Tenho de admitir que sempre fui um grande viciado na saga Worms. Comecei na versão 2, passei pelo Worms Armagedon, e acabei no Worms World Party já que as novas versões em 3D fizeram-me perder o interesse que os bonecos em 2D me despertavam.
Há alguns dias atrás, o meu vicio voltou porque fiquei a saber que existia um clone open source do Worms de seu nome Wormux, e sim, o jogo mantém o aspecto 2D dos primeiros Worms e apresenta-nos como soldados vários animais castiços em vez das invariáveis minhocas do jogo original.
Outro ponto forte desde jogo é o facto de ser, ao contrário “do pai”, multi plataforma pelo que podemos joga-lo em vários sistemas operativos.
O conceito é o mesmo do Worms: Temos um campo de batalha com duas equipas, cada uma delas tem como objectivo destruir o adversário contando para isso com o auxilio das mais excêntricas armas de combate desde granadas santas, jetpacks, bigornas, dinamite, doninhas, tacos de basebol etc etc.
Os gráficos não são deslumbrantes, longe disso, mas não é por aí que o jogo perde emoção já que ao fim de algum tempo estamos tão absorvidos pela dinâmica do jogo que nos esquecemos dos actuais gráficos 3D que a maioria dos jogos modernos tem. É um bom exemplo de como um jogo pode ser simples mas viciante (tal como a maioria dos grandes clássicos).
Experimentem e vão ver que os jogos open source também podem trazer entretenimento para muitas e muitas horas.