Pplware

Custos de produção do Kinect são de ~41€

O recente lançamento do Kinect foi um enorme sucesso. O seu preço, de 149.99€ ($149.99 nos EUA), nada foi impeditivo para que a procura superasse a oferta nalguns locais do nosso país. Até a expressão “onde é que está a crise” foi usada várias vezes pelos nossos leitores.

Mas, afinal de contas, estará o Kinect a ser vendido a um preço justo?

A UBM TechInsights tratou de abrir o aparelho e avaliar o preço de cada componente, dos custos de produção e montagem, e chegou à módica quantia de $56.


Foi sabido, em comunicado, que a Microsoft iria fazer a venda do Kinect com uma margem de lucro confortável. Agora, após saber o resultado de análise da UBM, vemos que a margem de lucro é bastante avultada e que, provavelmente, se trata de aproveitar e espremer monetariamente o máximo possível deste aparelho que, por enquanto, é novidade.

Dos $56 apurados, $17 provêm da empresa de semicondutores Israelita PrimeSense onde se incluem os microfones, microprocessadores e câmaras. Todo o resto, nos PCB, trata-se de componentes de diversas marcas. Resume-se às imagens abaixo.

Inicialmente foi publicado, pelo NYTimes, que o primeiro protótipo do Kinect foi avaliado em $30,000, envolvendo 1000 trabalhadores no projecto. Foi também vincado, nessa altura, que iriam haver lucros nas vendas desse aparelho de $30,000.

O Kinect é o primeiro acessório da Microsoft para o controlo de jogos a partir de movimentos, entrando no popularizado mercado da Nintendo Wii. De encontro a isto é referido, num comunicado da agência Reuters, que a Microsoft espera vender 5 milhões de unidades durante a época natalícia. Se assim se verificar, será um grande golpe nas vendas da Wii.

Para os leitores que discutiam neste artigo a má qualidade da imagem e arrastamento numa vídeo-chamada a partir do Kinect, é agora sabido que se trata de uma câmara RGB 32-bit VGA. Portanto, em relação apenas ao arrastamento, estão ainda de pé várias possibilidades: frame-rate da câmara RGB baixo, software não optimizado ou uma pontual má qualidade (baixa largura de banda) na ligação à internet.


Fonte: EETimes

Exit mobile version