Passadas poucas semanas do lançamento de Overwatch, um dos jogos mais aguardados (até à data) deste ano, a Blizzard volta a agitar as águas.
Desta feita, surge a declaração conjunta com o Facebook na qual se revelam pormenores sobre uma parceria entre as duas companhias com o objectivo de potenciar ainda mais o lado social dos jogos da Blizzard.
“Os jogos da Blizzard são os melhores, quando os jogamos com os nossos amigos” – este é o lema da Blizzard e que revela um pouco do passado genético da companhia americana, baseado muito em jogos como Warcraft ou Diablo (e respectivas Guilds e parties).
Se repararmos bem, trata-se de um lema com forte teor social, apelando à amizade e ao jogo em grupo e é nesse sentido que esta noticia ganha ainda mais importância.
Segundo revelações recentes da Blizzard, foi assinado um protocolo entre a companhia de desenvolvimento de jogos e a famosa rede social, o Facebook e pelo que foi dado a conhecer, esta parceria assume particular importância para as duas companhias.
Por um lado temos os jogos da Blizzard que irão ganhar uma outra dimensão no que toca à partilha de experiências. Usando o Facebook como meio de transmissão, tornar-se-à extremamente fácil e rápida a partilha das experiências de jogadores do Mundo inteiro na rede social.
Por outro lado, o Facebook ganhará também uma dose maciça de novo conteúdo directamente dos próprios jogos da Blizzard. Ficam ainda dúvidas no ar sobre o próprio desenvolvimento de jogos pela Blizzard para a rede social.
Esta parceria vai ganhar forma visível já a partir do final deste mês a partir do momento em que os jogadores de títulos como World of Warcraft, Heroes of the Storm, Hearthstone, Diablo III, StarCraft II, e Overwatch poderão fazer login nos seus jogos com as suas contas do Facebook.
Parceria Blizzard/Facebook
A partir deste mês, a Blizzard vai integrar o Login do Facebook e o Live API do Facebook em todos os seus jogos, o que permitirá que os jogadores possam:
- Facebook Login – Ao utilizarem a sua conta do Facebook, os jogadores poderão registar-se e fazer login em jogos como o World of Warcraft, Heroes of the Storm, Hearthstone, Diablo III, StarCraft II e o mais recente lançamento da Blizzard, o Overwatch. Com a nova possibilidade de se adicionar o Login do Facebook está a construir-se o caminho para novas funcionalidades sociais nos jogos da Blizzard, enquanto se reforça o Facebook enquanto plataforma de excelência para partilha, visualização e discussão de conteúdos de jogos AAA.
- Live API – A Blizzard vai incorporar o Live API do Facebook com o objetivo de criar a sua própria funcionalidade de streaming “Go Live” para os seus jogos. Pela primeira vez, os jogadores vão ter a possibilidade de fazer o livestream das suas sessões de jogos da Blizzard diretamente para as suas timelines do Facebook, e os amigos terão a possibilidade de subscrever e serem notificados quando novos streams estiverem disponíveis.
“Os jogos da Blizzard são os melhores, quando os jogamos com os nossos amigos, portanto torna-se crucial em disponibilizar aos jogadores novas funcionalidades e serviços que lhes permitam partilhar as suas melhores experiências de jogo com os seus amigos“, afirmou Gio Hunt, Vice Presidente da Blizzard Entertainment, adiantando ainda que “Estamos a trabalhar de forma muito próxima com o Facebook para a integração dos seus serviços com o nosso jogo, Overwatch, bem como com outros nossos jogos”
“A Blizzard tem uma comunidade de jogadores extremamente fiel e apaixonada bem como uma longa lista de jogos lançados de elevada qualidade“, referiu Leo Olebe do Facebook. “A nossa colaboração com o jogo Overwatch demonstra o empenho do Facebook em associar-se a editoras de jogos AAA, enquanto permite aos jogadores de títulos Blizzard, as partilhas das suas experiências para todo o Mundo.“.
Em preparação para o lançamento de Overwatch o Facebook trabalhou em sintonia com a Blizzard num conjunto de soluções de marketing, incluindo Carousel ads, Canvas, e Instagram Marquee. Com recurso à sua brutal capacidade de identificar e assinalar potenciais alvos de marketing, o Facebook ajudou a Blizzard a apresentar o jogo a um grande número de gamers, atingindo assim os colossais números de 1.65 biliões de visualizações no Facebook e 400 mil no Instagram.
Só para se ter uma ideia de outra dimensão subjacente a esta parceria, o Facebook revelou que são mais de 650 milhões o numero de pessoas que mensalmente jogam títulos no Facebook, seja em plataformas Mobile, Web ou em consolas.