Pplware

Football Manager 2018 já está entre nós

… mas apenas com a Beta.

E é já com a Beta de Football Manager 2018 disponível desde há alguns dias, que gostaríamos de vos mostrar os últimos vídeos revelados pela SI Games com algumas das melhorias que esta nova edição traz.

Os tópicos revelados nestes ultimos vídeos foram “Football Intelligence” e “MatchDay Experience”.

Quer se queira quer não, mas parece que a Sports Interactive consegue sempre sacar um coelho da cartola, ano após ano, edição após edição de Football Manager. Quando pensamos que a série chegou a um beco sem saída, tal o grau de complexidade e abrangência, eis que Jacobson consegue algo … e ao longo destas últimas duas semanas temos vindo a revelar precisamente isso (aqui ou aqui).

A semana passada tivemos direito a mais duas apresentações da FMTV, a televisão do Footbal Manager e com elas vieram mais novidades. Novidades essas que já se encontram a ser escrutinadas pois a Beta de FM 2018 já se encontra entre nós.

Football Intelligence

Um dos pontos mais apontados como alvo de possíveis melhorias nas edições anteriores é a componente de transferências e empréstimos de Football Manager. Pois parece que este ano, essa área importantíssima do dia a dia de um clube não foi esquecida e recebeu melhorias significativas.

Como todos sabemos, este ano, foram batidos alguns recordes de transferências de jogadores, certo? Pois, FM como não poderia deixar de ser, aponta a essa questão de uma forma natural, e em FM 2018 as transferências de jogadores podem passar a apresentar valores tão ou mais altos que os da realidade.

Uma outra preocupação da equipa da SI Games foi também a de alimentar as negociações com novas armas e assim, passam a haver novas clausulas tantos para transferências como para empréstimos (por exemplo, clausulas de valor mínimo de transferência) e que podem ser orientadas tanto a nível nacional como internacional.

Outro ponto focado no vídeo agora revelado centra a sua atenção nos pagamentos das verbas de transferências e empréstimos. Por exemplo, passa a ser possível pagar em prestações (3 prestações), isto para que as equipas continuem a respeitar o fair-play financeiro, que tanto na realidade como em FM 2018, será incisivo.

E por falar em empréstimos, vão haver também novas modalidades como por exemplo, empréstimos a curto prazo onde se podem encontrar contratos com duração até à próxima abertura mercado por exemplo, ou então o surgimento de clausulas por objetivos.

Por seu lado a IA foi requintada também e os managers controlados pelo PC vão adotar posturas de transferência/empréstimo mais agressivas consoante a forma dos jogadores em questão. Outro exemplo será a preocupação dos treinadores da IA de acordo com a equipa que controlam. Por exemplo, um manager do Real Madrid controlado pela IA vai querer principalmente fazer 1 ou 2 grandes contratações ao invés que um manager da IA do Tranmere se contentará com o remediar dos pontos fracos do plantel.

Uma feature nova é o Acompanhamento de Desempenho na Liga e corresponde a uma nova forma de avaliar o nosso desempenho como treinador tendo em vista os objetivos propostos e os resultados obtidos no final da época. Isto traz, claro está, alterações na forma como tanto a direção como os jogadores reagem a nós.
Imprensa, redes sociais e jornalistas passam em FM 2018 a publicar mais noticias sobre os clubes e os treinadores e até os adeptos vão adotar uma postura mais ativa nas redes sociais, tecendo mais comentários acerca das suas opiniões acerca das nossas performances.

Matchday Experience

Quando chega o dia de jogo, é altura de festa mas… o trabalho ainda não está feito e FM 2018, traz mais algumas tarefas e novidades ao treinador.

Dito isto, passar a haver um sistema de Match Preview que foi redesenhado e melhorado. De certa forma, o ecrã anterior foi melhorado e ampliado de forma a apresentar a acrescentar informação sobre o próximo jogo e a focar a informação importante sobre o adversário que vamos enfrentar. Uma das adições que faz todo o sentido neste contexto é a inclusão dum mini-painel com o report do Scout que analisa o nosso “Próximo Adversário”.

Algo que já antes existia mas que agora assume uma importância um pouco mais relevante é a Reunião de Equipa antes do jogo. Com essa reunião o treinador pode falar com o plantel ou com partes do plantel (defesas, por exemplo) e aferir da reação em tempo real dos jogadores ao que foi dito.

A apresentação do jogo sofreu algumas melhorias que pareçam meramente estéticas, acabam por indicar alguma informação útil sobre os adversários. Trata-se da visualização gráfica de como ambas as equipas se vão posicionar taticamente e que pode ajudar o jogador a alterar as suas táticas durante o jogo.

A Palestra à Equipa imediatamente antes do jogo surge como até aqui mas segundo a SI Games também recebeu melhorias, sendo agora bem mais intuitiva. Uma das particularidades que se irá notar é a remoção do “Tom” de discurso. Ou seja, deixamos de poder ser Agressivos, Apaixonados ou Calmos nas nossas palavras mas ganhamos outras formas de nos expressar.

Durante o jogo, também vão haver novidades. A partir de FM 2018, o motor de jogo foi redesenhado e já suporta DirectX 11, o que, segundo a SI Games, não só melhora bastante o que se vê nesta edição, como também permite que em próximos FMs as melhorias gráficas venham a ser cada vez mais notórias.

Ainda segundo a SI Games o novo Motor Gráfico irá trazer bastantes melhorias, quer ao nível dos movimentos dos jogadores, da forma como interagem entre si e com a bola, e mesmo ao nível dos estádios (que agora se apresentam ainda mais exuberantes).

Entretanto, durante o jogo o ecrã foi “limpo” passando a ter agora uma arrumação diferente e apresentando um sistema de tabuladores:

  • Pitch – tal como o nome indica, mostra o jogo a decorrer no relvado
  • Tactics – mostra a disposição tática da equipa permitindo de forma rápida e simples promover alterações ou substituições à equipa dar novas instruções rápidas.
  • Analysis – este tabulador presenteia-nos com mais dados sobre o jogo a decorrer e inclui uma análise gráfica em tempo real com sistema de cores das zonas por onde a bola anda, ou quais os melhores jogadores em ação.
  • Update – para quem quer-se manter atento aos resultados de outros jogos, é neste tabulador que terá toda a atualização em tempo real.

No que toca a visualização dos jogos, existem 7 câmaras disponíveis, e parametrizáveis em altura e zoom, mas existe ainda uma novidade que é a possibilidade de seguir a performance em tempo real de um só jogador.

Quanto ao motor gráfico do jogo .. Convido-vos a ver o vídeo mais abaixo, na secção “Match Engine”.

Match Engine

Exit mobile version