Parece ser uma brincadeira, mas não é. Aliás, é bem verdade. Bee Simulator será um jogo e muito sinceramente acredito que até se pode vir a revelar bastante interessante.
Tudo depende da forma como os estúdios da Varsav Game Studios conseguirem reproduzir a vida destes simpáticos (às vezes) insetos.
Tal como o nome indica, Bee Simulator é um jogo no qual o jogador é uma abelha. À primeira vista, acredito que talvez seja uma ideia um pouco absurda, mas, pensando um pouco melhor na ideia a que o jogo se propõe, até que se podem encontrar alguns pontos interessantes que, a serem bem implementados pela Varsav, podem fazer dele um título bastante bom.
O conceito será o de fazer do jogador um membro ativo de uma colmeia, tomando assim um papel principal no seu funcionamento. Pelo que dá para ver no trailer agora revelado, a nossa abelha vai ter mesmo de trabalhar afincadamente para manter a sua colmeia a salvo. Isto passará por um sistema de quests e missões que o jogador terá de completar.
Na Natureza, as abelhas são umas autênticas exploradoras e colonizadores de territórios novos e será curioso perceber qual a dimensão da liberdade que a Varsav irá permitir em Bee Simulator. Pelo trailer revelado podemos ver um lago, um riacho, um jardim de pic-nics… uma grande variedade de ambientes distintos e que podem criar aventuras completamente diferentes.
Segundo os estúdios, será possível interagir com os cenários e com os elementos que nele existem, o que poderá incluir… os seres humanos. Será que dará também para os picar?
O jogo terá três modos distintos:
- Modo História no qual somos um membro de uma colmeia em perigo e que temos de evitar a sua destruição pelos Humanos.
- Modo Exploração que permite uma aventura de simples exploração, num cenário baseado no Central Park em New York
- Modo Split-screen que tanto pode ser cooperativo como competitivo, e que trará um novo mapa disponível apenas para este modo.
A música, composta por Mikołaj Stroiński, responsável pela banda sonora por detrás de The Witcher 3 também terá um papel importante no jogo, acrescentando-lhe um cariz mais melancólico.
Uma palavra final para o fato de em Bee Simulator, não existir nenhum tipo de violência, fazendo dele um título mesmo para toda a família. No máximo o que existe é uma mecânica de confrontos com outros insetos, mas que não terão nenhuma violência mais agressiva.
Estou com fortes expetativas acerca deste jogo e tudo o que vimos até agora aponta no sentido de que se pode vir a tratar efetivamente de um boa surpresa quando for lançado para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch e ainda sem data de lançamento prevista.