Atualmente apenas existem no mercado 2 grandes jogos de futebol: FIFA e PES. Ano após ano os fãs de ambos os jogos são presenteados com novas releases, cada uma delas tentando, à sua maneira, melhorar o jogo lançado o ano anterior. Por norma, os detalhes destes 2 jogos apenas começam a ser conhecidos em junho durante a E3, mas ocasionalmente, algumas fugas de informação e alguns pormenores vão sendo tornados públicos antes do certame.
Foi o que aconteceu relativamente ao próximo lançamento da série PES. Vamos saber um pouco mais.
Foi na passada sexta-feira, dia 27 de abril de 2018, que uma fuga de informação detetada na PS Store de Hong-Kong – esta informação já foi, entretanto, removida – nos deu alguns detalhes sobre o próximo lançamento do simulador de futebol da Konami.
De acordo com o site Evo-Web, a listagem que se encontrava na PS Store referia alguns detalhes sobre o aumento de ligas presentes, aumento do fotorrealismo do jogo e melhoria da individualidade de cada jogador, entre outros.
Eis a lista completa dos dados que “escaparam” e que dão já uma pequena ideia dos planos da Konami para PES 2019:
- Autenticidade das Ligas: Enorme adição de ligas licenciadas.
- Novo MYCLUB: Todos os elementos foram refeitos, desde a contratação de jogadores até a versões especiais de jogadores que serão lançadas ao longo do ano.
- Momentos mágicos: A individualidade de cada jogador é levada ao patamar seguinte com a adição de 11 novos traços de perícia, um novo sistema de animação e movimentos, mais suave, permitirá a marcação de enormes e fantásticos golos. A resistência de cada um dos jogadores terá, também, impacto na fadiga ao longo do jogo.
- The Beautiful Game: Fotorrealismo e animação fluída em 4K HDR.
- ML Real Season: Experimenta o mesmo que um treinador na vida real com 3 novas alterações significativas como a pré-temporada ICC, sistema de transferências melhorado e novas ligas licenciadas.
Foi também possível ver algumas imagens que nos dão uma ideia do novo aspeto visual e das melhorias conferidas a este jogo. Nestas imagens poderemos ver uma “foto” de David Beckham, uma bancada repleta de adeptos do Borussia Dortmund no Signal Iduna Park e a marcação de um pontapé de canto por Philippe Coutinho. Todas estas imagens nos mostram o nível de detalhe do próximo lançamento de PES e nos fazem ficar com “água na boca” para o que aí vem.
Um rumor que começa a correr na internet é o de que o motor do jogo que a Konami tem vindo a utilizar nos últimos anos será descontinuado. Assim, este deverá ser o último PES a ter como base o Fox Engine. Este era um passo que, eventualmente, teria que ser dado e que abre boas perspetivas para o futuro da série.
Com a recente perda das licenças da Liga dos Campeões e da Liga Europa a Konami poderá ter ganho alguma margem de manobra para poder recomeçar a investir em outros aspetos do seu simulador de futebol para que, no futuro, PES possa voltar a ser um concorrente à altura de FIFA.
A evolução das últimas edições de PES tem sido notória, mas apesar disso a flagship de desporto da EA Sports ainda continua na frente da corrida. Apenas o tempo dirá se PES voltará a assumir uma clara posição de concorrência a FIFA.
Esta posição poderá voltar a ser recuperada uma vez que FIFA parece estar a descurar cada vez mais os modos de jogo mais tradicionais sendo que esta é uma área na qual PES parece voltar a querer ter alguma relevância.
Aguardemos, então, por mais pormenores que deverão ser revelados em junho durante a E3 em Los Angeles.
São fãs de PES? O que acham desta fuga de informação? Qual a vossa expectativa para PES 2019? Deixem-nos os vossos comentários!
Bons jogos!