada jogador tem associado.
Entretanto, os melhores momentos da carreira passarão a aparecer destacados no feed de notícias com uma nova ferramenta de captura de best moments ao vivo, que será usado enquanto jogamos as nossas partidas.
FUT continua a reinar
O modo FUT, talvez o modo mais jogado de FIFA, receberá bastantes novidades este ano.
Até agora estamos habituados e ter os Objetivos Diários e Semanais, mas no FIFA 20 passaremos a ter Objetivos de Época que se traduzem por mais e melhores recompensas para quem os completar. E, claro está… tratam-se de objetivos mais exigentes de obter.
Também a possibilidade de personalização do nosso clube no Ultimate Team passa a ter (finalmente) a capacidade de se alterar calções e meias, passando assim, a ser uma personalização completa. Aliás, a personalização é a palavra de ordem para a nova época FUT.
Foi também indicado que passará a ser possível a criação de jogos amigáveis no FUT, ou seja, jogos mais descontraídos contra equipas de amigos. Restará saber se estes jogos vão ter algum impacto na equipa e jogadores.
Alterações nas opções de jogadores
Também a forma como se acede às opções de cada jogador foi modificada, passando a estar com o efeito de uma roda com as opções nos pontos cardeais. Apesar de aparentar algo de apenas estético poderá ser uma inclusão prática.
Também o formato Squad Battles foi alterado. Primeiro, deixa de haver tempo limite para se estar à espera para fazer o refresh da lista de equipas. Além disso, também o ecrã de apresentação da equipa adversária está mais limpo e com mais info útil. Por exemplo, passamos a ter dados como o estádio ou como os jogadores em destaque no plantel adversário.
FIFA 20 chega no final de setembro para PS4, Xbox One e PC
Tal como também seria de esperar, também a lista de ícones irá ser reforçada. Começa pelo grande jogador Zinedine Zidane (que também será capa da Ultimate Edition) e passa pelo maestro Andrea Pirlo ou por Ronald (tiro-de-canhão) Koeman. Eis então a lista já conhecida dos próximos ícones de FIFA 20:
FIFA 20 já tem data de lançamento para 27 de setembro para PS4, Xbox One e PC. Já está disponível em pré-venda.