Nas últimas semanas muito se tem falado das novas e fantásticas funcionalidades do Windows 10. A par das novidades já conhecidas do Windows 10, a Microsoft desvendou também algumas características do aguardado DirectX 12.
De acordo com as informações, o DirectX 12 garantirá um desempenho superior de até 50%, comparando com o DirectX 11, é mais eficiente em termos de recursos energéticos e é compatível com a maioria das gráficas actuais.
Com o lançamento do Windows 10 a Microsoft quer levar o mundo gaming a um nível mais alto. Para tal, a Microsoft vai também disponibilizar o DirectX 12 (popular conjunto de APIs gráficas que já vêm do Windows 95) que, como já é sabido, oferece um desempenho bastante superior ao DirectX 11.
O novo DirectX 12 já pode ser testado na última build do Windows 10 e o site Anandtech já testou o jogo Star Swarm com a nova API. O site saliente que ainda se trata de uma versão preview e daí ainda não haver total estabilidade. O jogo Star Swarm foi disponibilizado pela Microsoft e pela Oxide e os drivers, com suporte para o novo DirectX 12, são parte do trabalho da Microsoft, NVIDIA e AMD.
Para a realização dos benchmarks, o site usou três placas da NVIDIA e da AMD.
NVIDIA
- GeForce GTX 980 (Maxwell 2)
- GeForce GTX 750 Ti (Maxwell 1)
- GeForce GTX 680 (Kepler)
AMD
- R9 290X (GCN 1.1)
- R9 285 (GCN 1.2)
- R9 260X (GCN 1.1)
Resultados
Como se pode ver pelos gráficos seguintes, os resultados com o DirectX 12, ao nível da performance são simplesmente surpreendentes. Todos os resultados podem ser consultados aqui.
O site disponibiliza também um vídeo do Star Swarm onde é possível, de certa forma, avaliar a fluidez.
Espera-se mais detalhes sobre o DirectX 12 no evento GDC 2015 que acontecerá em Março, no entanto com base nos testes realizados facilmente chegamos à conclusão que a nova API promete!
Via Anandtech