Francisco Cruz vence torneio com apenas 16 anos.
Pela primeira vez Portugal arrecada um dos mais cobiçados troféus mundiais. Francisco Cruz sagrou-se, no passado dia 9 de Junho, em Los Angeles, campeão oficial do FIFA Interactive World Cup. O português, com apenas 16 anos de idade e oriundo da Trofa, consegue igualmente com este título a proeza de se tornar no mais jovem vencedor deste torneio mundial.
Francisco, que descreve a sua vitória como “mágica”, disputou a grande final no Teatro Mayan em Los Angeles onde derrotou o colombiano Javier Munoz por 4-1. A Javier Munoz, Cruz deixou, apenas, o segundo lugar e a Marcos Azzi a terceira posição, depois de confortavelmente o ter derrotado na primeira semi-final. A vitória no FIFA Interactive World Cup 2011, que este ano reuniu mais de 900 mil jogadores de todo o mundo, valeu a Francisco Cruz um prémio monetário no valor de 20 000 dólares e uma viagem para duas pessoas para o próximo ano da FIFA Ballon d’Or Gala.
A edição de 2011 foi disputada pelos 24 melhores jogadores do mundo ao longo de seis temporadas marcadas por dez eventos de qualificação. Numa viagem de iate que os levou à Marina del Rey, os participantes tiveram a oportunidade única de testar, pela primeira vez e em exclusivo, o EA SPORTS™ FIFA 12, antes da sua chegada às lojas no próximo Outono. Os jogadores foram conduzidos até à E3 e, na maior conferência do mundo sobre jogos, tiveram o privilégio de expressar a sua opinião acerca do jogo da EA Sports, junto do seu criador David Rutter.