Por Miguel Patinha para o Pplware O CryEngine 3, talvez o motor gráfico mais esperado dos últimos anos, já está disponível para todos os programadores, quer de PC, quer das consolas caseiras de nova geração (leia-se Playstation 3 e Xbox 360).
Desenvolvido como uma versão de consolas do CryEngine 2 (visto contar com poucas melhorias em relação a este), o CryEngine 3 apresenta-se como sendo o único motor gráfico preparado tanto para a actual geração, como para a próxima.
Sendo o CryEngine 2, o motor gráfico mais exigente no PC (usado apenas em Crysis e Crysis Warhead da mesma produtora, a Crytek, e no MMO recentemente lançado na mesma plataforma, Aion), é de esperar que agora que a terceira versão chegou às produtoras de consolas este seja muito mais utilizado na criação de gráficos quase foto-realistas.
Todavia, este não é o único benefício do uso deste motor gráfico. Segundo o presidente da Crytek, os produtores poderão contar com um desenvolvimento muito mais rápido dos seus jogos, sendo que podem jogar e experimentar os elementos que acabaram de criar. Para além disso anunciou o fim das barreiras de criação de jogos multi-plataformas (o que deve agradar sobretudo os jogadores de Playstation 3), sendo que o motor gráfico converte automaticamente as diferenças entre plataformas de forma a optimizar cada experiência.
Fiquem então com o vídeo promocional do já lançado CryEngine 3.