Em algum casos nem sempre o detalhe gráfico é a componente essencial num bom jogo. Claro que ajuda, mas por vezes a jogabilidade, o ritmo elevado e constante são as imagens de marca de um título. E quando se trata de um jogo gratuito e open source? Melhor ainda!
O Cube 2 com nome de código Sauerbraten, é um jogo do estilo first person shooter (FPS), cujo seu objectivo é não necessariamente produzir o jogo mais completo e com o maior número de efeitos visuais.
Sim parece uma flagrante contradição, mas se indagarmos sobre esta matéria facilmente chegamos à conclusão que existem casos de alguns jogos actuais em que tirando o detalhe gráfico, não resta muito que se aproveite.
O Sauerbraten tem como objectivo servir como base de um motor gráfico para edição fácil de mapas dentro do próprio ambiente de jogabilidade. O conjunto de elementos chave desta versão do Cube 2, tenta proporcionar uma experiência divertida e dinâmica, aliada a um motor bastante elegante e construído totalmente de raiz.
Porém engane-se quem espera que este jogo seja menos evoluído graficamente quando comparado com jogos como Quake I ou II. Sim, vai buscar algumas ideias e conceitos de mapas destes clássicos. Assim que começar a interagir pela primeira vez com o Cube 2, irá constatar que as semelhanças com os jogos da id Software ficam por aqui.
Embora o principal objectivo dos programadores deste jogo de código aberto, não seja o “eyecandy”, posso-lhe confidenciar que mesmo assim, como jogador poderá regalar os seus olhos com o Cube 2. Este jogo ao nível do ambiente que o rodeia, mais precisamente ao nível de mapas, brilho, transparência, texturas e sombras está absolutamente fenomenal.
Veja o caso da seguinte imagem e do fantástico detalhe ao nível da transparência e efeito da água (e não coloquei todas as opções no máximo de qualidade).
Como um bom jogo, merece uma boa banda sonora, as faixas de áudio incluídas no Cube 2, rondam o melhor estilo do género hard rock/metal instrumental, dotando este título de uma profundidade adequada ao ritmo de jogo. Como é standard nestes jogos, não faltarão todos os modos de jogo que já o habituaram neste tipo de jogo semi futurista quer para jogar individualmente ou em equipa.
Poderá jogar offline contra bots para tentar ambientar-se ao jogo, ou nos modos de captura de bandeiras (CTF), coop edit, instagib, efficiency, tactics e deathmatch. Como não sou grande artista e raramente tenho tempo para jogar, tentei a minha sorte contra os bots, como é observado na seguinte imagem.
Nesta versão pode contar ainda com sete armas remodeladas. São elas: pistola, shotgun de canos cerrados, metralhadora, lança rockets, espingarda, lança granadas e ao bom e velho estilo de Doom, poderá abrir o seu caminho pelos adversários com uma moto-serra.
Bem, poderia estar a descrever mais aspectos curiosos deste jogo, mas iria estragar-lhe o desafio de poder descobrir por si próprio. E como leigo que sou na matéria de jogos embora saiba do que gosto, apenas lhe posso falar daquilo para o qual posso estar mais qualificado.
Isto é, não se sentirá descriminado com este jogo, visto ter sido concebido para correr igualmente optimizado em múltiplas plataformas, graças ao uso das tecnologias multi plataforma SDL e OpenGL. Será uma excelente notícia para quem não conhece o jogo e é utilizador de Linux ou Mac.
Teste esta nova versão quer esteja sozinho no seu computador ou ligado localmente formando equipa com e contra os seus amigos. Se isto não satisfazer as suas necessidades de “frags”, ligue-se a alguns dos servidores online de acesso livre para competir com os melhores jogadores deste jogo. Não lhe irá custar nada!