Pela primeira vez na história dos Grammys (mais de 50 anos de vida) a banda sonora proveniente dum videojogo encontra-se nomeada. Na realidade, a situação ainda é de maior relevo, uma vez que não se trata de apenas uma mas sim, de duas nomeações.
O álbum em questão denomina-se de “Calling All Dawns” e está nomeado para a categoria de “Best Classical Crossover Album”, enquanto que uma das suas músicas, de nome “Baba Yetu” encontra-se nomeada para a categoria de “Best Instrumental Arrangement Accompanying Vocalists”. Originalmente gravado pelo compositor Christopher Tin e pelo Coro Soweto Gospel Choir para o jogo Civilization IV este álbum tem uma particularidade interessante que é o facto da nossa bem conhecida Dulce Pontes também ter colaborado na sua produção.
O álbum “Calling All Dawns” é uma obra estrondosa, contando com o esforço de mais de 200 músicos de diversas localizações do mundo, poemas cantados e orações em mais de 12 línguas diferentes. Artistas como a conhecida soprano Frederica von Stade, o Coro Soweto Gospel, e a nossa fadista Dulce Pontes, encontram-se presentes em Civilization IV. A orquestração encontrou-se sob a responsabilidade da Royal Philharmonic Orchestra, conduzida pelo maestro Lucas Richman.
A série Civilization é, sem dúvida um dos maiores exemplos de sucesso dentro do Universo dos Videojogos, tendo sido lançado neste ultimo ano a sua ultima versão, Civilization V. O jogo assenta numa mecânica de estratégia por turnos onde o jogador tem como objectivo liderar a sua civilização ao longo dos séculos, responsabilizando-se pela sua evolução cultural, cientifica, politica, relações estrangeiras, enfim … cabe ao jogador levar a sua civilização a uma posição de super potência, podendo para tal, recorrer a conflitos armados, democracia, assimilações culturais ou actos de sabotagem.
A cerimónia dos Grammys terá lugar no próximo dia 13 de Fevereiro.
Lista Oficial dos Nomeados aos Grammys aqui.